Logo Logo Logo Logo Logo

Mudança de era na Comunicação

Divulgação

Flávio Resende: "Coaching tem despontado como valiosa ferramenta"

O mercado de comunicação corporativa nunca mudou tanto; e em tão pouco tempo. Aliás, na maior parte das áreas, sobretudo as ligadas à tecnologia e à informação, esta é uma realidade com a qual quem não aprender a lidar, simplesmente, estará fora.

Com a pressão gerada pela crise e pela instabilidade nas organizações, a expectativa em torno de nós, profissionais de Comunicação e agências, é cada vez maior.

É certo que em momentos de turbulência, seja no mercado ou na vida pessoal, que crescemos. Mas a velocidade com que o mundo tem mudado (e exigido de nós mudanças pragmáticas e substanciais) é assustadora. Estaríamos vivendo numa Era de Mudanças ou numa Mudança de Era? Arrisco na segunda opção por acreditar que os paradigmas são mais estruturais. É uma nova forma de lidar com a vida, um novo ritmo, um novo olhar. É a desconstrução de uma perspectiva que trabalhamos anos para entender. E que simplesmente se reconstrói a partir de outras premissas, objetivos e valores.

Ávidos por resultados no menor espaço de tempo possível, o mercado segue no seu curso. E acompanhe quem quiser e estiver disposto a - bingo!!!!! - mudar; e mudar novamente, quantas vezes forem necessárias.

Outro desafio é o processo de construção da imagem das organizações, também cada vez mais complexo, ao passo que a vulnerabilidade das marcas, sobretudo com as redes sociais, tornou-se algo mais próximo e factível.

E o que fazer com tudo isso? Não há outro caminho senão se reinventar, como empresas prestadoras de serviço, como profissionais e, principalmente, como pessoas.

Em Brasília, com parte de sua vida gravitando em torno da política, não é de se estranhar que o mercado está em parafuso, frente às influências negativas do momento político-econômico pelo qual passa o país.

Mas como tudo na vida, há aprendizados impagáveis. Percebo que o Coaching tem despontado como uma importante ferramenta a ser associada à inteligência das estratégias de Comunicação e de Marketing. E que pensar estas estratégias criativas e inovadoras, com a visão sistêmica da comunicação, nos faz necessários e importantes no processo de reencontrar um jeito de voltar a caminhar, com mais regozijo e fluidez.

Autor: 12