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Da esq. para a dir.: Fabricio Costa, Gerente Sênior de Comunicação e Responsabilidade Social na AstraZeneca Brasil; Talita Mendonça, Especialista de Comunicação Interna na MAPFRE; Daniela Bittencourt, Gerente Sênior de Comunicação da Unico e Renato Acciarto, consultor empresarial de comunicação corporativa e relações institucionais e mediador do terceiro painel do Seminário.
A pandemia de Covid-19 provocou uma marcante revolução na sociedade digital, despertando em cada pessoa a capacidade de construir conexões e laços por meio das plataformas online. Esse fenômeno ampliou a capacidade de exercer influência e alcançar visibilidade ao compartilhar ideias, fortalecendo também o direito e a capacidade de expressar opiniões pessoais que ecoam no coletivo.
Nesse contexto, as empresas se veem diante do desafio de criar novas estratégias e procedimentos para lidar com esses agentes de influência, que representam toda uma comunidade. O foco está em aproveitar essa capacidade de influência para proteger e promover a reputação da marca, adaptando-se a um ambiente de trabalho cada vez mais permeado pela comunicação digital.
Diante dessa realidade delicada, o 14º Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados abordará essas questões fundamentais sob o tema "Novos atores em cena. Como os empregados estão influenciando a comunicação dentro e fora das organizações". O evento reuniu líderes de destaque de empresas reconhecidas, compartilhando insights valiosos em palestras distribuídas ao longo do dia.
O terceiro painel foi iniciado por uma breve apresentação sobre o tema pelo mediador, Renato Acciarto, consultor empresarial de comunicação corporativa e relações institucionais.
Fabrício Costa, Gerente Sênior de Comunicação e Responsabilidade Social na AstraZeneca Brasil, logo em seguida, abordou a extinta distinção entre comunicação interna e externa. Desde as conversas entre colegas de trabalho até a presença nas redes sociais, as empresas estão imersas em um processo de comunicação ininterrupto. Esse fenômeno reflete a interconectividade característica do mundo contemporâneo, onde as fronteiras entre o público e o privado, o interno e o externo, tornaram-se cada vez mais fluidas.
“Transparência e ética são os principais pilares de uma comunicação efetiva”, afirma o Gerente. Ele ainda diz que na AstraZeneca Brasil, processos de comunicação foram questionados a fim de tornar os processos mais horizontais, além de reforçarem suas lideranças. “Há 3 anos nós começamos um processo de empoderamento dos líderes, para que eles possam desenvolver sua comunicação de forma eficaz e ética”, concluiu.
Dando continuidade, Talita Mendonça, Especialista de Comunicação Interna na MAPFRE, apresentou o case da empresa, “Histórias do Nosso Brasil”, uma websérie que narra o dia-a-dia da companhia com atuação nacional, que valoriza as diferenças regionais e, por conta disso, desenvolveu um projeto que dá voz a funcionários e corretores de Norte a Sul do País, cada um com seu sotaque e jeito de fazer negócios. Para a empresa, os relacionamentos são fundamentais para o sucesso no mercado de seguros, assim como a diversidade da equipe, que enriquece o ambiente de trabalho por meio da inovação e criatividade.
A série foi idealizada para homenagear os colaboradores da rede comercial e mostrar que, acima de tudo, todos se orgulham de vestir a mesma camisa. “A nossa rede comercial é muito importante para nós e nós queríamos aproximar todo mundo. E daí veio a ideia da websérie, não queríamos contar a história de ninguém, a gente queria que eles contassem as próprias histórias”, disse a Especialista.
Para finalizar a palestra, Daniela Bittencourt, Gerente Sênior de Comunicação da Unico, falou sobre a praticidade e importância do uso de meios de comunicação complementares, levando em conta o cenário atual de rápidas mudanças. Sua comunicação com os colaboradores, realizada por meio do Unicoverso, um ecossistema online, desempenha um papel crucial na construção da cultura organizacional e no alinhamento com os objetivos de negócio.
Ao adotar essa estratégia, empresas e criadores culturais têm a oportunidade de alcançar uma audiência mais ampla e diversificada. Através da criação de conteúdos consistentes e relevantes em diferentes plataformas, é possível engajar o público de maneira mais profunda, proporcionando experiências imersivas e interativas que ultrapassam os limites tradicionais. “Dentro do Universo, tem todos nossos canais e rituais de comunicação. Mesclando abordagens síncronas e assíncronas, sempre com uma linguagem clara e fácil”, afirmou Daniela.
A 14ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados acontece hoje, 23 de maio, no Hotel Travel Inn Paulista Wall Street, em São Paulo. Para mais informações sobre o evento, programação, palestrantes e inscrições, acesse o site.