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Igor Vazzoler, CEO da Progic.
A Biolab, uma das maiores empresas de medicamentos no Brasil, se uniu à Progic, líder em TV Corporativa no país, para modernizar sua comunicação interna. Abandonando os quadros de avisos físicos, a empresa adotou a TV Corporativa, além de manter newsletters, revista impressa e intranet, alcançando mais de 3.800 colaboradores em diversas funções.
Segundo Igor Vazzoler (foto), CEO da Progic, a maior dificuldade da Biolab era entregar uma comunicação engajadora e efetiva para todos os colaboradores, especialmente com um time tão grande e dividido em diferentes áreas. "De acordo com a ABERJE, fazer a comunicação chegar no público operacional é o segundo maior desafio de comunicação interna das empresas brasileiras, e com um time tão grande que se divide em diferentes áreas, a maior dificuldade da Biolab estava justamente em entregar uma comunicação uníssona, engajadora e efetiva, para todos os colaboradores. Visto que o método de usar os quadros físicos não estava sendo eficaz e que, nem todos os setores tinham acesso a intranet, nos juntamos para desenvolver um plano de comunicação completo e acessível para os times", contou o CEO. A solução encontrada foi desenvolver um plano de comunicação completo e acessível, abandonando os quadros físicos e ampliando o alcance da informação.
Para elaborar o projeto, foi realizada uma pesquisa interna que deu voz aos colaboradores, permitindo que contribuíssem na definição da estratégia de comunicação. A pesquisa destacou a necessidade de adequar a comunicação às especificidades de cada unidade e investir em métodos mais orgânicos, como a TV, posicionada em locais estratégicos para impactar os funcionários durante sua rotina.
Com base nos dados coletados, a Progic ajudou a criar a "Biolab TV – esse canal é nosso", um canal de TV Corporativa com mais de 15 editorias temáticas, incluindo depoimentos de colaboradores e portfólio da empresa. Este canal se tornou o principal meio de comunicação para os 19% dos funcionários que não têm acesso ao e-mail corporativo, proporcionando mais autonomia e agilidade na comunicação. "A gente percebeu que desde o início já tivemos uma grande adesão, a primeira campanha já foi um super sucesso. Tivemos muitas fotos, dos colaboradores com a família, lendo a nossa revista corporativa e participando de outras campanhas internas. Todos esses materiais ganharam muito mais audiência do nosso público", comentou Nathalia Alves Pereira, Coordenadora de Assuntos Institucionais & Comunicação Corporativa na Biolab.