Logo Logo Logo Logo Logo

Uma parceria Intel(igente) e educativa

Com apoio da Intel, a Khan Academy – organização sem fins lucrativos que oferece educação gratuita para todos – traz para o Brasil o primeiro piloto em larga escala do “Khanmigo”, um tutor de alunos e assistente de professores com Inteligência Artificial (IA). De acordo com a Intel, esta parceria será fundamental para trazer o poder da IA para a educação no País, que, depois dos EUA, é o primeiro a receber o projeto

Divulgação

Para Gisselle Ruiz Lanza, Vice-Presidente da Intel e Diretora-Geral para a América Latina, a parceria entre Intel e Khan Academy será fundamental para trazer o poder da IA para a educação

A Intel acaba de fechar uma parceria com a Khan Academy – uma organização sem fins lucrativos que oferece educação gratuita e de alta qualidade para todos em qualquer lugar do mundo – para trazer para o Brasil o primeiro piloto em larga escala do “Khanmigo”, um tutor de alunos e assistente de professores com Inteligência Artificial (IA), com tecnologia GPT4 e GTP4 Turbo, que ajuda os alunos a aprender por meio do fornecimento de orientação passo a passo, verificação da compreensão e motivação através de um tom amigável e encorajador.

Atuando como um assistente de professores, o “Khanmigo” oferece um suporte inestimável, uma vez que simplifica suas tarefas de preparação e aumenta o envolvimento em sala de aula, permitindo que os profissionais dediquem mais tempo à interação direta com os alunos e ao ensino eficaz. O projeto foi desenvolvido visando a proteção da privacidade e a segurança dos alunos.

O “Khanmigo” faz parte do programa de “Parcerias com Redes” da Khan Academy, o qual busca levar os recursos educacionais comprovados da organização às salas de aula das escolas. Mais de 50 estudos de eficácia constaram que o uso da Khan Academy por meia hora ou mais por semana leva a resultados de aprendizado maiores do que o esperado. Trata-se também da única ferramenta de IA incorporada à biblioteca da instituição, que no Brasil inclui conteúdo alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as disciplinas Matemática, Ciências e Português para o Ensino Fundamental e Médio, e Matemática e Ciências para o Ensino Médio.

Com a parceria, Intel e Khan Academy estão em colaboração para melhorar a experiência de aprendizado, começando pela implementação do “Speech to Text (STT)” em dispositivos locais, criando um STT mais rápido e melhorando a experiência do aluno.

Com o apoio da Intel, a Khan Academy também está conversando com várias redes públicas de grande porte sobre a possibilidade de levar o programa de parcerias – incluindo 10 mil licenças do piloto “Khanmigo” – para seus educadores e alunos. A implementação será conduzida pela Khan e o foco será em Matemática, uma vez que é a disciplina porta de entrada para carreiras em STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Nossa plataforma de aprendizado, aprimorada pela introdução do piloto com o ‘Khanmigo’, pode ser transformadora, ajudando os alunos a desbloquear e realizar seu verdadeiro potencial”, afirma Sidnei Shibata, Diretor-Executivo da Khan Academy. “Somos gratos por trabalhar com a Intel para levar essa tecnologia aos estudantes de todo o Brasil”, complementa.

Para Gisselle Ruiz Lanza, Vice-Presidente da Intel e Diretora-Geral para a América Latina, a parceria entre Intel e Khan Academy será fundamental para trazer o poder da IA para a educação. “O ‘Khanmigo’ usa todo o potencial da IA com fins educacionais, preparando o terreno para o valor agregado dos recursos do AI PC. O Brasil, como primeiro país da América Latina a contar com essa tecnologia inovadora em larga escala, reforça seu papel de liderança para os avanços da Inteligência Artificial do setor na região. E a Intel está contribuindo com esse protagonismo, com foco na democratização da IA”, destaca a executiva.

Vale ressaltar que a Intel, por sua vez, também tem trabalhado para desenvolver a tecnologia que leve o poder transformador da IA generativa para a educação, começando com o lançamento, no final do ano passado, dos PCs com IA, alimentados pelos processadores “Intel Core Ultra”.