Logo Logo Logo Logo Logo

Luiz Gustavo Parise fala sobre o livro Partiremos ao Amanhecer

No segundo programa inédito da semana o Café Cultural conversou com o piloto de avião Luiz Gustavo Parise sobre o livro Partiremos ao Amanhecer. Não perca nessa quinta-feira, a partir das 16h na Rádio Mega Brasil Online.

Luiz Luiz Gustavo Parise (foto) é o convidado do segundo café cultural inédito da semana

Tudo sobre cinema, música e literatura você ouve aqui...hoje é dia de Café Cultural, na Rádio Mega Brasil Online!

No segundo programa inédito da semana o Café Cultural conversou com o piloto de avião Luiz Gustavo Parise que se aventurou a descortinar um universo pouco explorado. Para além dos já batidos relatos de imigrantes italianos que embarcaram em um navio rumo ao Novo Mundo, ele escreveu Partiremos ao Amanhecer, um livro no qual reconstitui em detalhes o cotidiano tanto da Itália quanto do Brasil desde o período pré-imigração até após a chegada dos italianos ao país.

O resultado é uma obra de 400 páginas que, tendo como motivação a descoberta da história de sua família, narram sobre a vida doméstica, o trabalho, a religiosidade, os costumes e a sociedade. São cenas como a do embarque dos italianos no porto de Gênova ou o momento em que Steffano Parise ampara Maria Agujaro durante o nascimento do primeiro filho do casal, com todas as dificuldades e superstições que envolviam um parto em 1798, ao mesmo tempo em que tropas napoleônicas invadiam a vila onde moravam.

Parise pesquisou em mais de dois mil documentos na Itália - onde esteve por cinco vezes -, leu mais de 30 livros, fez dezenas de entrevistas e visitou lugares por onde seus antepassados estiveram. Assim, foi possível escrever uma história verídica na forma de um romance histórico, com diálogos, descrições, sentimentos, personalidades, vestimentas, cenários e objetos reconstituídos pelo autor.