Logo Logo Logo Logo Logo

Forjando o futuro

A Gerdau, maior produtora de aço do Brasil, foi novamente destacada no prêmio Melhores do ESG 2024 na categoria Mineração, Metalurgia e Siderurgia, reconhecendo seus esforços em sustentabilidade e impacto social. Sob a liderança de Gustavo Werneck, a empresa tem avançado em iniciativas de baixo carbono e inclusão, consolidando sua posição como referência em responsabilidade ambiental e social.

Divulgação

Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, esteve na edição de 2024 Melhores do ESG, promovido pela revista Exame em parceria com o Ibmec.

A Gerdau, maior produtora de aço do Brasil, foi novamente destacada na categoria Mineração, Metalurgia e Siderurgia na edição de 2024 do prêmio Melhores do ESG, promovido pela revista Exame em parceria com o Ibmec. A cerimônia de premiação ocorreu em São Paulo, e Gustavo Werneck (foto), CEO da Gerdau, afirmou que o reconhecimento é resultado dos esforços dos mais de 30 mil colaboradores da empresa, que se dedicam a desenvolver soluções sustentáveis para a sociedade. "A Gerdau, empresa brasileira com 123 anos, produz aço com baixa emissão de carbono, contribuindo para a construção de um futuro ainda mais sustentável. Buscamos atuar proativamente para criar e desenvolver soluções para os diversos desafios da sociedade, gerando valor para todos os nossos stakeholders", afirma Werneck.

Anualmente, a companhia transforma mais de 11 milhões de toneladas de sucata metálica em novos produtos de aço, com cerca de 71% de sua produção utilizando essa matéria-prima. Essa prática evita a emissão de 1,5 toneladas de gases de efeito estufa por tonelada de aço produzida. Atualmente, a empresa possui uma média de emissão de gases de efeito estufa de 0,86 t de CO₂e por tonelada de aço, bem abaixo da média global de 1,91 t. A meta para 2031 é reduzir essas emissões para 0,82 t de CO₂e por tonelada.

Além do impacto ambiental, a reciclagem de sucata pela organização beneficia mais de 1 milhão de pessoas no Brasil, gerando empregos e renda, e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país. A empresa também se destaca pelo seu programa social "Reforma que Transforma", que visa reformar mais de 13 mil casas vulneráveis no Brasil, beneficiando até agora mais de 4 mil pessoas.

A Gerdau busca ser uma das empresas mais inclusivas do setor industrial, comprometendo-se a ter 30% de mulheres e pessoas negras em posições de liderança até 2025. Suas iniciativas de diversidade, equidade e inclusão refletem seu propósito de empoderar pessoas e promover a ética e o respeito em todas as suas atividades. O prêmio Melhores do ESG, que reconhece empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável, destaca a liderança da Gerdau no setor de ESG.