Logo Logo Logo Logo Logo

Comunicação dos empregados nas empresas: risco ou oportunidade?

Abrindo a 14ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados tivemos uma palestra comandada por Viviane Mansi (foto), Diretora de Relações Corporativas da Diageo, que falou sobre como as empresas enxergam a comunicação de seus empregados. O Seminário acontece no Hotel Travell In Paulista Wall Street, em São Paulo

Divulgação

Viviane Mansi, Diretora de Relações Corporativas da Diageo, abriu a 14ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados

A pandemia de Covid-19 provocou um expressivo avanço na chamada sociedade digital, sobretudo por despertar, em cada um de nós, a capacidade de estabelecer canais e relacionamentos por meios digitais, gerar influência e visibilidade no posicionamento de ideias e, principalmente, potencializar o direito e o poder de voz individual de influenciar o coletivo.

Tal realidade, quando aplicada no ambiente de trabalho, passa a exigir das organizações novas estratégias e protocolos para lidar com esses agentes de influência, que representam toda uma coletividade. Em outras palavras, trata-se de como tirar melhor proveito dessa capacidade de influência em nome da manutenção e da preservação reputacional de uma marca.

Sem dúvida, estamos diante de um cenário mais sensível, e é exatamente este cenário que está sendo explorado na 14ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados. Tendo como tema central “Novos atores em cena. Como os empregados estão influenciando a Comunicação dentro e fora das organizações”, o evento conta com a presença de nomes de peso de renomadas empresas do mercado nas palestras que estão distribuídas em três grandes painéis ao longo do dia de hoje.

E abrindo o Seminário, tivemos uma palestra comandada pela executiva Viviane Mansi, ex-Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota e atual Diretora de Relações Corporativas da Diageo, e considerada uma unanimidade do setor da Comunicação. Com conhecida e respeitada carreira no mercado e na academia, Viviane consolidou sua trajetória de mais de 20 anos em Comunicação Corporativa ao se tornar a primeira mulher a integrar o board de uma montadora de veículos global, onde permaneceu por cinco anos.

A executiva deu o pontapé inicial no evento abordando a relação dos empregados em uma organização, que nunca é apenas isso. Pelo contrário, uma vez que também somos cidadãos do mundo, participamos de grupos de debate com nossos temas de interesse, portanto, nós temos muitas oportunidades de conversar sobre assuntos que incluem – e não se limitam – à nossa empresa. Com isso, abrem-se portas para diversas perspectivas, que incluem proteger, zelar e fortalecer nossa reputação.

Se a gente fala de reputação, a gente não está falando nada diferente do que criar uma poupança de confiança”, afirma Viviane.

Para a executiva, um dos princípios fundamentais para que se construa uma boa reputação é uma boa relação de confiança, afinal, as pessoas precisam sentir que elas podem falar sobre o ambiente de trabalho. Conhecer o local onde se trabalha e se sentir acolhido, ajuda a saber falar sobre o ambiente de trabalho.

E isso se dá, justamente, por meio de uma boa comunicação. Pensando que as pessoas que trabalham conosco podem ser nosso porta-voz, eles só serão bons porta-vozes de fato se eles conhecerem o trabalho.

Contudo, será que a gente está permitindo que as pessoas sejam elas mesmas no ambiente de trabalho? Às vezes não. Por isso, a cultura organizacional muitas vezes precisa ser revista. Uma cultura organizacional bem construída e em consonância com todos os colaboradores de uma empresa faz com que a Comunicação funcione bem e, consequentemente, crie-se uma relação de confiança que gera reputação favorável para a organização.

A empresa é uma só. Portanto, a Comunicação não pode ser isolada, ela precisa estar em relação com todas as outras áreas. Ela precisa engajar as pessoas para que elas possam gastar toda essa energia que elas têm”, comenta Viviane.

A executiva finalizou a sua participação no Seminário afirmando que, hoje, a nossa cultura mudou muito. A forma como fazemos Comunicação mudou muito e, por conta disso, é preciso rever diversos comportamentos, mas, principalmente, abrir espaço para que os colaboradores se expressem e se sintam livres para que façam isso.

Cultura se constrói no contato. Empatia e Diversidade fazem parte de uma boa cultura organizacional. As relações humanas antecedem a comunicação, até porque, a forma como a gente se comunica com as pessoas, depende do tipo de relação que temos com cada uma delas. Nós precisamos entregar coisas boas que vão além da nossa geração e sirvam de inspiração para o futuro”, finaliza Viviane.

A 14ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados acontece hoje, 23 de maio, no Hotel Travel Inn Paulista Wall Street, em São Paulo. Para mais informações sobre o evento, programação, palestrantes e inscrições, acesse o site.