Logo Logo Logo Logo Logo

Cristiane Alves fala sobre a Casa Museu Ema Klabin

No primeiro Café Cultural inédito da semana, Sérgio Lapastina conversou com Cristiane Alves, arte educadora da Casa Museu Ema Klabin, sobre a exposição Rio de Janeiro, XIX – XXI. Não perca nessa terça-feira, a partir das 16h na Rádio Mega Brasil Online.

Cristiane Alves (foto) é a convidada do Café Cultrual dessa semana

Tudo sobre cinema, música e literatura você ouve aqui...hoje é dia de Café Cultural, na Rádio Mega Brasil Online!

No primeiro programa inédito da semana, o Café Cultural conversou com Cristiane Alves, arte educadora da Casa Museu Ema Klabin, sobre a exposição Rio de Janeiro, XIX – XXI que apresenta as 12 gravuras que compõem o álbum Souvenirs de Rio de Janeiro, produzido pelo suíço Johann Jacob Steinmann em 1836, junto à série Disse-me-disse, criada pelo artista PV Dias, com intervenções contemporâneas em obras de Steinmann, Johann Moritz Rugendas, Frans Post, Tarsila do Amaral e Emiliano Di Cavalcanti. 
A exposição tem curadoria de Paulo de Freitas Costa e Janaina Damaceno, com curadoria adjunta de Ana Paula Rocha. 
O álbum Souvenirs de Rio de Janeiro foi um dos primeiros conjuntos de gravuras publicadas na Europa após a Independência do país, trazendo uma visão europeia da cidade, que promove a exuberância da paisagem natural, sem revelar suas tensões e conflitos, dentro de uma tradição que remonta ao trabalho de Frans Post e Gaspar Barléu, bem como dos artistas da Missão Artística Francesa.
A partir de sete obras do álbum de Steinmann e três gravuras de Rugendas, PV Dias inseriu figuras contemporâneas, tanto nas paisagens, quanto nas molduras, evidenciando as questões propostas por esta exposição que avalia como, após dois séculos, essas imagens da paisagem carioca podem ir além da tradição e registrar nossa realidade e identidade de uma forma mais complexa. 
A mostra também traz uma combinação divertida entre tecnologia e arte. O visitante pode digitalizar um código QR e dar vida a uma obra digital do artista PV Dias que interage com a tela Retrato feminino, de Emiliano Di Cavalcanti, exposta no quarto da Casa Museu Ema Klabin.
Rio de Janeiro, XIX – XXI
Souvenirs de Rio de Janeiro, Johann Jacob Steinmann, 1836
Série Disse-me-disse, PV Dias, 2024
Até 11 de agosto de 2024
Visitas livres
quarta a domingo das 11h às 17h com permanência até às 18h
Visitas mediadas
quarta, quinta e sexta às 11h, 14h, 15h e 16h
sábados, domingos e feriados às 14h
Visitas De Olho na Coleção - Disse-me-disse. Quem conta o quê? Para quem?
21,28,29 e 30 de junho, das 14h30 às 16h
Rua Portugal, 43 – Jardim Europa - São Paulo, SP
Entrada franca,

Não perca a conversa que vai ao ar nesta terça-feira (25/06), às 16h.


O programa Café Cultural é apresentado por Sérgio Lapastina as terças e quintas, às 16h, com reapresentações diárias, também às 16h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.