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Da esq. para dir.: Kalil Blanco (Trama Reputale), Renata Nascimento (Volkswagen), Nêmora Reche (Syngenta) e Nelson Silveira na 14ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados
Seguindo com os trabalhos da 14ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados, que neste ano tem como tema central “Novos atores em cena. Como os empregados estão influenciando a Comunicação dentro e fora das organizações”, tivemos a apresentação do segundo painel do dia, o qual contou com as participações de profissionais das empresas Volkswagen, Syngenta e Trama Reputale, e mediação do executivo Nelson Silveira, Consultor de Comunicação Corporativa.
Abrindo o Painel 2 do evento, Renata Nascimento, Gerente de Comunicação Interna e Conteúdo da Volkswagen no Brasil, falou sobre os 70 anos de história da montadora de veículos alemã no País e as ações de comunicação criadas para a celebração da data.
Completar 70 anos não é para qualquer um, mas a Volkswagen conseguiu esse feito em 2023. E a celebração dessa data foi realizada em diversas frentes, as quais foram lideradas pelas áreas de Comunicação e Marketing da companhia, e envolveu colaboradores, clientes, jornalistas, concessionários e fãs da marca.
Indo muito além de uma simples celebração tradicional, o desafio estava em criar uma identificação genuína com os públicos, que incentivasse a participação das pessoas nos eventos e nas ações de comunicação. O resultado, foi a linha narrativa “Volkswagen 70 anos: você dirige a nossa história”, que relembra momentos e ícones da indústria automotiva que fizeram – e fazem – parte da vida dos brasileiros, como o “Fusca”, “Kombi”, “Gol”, “Brasília”, entre outros.
A celebração foi dividida em três grandes momentos e, ao final, obteve 95% de aprovação por parte dos funcionários.
“A ideia era, por meio de uma pesquisa com todos os colaboradores da VW, tirarmos ideias para a campanha de 70 anos da empresa, a qual contaria as histórias dos colaboradores”, conta Renata.
Todos foram fundamentais para a estratégia bem sucedida das ações em comemoração aos 70 anos – do envolvimento nos eventos até o compartilhamento de conteúdo das campanhas e engajamento nas redes sociais digitais.
“A gente não poderia pensar em uma campanha que não envolvesse os nossos colaboradores porque eles são parte da nossa história e sem eles, não poderíamos caminhar para o futuro”, conclui Renata.
Em seguida, o microfone foi passado para Nêmora Reche, Diretora de Comunicação Corporativa da Syngenta Proteção de Cultivos na América Latina, que abordou o processo de humanização da Comunicação Interna na companhia, uma vez que, para a empresa, trata-se mais do que apenas um conjunto de mensagens enviadas de cima para baixo.
Com uma estratégia centrada nos colaboradores – onde eles são os protagonistas das narrativas que moldam o negócio – cada funcionário é convidado a compartilhar sua perspectiva única e suas experiências sobre o que há de mais inovador acontecendo na empresa.
“No início deste ano, a Syngenta começou uma nova fase na sua comunicação, justamente pensando na questão de que, hoje, as pessoas estão muito mais engajadas e preparadas para produzirem conteúdos”, comenta Nêmora.
Tal humanização da Comunicação Interna, além de aproximar os funcionários da Syngenta, também os torna embaixadores entusiasmados da marca, capazes de inspirar e engajar seus pares em todas as áreas de atuação da empresa.
“Assim, a história da empresa é contada não apenas para os funcionários, mas também por eles, refletindo a verdadeira essência e diversidade da comunidade que impulsiona a inovação e o crescimento em todos os aspectos do negócio”, finaliza Nêmora.
E fechando as apresentações deste segundo painel, Kalil Blanco, Gerente de Comunicação Integrada da Trama Comunicação, que falou sobre a aplicação, as descobertas e os desdobramentos de sua metodologia de pesquisa própria – o “Radar Employer Branding” – na empresa BP Bunge.
Em 2023, a BP Bunge, joint venture formada pela bp e a Bunge líder no mercado de etanol, açúcar, e bioeletricidade de baixo carbono no mercado brasileiro, trouxe para o Grupo Trama Reputale o desafio de avaliar a maturidade de sua Marca Empregadora, gerando indicadores cuja evolução pudesse ser acompanhada periodicamente. Após aceitar o desafio, o Grupo Trama aplicou uma pesquisa que tinha como base uma metodologia própria da agência – o “Radar Employer Branding” – que avaliou a percepção dos colaboradores a respeito de cinco valores essenciais que tornam uma marca atrativa para o empregado: Valor Social; Valor de Interesse; Valor de Desenvolvimento; Valor de Aplicação; e Valor Econômico. Também foi avaliada a percepção dos colaboradores com relação a três pontos de contato com a marca: Atração/Acolhimento; Comprometimento; e Desligamento.
Feito o cruzamento dos dados, foi possível posicionar a BP Bunge como uma “Marca Empregadora em Transformação”. Em outras palavras, a companhia ainda precisa adequar alguns processos de Recursos Humanos e dar visibilidade comunicacional para o que já existe.
“Mudar todos esses aspectos e dimensões está sendo um grande desafio, mas que só é possível graças a um trabalho integrado com a área de Recursos Humanos”, concluiu Kalil.
A 14ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados acontece hoje, 23 de maio, no Hotel Travel Inn Paulista Wall Street, em São Paulo. Para mais informações sobre o evento, programação, palestrantes e inscrições, acesse o site.