Divulgação
Da esq. para a dir.: Carime Kanbour, Gerente de Comunicação, Reputação e Relações Institucionais da Klabin; Leandro de Freitas, Diretor de Comunicação Corporativa da Vivo; Carol Prado, Head de Comunicação da Intel para a América Latina e Elizeo Karkoski, Diretor Executivo da P3K e mediador do primeiro painel do 14º Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados
A pandemia de Covid-19 impulsionou uma significativa transformação na sociedade digital, ao despertar em cada indivíduo a habilidade de estabelecer conexões e relacionamentos por meio de plataformas digitais. Isso resultou na ampliação da capacidade de gerar influência e visibilidade no compartilhamento de ideias, além de potencializar o direito e o poder de expressar individualmente opiniões que impactam o coletivo.
Nesse contexto, as organizações enfrentam o desafio de desenvolver novas estratégias e protocolos para lidar com esses agentes de influência, que representam toda uma comunidade. O foco está em explorar essa capacidade de influência em prol da manutenção e preservação da reputação da marca, adaptando-se a um ambiente de trabalho cada vez mais dominado pela comunicação digital.
Diante desse cenário sensível, o 14º Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados abordou essas questões centrais sob o tema "Novos atores em cena: Como os empregados estão influenciando a Comunicação dentro e fora das organizações". O evento reuniu profissionais de destaque de empresas renomadas, que compartilharam insights valiosos em palestras distribuídas ao longo do dia em três grandes painéis. A mediação do painel esteve a cargo de Elizeo Karkoski, Diretor-Executivo da P3K.
E no primeiro painel, Carol Prado, Head de Comunicação da Intel para a América Latina, esteve presente representando a Intel, multinacional americana desenvolvedora de tecnologias de processo. A executiva falou sobre o mais novo programa global de embaixadores da cultura da empresa, o “Cultural Influencers”. Por meio de uma visão revolucionária da cultura organizacional, a Intel selecionou colaboradores de todos os setores, níveis hierárquicos, gêneros e etnias para se tornarem embaixadores da cultura.
“Só o time de comunicação insistindo, divulgando, não funciona. As pessoas já têm as demandas delas. Então é muito importante ter esses ‘influencers’ dentro dos setores e grupos para incentivar os times a participarem e trazerem as pessoas para perto”, disse Carol. “Nós queremos que as pessoas sejam a voz da nossa organização”, concluiu.
Em seguida, tivemos a participação da Klabin, empresa com mais de 120 anos, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis de papel do Brasil. Carime Kanbour, Gerente de Comunicação, Reputação e Relações Institucionais da Klabin falou sobre a importância das estratégias de comunicação interna e “O poder da comunicação integrada no posicionamento de marca”, tema de sua apresentação.
Kanbour ressaltou que a comunicação integrada desempenha um papel fundamental no posicionamento de marca, estabelecendo conexões sólidas e significativas com o público-alvo. Ao reconhecer que cada indivíduo possui o potencial de ser um influenciador, as empresas investem na criação de estratégias que engajem não apenas clientes, mas também colaboradores. “As pessoas são 100%, nós precisamos valorizar o que elas são fora da empresa, dentro também”, afirmou a profissional.
E fechando o primeiro painel, Leandro de Freitas, Diretor de Comunicação Corporativa da Vivo, falou sobre a comunicação de pessoas para pessoas que acontece na empresa por meio dos “Vivo Creators”, seus influenciadores internos.
O programa “Vivo Creators” é diverso e plural, formado por profissionais de diferentes cargos, áreas e regiões, que participam da iniciativa de modo voluntário. Em formato de game, a partir do momento em que eles recebem uma atividade da área de Comunicação Corporativa da Vivo, eles têm total autonomia para construir conteúdos do jeito deles e postar na rede social corporativa. Dessa forma, o engajamento se dá de maneira natural, uma vez que o conteúdo é mais espontâneo, horizontal e possui representatividade de vários setores da empresa e diversas tribos. São pessoas falando com pessoas.
“Nós damos muita liberdade para os creators. Nós queremos mostrar, dentro do programa, a diversidade e a inclusão que nós queremos ver na sociedade e dentro da nossa empresa”, afirmou o Diretor. “E quando nós temos um programa assim, nós precisamos estar alinhados com o propósito da companhia, por isso é importante que os colaboradores se sintam pertencentes”, concluiu.
A 14ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados acontece hoje, 23 de maio, no Hotel Travel Inn Paulista Wall Street, em São Paulo. Para mais informações sobre o evento, programação, palestrantes e inscrições, acesse o site.