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Marília Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo.
O Governo de São Paulo levou uma comitiva de 10 empresas ao Festival de Publicidade de Cannes (Cannes Lions), na França, que ocorre entre 17 e 21 de junho. Esta é a primeira missão empresarial ao Cannes Lions realizada pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado e da InvestSP, agência de promoção de investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O objetivo é incentivar a troca de conhecimentos, promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda no setor audiovisual.
As empresas selecionadas para a missão incluem Brasis, Brunch, Ladybird, Loud+, Trope, Youpix, Asas.br.com, Move Maria, Academia de Filmes e Satélite. A secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton, destacou que a iniciativa é uma oportunidade para as empresas paulistas mostrarem seu trabalho. “Esta é uma oportunidade para as empresas paulistas [...] fazerem conexões com profissionais de algumas das marcas mais valiosas do mundo. Para nós, do Governo de São Paulo, é mais um investimento estratégico no fomento da indústria cultural do Estado”, declarou.
O CreativeSP já esteve presente em Cannes três vezes para o Festival Internacional de Cinema, em 2022, 2023 e 2024, gerando uma intenção de negócios de quase R$ 500 milhões. Como parte da programação do Cannes Lions, a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro), junto com parceiros como a Apex-Brasil, o jornal O Estado de São Paulo, a InvestSP e a Spcine, realizou o evento Warm UP Cannes Lions 2024, reunindo quase 40 empresas paulistas, incluindo as nove selecionadas pelo CreativeSP.
Esta edição do Cannes Lions registra um recorde de inscrições do Brasil, que no ano anterior ficou em segundo lugar com 92 estatuetas. Em 2024, o número de jurados brasileiros aumentou para 24. Julia Saluh, chefe dos escritórios internacionais da InvestSP, ressaltou os esforços para incluir novos segmentos da indústria criativa no CreativeSP. “Sempre soubemos do potencial do Festival de Publicidade de Cannes para gerar negócios para o Estado de São Paulo. Por isso, trabalhamos para ampliar o escopo de nossas missões e incluir, pela primeira vez, empresas de publicidade e propaganda”, disse Saluh.