Logo Logo Logo Logo Logo

Agências de Comunicação chegam ao seu primeiro bilhão de dólares e aos 20 mil empregos diretos

Revelação é da edição 2024 do Anuário da Comunicação Corporativa, que será lançada nesta quarta-feira (15/05), em sua versão digital

Divulgação

Versão digital da edição 2024 do Anuário da Comunicação Corporativa será lançado nesta quarta-feira (15), no programa Comunicação S/A, da Mega Brasil, a partir das 14h

Será lançada nesta quarta-feira (15/05), no programa Comunicação S/A, ancorado por Marco Rossi, da Mega Brasil, a partir das 14h, a versão digital do Anuário da Comunicação Corporativa, com 354 páginas e o apoio de perto de 80 organizações. E com ela, o mercado celebra um feito histórico: pela primeira vez na história o segmento das Agências de Comunicação atingiu o faturamento anual de 1 bilhão de dólares. Em reais, as receitas de 2023 superaram os R$ 5,1 bilhões, com um crescimento nominal de 4,45% sobre 2022, ficando com um desempenho ligeiramente abaixo da inflação oficial medida pelo IPCA, que foi, no período, de 4,62%.

Outro feito do setor se deu na empregabilidade: as agências fecharam 2023 com praticamente 20 mil colaboradores diretos, atingindo também aí um patamar inédito na história da atividade.

Apoiada institucionalmente por Aberje e Abracom, entidades que, inclusive, assinam os editoriais ao lado dos editores, a publicação reúne oito reportagens especiais:

 

. Emergência socioambiental • COP30 já começou

. Diversidade racial • O caminho é longo

. Olhar comunitário • O ‘S’ do ESG

. Fairplay em baixa • As concorrências multiplicam-se e desafiam o bom senso

. Imprensa e RP • Bora lá fazer essa pauta?

. Convergências e divergências • Relações públicas e marketing digital: unir para conquistar

. A força do engajamento • Diz-me quem segues e eu te direi quem és

. Desembarque programado • Expatriado sem romantismo

 

A reportagens foram assinadas por Carlos Henrique Carvalho, Cristina Vaz de Carvalho, Fernando Soares, Lena Miessva, Martha Funke, Maysa Penna, Renato Acciarto e Rosenildo Ferreira. Adriana Teixeira, Editora-Executiva, completa o time de profissionais convidados, que atuaram ao lado dos Diretores da Mega Brasil, Célia Radzvilaviez, Eduardo Ribeiro e Marco Rossi.

 

Ranking das Agências – quatro grupos superam os nove dígitos

O Ranking das Agências de Comunicação contou com a participação de 124 agências – 54 delas no segmento das Grandes e Médias e 70, no das Agências-Butique. Quatro grupos, a exemplo do ano anterior, superaram a marca dos R$ 100 milhões de faturamento, sendo que a agência líder pela primeira vez na história rompe o patamar dos R$ 500 milhões de receita.

 

Assessoria de Imprensa continua o carro-chefe da atividade

Contando com a participação de 211 agências, a Pesquisa Mega Brasil, coordenada pelo Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, sob a supervisão do Diretor Maurício Bandeira, traz novamente uma série de indicadores setoriais que contribuem para jogar luzes na atividade da Comunicação Corporativa brasileira. Entre os produtos mais comercializados pelas agências no mercado, o mais antigo, “Relacionamento com a mídia”, contou com 77,7% de citações. Curiosamente ele convive com um dos mais novos, “Gestão de redes sociais”, que foi o segundo, citado por 45% das agências. Corrobora esse resultado a indicação das três principais áreas em que foram feitas inovações em 2023: “Redes Sociais”, “Mídias So­ciais” (54,9%), “Produção de Conteúdo” (52,5%) e “Mídia Digital”, “Marketing Digital” (48,8%).

 

Sobre os colaboradores: presença dos negros ainda não chega a 30%

As mulheres mantêm participação amplamente majoritária na composição da força de trabalho das agências no País, com o índice de 71,5% do total de empregados nelas. Na segmentação por raça/etnia, mulheres brancas predominam, com 50% de participação, seguidas por homens brancos, com 21,3%. Menos de 30% das vagas de traba­lho no setor são ocupadas por pessoas pretas ou pardas, que são maioria na população brasileira.

Jornalismo é a formação predominante entre os profissionais atuantes nas agências de comu­nicação corporativa, com 45,3% dos funcionários, sendo este, porém, o menor índice relativo já detectado na série histórica. Relações Públicas, com 11,2%, e Publicitários/Marketing, com 10,5%, são as duas formações que vêm a seguir.

 

Inteligência Artificial chega quase como um tsunami no setor

Com apenas um ano de intervalo, a presença da Inteligência Artificial (IA) explodiu no segmento das agências de comunicação e o Anuário retrata de forma excepcional essa transformação, seja na Pesquisa com os indicadores, onde o tema já se mostra como um dos mais influentes na operação do dia-a-dia e no planejamento das agências, seja nos depoimentos e entrevistas, que acentuam a preocupação e os investimentos que já foram e continuarão a ser realizados com vistas a aprimorar, agilizar e melhorar a produtividade dessa cadeia produtiva.

Para se ter uma ideia, dentre as tendências tecnológicas e/ou de ne­gócios mais influentes no setor, a IA liderou a Pesquisa, com 73,9% de citações entre os entrevistados. As outras três indicações mais citadas foram “Marketing de influência/Uso de redes sociais”, com 36%; “ESG/Pautas de sustentabilidade”, com 28,9%; e “BI/Análise de dados/Analytics/Big Data”, com 25,1%. Esses re­sultados apontam para um setor que se mantém atualizado e participando do desenvolvimento de novíssimas tecnologias.

Confirmando essa perspectiva, 69% das agências pesquisadas indicaram ter feito uso de Inteligência Artificial nos seus processos de traba­lho no período. A área de “Produção de conteú­do” é a que mais demandou essa utilização: 77,9%. As outras áreas indicadas foram “Relatórios”, com 42,8%; “Produção audiovisual”, 32,4%; e “Pesquisas sobre consumidores”, 20,7%.

 

Vem aí também a edição impressa

Está marcado para o dia 30 de maio o lançamento da edição impressa do Anuário da Comunicação Corporativa, em tiragem limitada, que poderá ser adquirida e retirada na Mega Brasil pelo valor de R$ 120. No caso de envio, o custo de postagem será de R$ 25,00. Informações com Bruna Valim (brunavalim@megabrasil.com.br) ou Clara Francisco (clarafrancisco@megabrasil.com.br).

Aqui o link para a versão digital, aberta e gratuita. Para consumir sem moderação.