O feedback se tornou uma ferramenta crucial para o crescimento das organizações. Além de promover a transparência, a cooperação e o desenvolvimento contínuo dos colaboradores, esse processo comunicacional também contribui diretamente para o sucesso e a eficiência dos processos internos da empresa.
Uma pesquisa realizada pelo ThoughExchange mostrou que 79% dos entrevistados valorizam um gestor que se preocupa tanto com seu desenvolvimento pessoal quanto profissional. Segundo esse levantamento, 43% dos funcionários mais engajados recebem os feedbacks das suas atividades ao menos uma vez na semana.
Apesar de muitas lideranças ainda não serem adeptas à cultura do feedback, é importante lembrarmos que é uma das melhores formas de tornar o clima organizacional mais saudável, no qual as pessoas possam se sentir motivadas a dar o melhor de si e a trabalhar em equipe para alcançar os objetivos comuns. É necessário destacar que esse processo não é como uma via de mão única, e que os líderes e colaboradores estejam abertos a dar e receber feedbacks, para que assim possam utilizá-los como uma oportunidade de crescimento.
Como forma de melhorar os relacionamentos interpessoais nas empresas, é utilizado como ferramenta o retorno com os colaboradores, permitindo que líderes e funcionários se comuniquem de maneira aberta e honesta. Além de contribuir para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, com menos conflitos e maior satisfação.
Mesmo que o retorno não seja sempre positivo, é importante que ele seja oferecido de forma respeitosa e construtiva, a fim de evitar críticas desnecessárias ou ofensivas. Tendo como objetivo ajudar o outro a crescer e se desenvolver ao invés de desmotivá-lo ou desvalorizá-lo.
Uma forma de manter os colaboradores alinhados com os objetivos da empresa e a companhia conectada com as expectativas dos funcionários é praticar o feedback. Essa interação pode comunicar quais os melhores caminhos a serem seguidos e de que maneira podem ser melhorados. O feedback se tornou um grande aliado na motivação e no desenvolvimento dos colaboradores dentro das organizações, essa é uma ótima maneira de mostrar que a empresa acredita neles e quer ajudá-los a alcançar seus objetivos.
Quando recebe feedbacks construtivos, o time pode identificar áreas em que precisa melhorar e desenvolver um plano de ação para trabalhar suas habilidades, fazendo com que a confiança e senso de responsabilidade ajude-os a se sentirem valorizados e apoiados pela empresa. Além disso, os colaboradores podem se sentir motivados e confiantes em seu trabalho, isso aumenta sua satisfação no trabalho e sua lealdade à empresa.
A partir do momento em que a organização mostra sua empatia, colaboração e cuidado com seus profissionais, isso proporciona ao funcionário um ambiente mais saudável e feliz. Os feedbacks têm o poder de transformar a empresa em um local melhor para se trabalhar.
Quando os colaboradores se sentem valorizados e apoiados, eles são propensos a ter uma atitude positiva em relação ao ambiente e aos colegas de trabalho, melhorando o clima organizacional, contribuindo para um ambiente de trabalho mais positivo, onde todos se sentem incentivados a dar o seu melhor.
Esse processo também ajuda a identificar possíveis problemas ou insatisfações dos colaboradores antes que eles se tornem irreparáveis. Dessa forma, é possível tomar medidas para solucionar os problemas e melhorar a experiência do colaborador na empresa, o que também pode contribuir para reduzir o turnover.
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