Paulo Liebert/Divulgação
Carine Roos, fundadora e CEO da Newa.
A terceira edição do estudo "Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho", realizado pela The School of Life em parceria com a Robert Half, revelou que mais de 42% dos 387 colaboradores entrevistados consideram um ambiente tóxico como o principal motivo para pedir demissão. Outros fatores mencionados incluem a falta de reconhecimento (13%), a imposição do modelo 100% presencial (13%), a ausência de um plano de carreira (8%) e a falta de protagonismo (3%). Para enfrentar o desafio de criar ambientes corporativos mais saudáveis e psicologicamente seguros, a Newa, uma consultoria de impacto social, lançou a Newa Academy, uma plataforma por assinatura que oferece recursos exclusivos, aulas, sensibilizações, eventos e treinamentos.
Carine Roos (foto), fundadora e CEO da Newa, destacou a importância de gestores empáticos dentro das companhias. “A ausência de gestores compassivos pode trazer impactos negativos para a visibilidade de companhias, resultados da equipe, demissão em massa e diversos outros fatores. Por isso, garantir a segurança psicológica dos colaboradores é essencial na missão de manter um local de trabalho saudável e produtivo - em momentos como este, com a calamidade que afeta o Rio Grande do Sul, se faz ainda mais necessário pensar no bem-estar psicológico do time como um todo”, conclui.
A Newa Academy é direcionada a organizações comprometidas com a criação de ambientes saudáveis e que buscam educação crítica em Direitos Humanos, Saúde Emocional, Diversidade e Inclusão. A assinatura anual inclui encontros mensais com especialistas, compartilhamento semanal de pesquisas e artigos, acesso a ebooks, masterclasses gravadas e materiais exclusivos, além de uma comunidade para troca de cases e benchmarking. Carine Roos, que também possui um Mestrado em Gênero pela London School of Economics and Political Science (LSE) e Pós-Graduação no programa Cultivando Equilíbrio Emocional (CEB) pelo Santa Barbara Institute for Consciousness Studies, coordena a plataforma. Ela já auxiliou mais de 70 multinacionais, impactando mais de 20 mil pessoas entre colaboradores e gestores.
O objetivo da Newa é trabalhar diretamente com lideranças, profissionais de RH, treinamento, diversidade e inclusão, e sustentabilidade, para promover um estilo de liderança transparente e aberta. Isso visa desenvolver a confiança e colaboração do time, facilitando a superação de desafios coletivos e garantindo uma comunicação clara e eficaz. Participar dessa comunidade pode aumentar a produtividade e o engajamento, transformando positivamente o ambiente corporativo.