FSB Comunicação



Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

Contexto

O câncer da pele é considerado o de maior incidência no Brasil e no mundo. Silencioso, é um tipo de câncer que raramente causa sintomas incômodos, até as lesões se tornarem muito grandes. Por esta razão, objetivando conscientizar a população sobre a doença, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza diversas ações no mês de dezembro, considerado o mês de combate ao câncer da pele. O #DezembroLaranja já é realidade e mobiliza milhares de pessoas em todo país, que apoiam o movimento, vestem roupas com a cor laranja e compartilham o conteúdo da campanha nas redes sociais.

Em 2015, a FSB desenvolveu campanha para ser amplamente divulgada nas redes sociais, no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pelo Hotsite Controle o Sol, que conta com uma calculadora de risco de câncer da pele, além de dicas de medidas fotoprotetoras e informações sobre o tratamento, prevenção e combate à doença. Além disso, foi feito trabalho de divulgação com artistas e grande monumentos espalhados pelo Brasil, que prontamente aderiram à campanha e se vestiram de laranja.

Cenário

No ano de 2015, dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) apontaram uma estimativa de 176 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, no ano 2030, existirá 27 milhões de casos novos de câncer, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer. O maior efeito desse aumento incidirá em países em desenvolvimento. No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das do aparelho circulatório.

Além do #DezembroLaranja, o Dia Nacional de Combate ao câncer da pele, ou Dia C, também em 2015, contou com a participação de três mil dermatologias voluntários, atendendo cerca de 20 mil pessoas.

Objetivos

Para combater e prevenir o câncer da pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) traz um belo histórico de luta em prol dos interesses da Saúde e do bem estar da população brasileira, sempre voltada para ações expressivas que façam com que todos se engajem nesta luta, sem qualquer distinção. Fazer com que a população se conscientize e se previna torna-se a questão principal das campanhas e causas da SBD.

Desafios

 Ações

Iluminação de pontos turísticos e monumentos

Para reforçar ainda mais a importância do #Dezembro Laranja, principais monumentos como o Congresso Nacional, o Cristo Redentor e o Bondinho do Pão de Açúcar ficaram na cor laranja, mostrando apoio à causa.

“Seja Humano com a sua pele”

A artista londrina Emma Fay pintou corpos de contorcionistas que fizeram intervenções culturais no Parque do Ibirapuera (SP) e Praia de Ipanema (RJ). A ação “Seja humano com a sua pele” chamou a atenção da população para a importância de se expor ao sol de maneira controlada e com responsabilidade.

Conquista de grandes patrocínios

O #DezembroLaranja foi apoiado e patrocinado pelas marcas La Roche Posay, Cichy, Auéne, Roc, Eurecin, Episol, e Sunmax.

Parceria com o Cruzeiro Futebol Clube

Time com oito milhões de torcedores no país chegou ao Mineirão no dia 29 de novembro vestidos de laranja, apoiando a causa. Ainda atingiram milhares de torcedores via redes sociais com cards, vídeos, posts e fotos.

Parceria com Multiplan 

O #DezembroLaranja movimentou quatro shopping do Brasil do Grupo Multiplan durante dois finais de semana de dezembro. Nos dias 05 e 06/12, o Barra Shopping, no Rio de Janeiro, Parque Shopping Barigui, em Curitiba, o Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, e o Shopping Anália Franco, em São Paulo receberam cerca de oito mil visitantes, que foram alertados quanto aos riscos da doença, ouvindo informações preventivas e tirando fotos “controlando o sol” em totens fotográficos. Outros shoppings do grupo também aderiram à campanha. No dia 12/12 foi a vez do Morumbi Shopping, em São Paulo, Park Shopping, no Rio de Janeiro, Pátio Savassi, em Belo Horizonte e Park Shopping, em Brasília.

Artistas e Parceiros

Mais de cem artistas aderiram ao movimento e vestiram a camisa da campanha como Ana Furtado, Annita, Fernanda Abreu, Lenine, Yasmin Brunet, Fiorella Matheis, Emanuelle Araújo, Luan Santana, Sorriso Maroto, Thiaguinho, Nego do Borel, Emerson Fittipaldi, entre outros.

Além dos artistas, a campanha teve parceiros como a Gol, que publicou anúncio de uma página em sua revista, que rendeu citação da campanha na matéria especial de verão. A Bodytech também postou em sua página do Facebook um card sobre o #DezembroLaranja. A Rede Kinoplex passou em 13 cinemas do Brasil um vídeo de apoio a campanha. Ação ficou no ar de 3 a 23 de dezembro.

Em parceria com a Fetranspor, foram distribuídos mais de dez mil kts com folders educativos e fitinhas da campanha, além de seis mil amostras de protetos solar nos terminais da Central do Brasil, Alvorada, Praça General Osório e Madureira. Na parte digital, foi postado card na página da RioÔnibus com mais de 16 mil perfis alcançados.

Internet e Redes Sociais

Até o dia 11 de janeiro de 2016, o hotsite “Controle o Sol” contabilizou mais de 37 mil acessos. Também foi possível mudar a foto de perfil do Facebook e do Twitter por meio de um aplicativo criado para a campanha. O Facebook da SBD conquistou 3,5 mil fãs. O conteúdo teve mais de 79 milhões de visualizações.

A SBD ainda criou um concurso fotográfico (Instamission) #Controleosol, incentivando as pessoas para postar fotos no Instagran “controlando o sol”. Os renomados fotógrados Ella Durst, Bob Wolfenson e Marcos Magaldi escolheram as melhores fotos selecionadas para voto popular. Ao todo, 94 pessoas participaram do concurso e as fotos mais curtidas apareceram no Facebook da SBD. O grande vencedor foi Alex Cimini.

Resultados

O #DezembroLaranja de 2015 alcançou números expressivos nas redes sociais e imprensa: 195 milhões de pessoas foram impactadas, 1.232 matérias publicadas, contabilizando 12 milhões de leitores. Apenas no Facebook, o conteúdo da campanha foi visto mais de 79 milhões de vezes.

Todo o trabalho foi potencializado pela FSB Comunicação por meio de notas, artigos, releases e encontros de relacionamento, gerando matérias espontâneas e engajamento.

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