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Conferência do Clima e Comunicação: Um assunto quente para a estratégia de negócios

A 27ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas traz para o centro do debate de seu quinto painel a temática da Conferência do Clima e a Comunicação na Estratégia dos Negócios, e para falar sobre o assunto, estarão presentes os executivos Cleide Pinheiro, da TEMPLE, e Leandro Modé, da Vale. O evento acontece nos dias 29 e 30 de agosto, na Unibes Cultural, em São Paulo

Divulgação

Cleide Pinheiro, sócia-fundadora da TEMPLE, e Leandro Modé, Diretor de Comunicação da Vale, estarão presentes na 27ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas que acontece nos dias 29 e 30 de agosto, na Unibes Cultural, em São Paulo

Nos últimos anos, têm sido cada vez mais frequentes notícias de que o mundo bateu recordes históricos de ano e mês mais quentes. A velocidade com que o clima vem mudando é claramente um sinal de um profundo desequilíbrio de um processo natural do planeta e nós, como cidadãos dele, estamos vivenciando cada vez mais intensamente tais mudanças climáticas.

Desde a década de 1970 – mais fortemente a partir da década de 1990 – diversos países debatem sobre como combater as alterações climáticas no mundo. Tais conversas levaram ao firmamento de vários acordos importantes, como o “Protocolo de Kyoto (1997)” e o famoso “Acordo de Paris (2015)”, que consiste na concordância das ‘partes’ em limitar o aquecimento global em até, no máximo, 2ºC e empreender esforços para que esse aumento seja menor do que 1,5ºC. Contudo, cientistas do IPCC – Intergovernmental Panel on Climate Change apontam que, atualmente, a temperatura média da Terra já apresenta um aumento de 1,1ºC – o que já leva à consequências significativas.

Pelo “Acordo de Paris”, as nações envolvidas apresentaram as suas metas climáticas – denominadas “Contribuições Nacionalmente Determinadas (CND)”. Com isso, as empresas incluídas nos territórios desses países – e que são grandes emissoras de gases do efeito estufa (GEE) – devem, também, fazer parte desse processo de descarbonização do planeta, contabilizadas nas CNDs.

A participação das empresas no combate às mudanças climáticas não se relacionam apenas com o fato de serem ambientalmente responsáveis, mas também, com custos e riscos, uma vez que, além de terem que reduzir suas emissões de GEE, elas agora precisam se adaptar às consequências do clima, que já estão presentes e vêm provocando efeitos nos negócios. Em resumo, o custo com os impactos do clima já é uma realidade atual que permeia o mundo corporativo, portanto, mais do que nunca, deve entrar na matriz de risco.

Levando em conta a urgência do tema, desde a COP 26, a Conferência das Partes organizada pela ONU para a discussão de ações concretas relacionadas às mudanças climáticas, que aconteceu em 2021, em Glasgow, na Escócia, percebeu-se um aumento no número de organizações que se comprometeram a serem ‘NetZero’ (diminuírem em até 90% suas emissões de GEE e compensar as restantes).

Aqui no Brasil, embora o País ainda esteja no debate legislativo para um mercado regulado oficial, já existem normas que exigem das empresas reporte, monitoramento e explicações, ou seja, uma regulamentação proativa que deseja entender não apenas números, mas a gestão, de fato, do tema. A Comissão de Valores Imobiliários (CVM), o Banco Central (BACEN) e a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), por exemplo, já possuem normas que obrigam suas instituições de influência a não só reportarem suas emissões e riscos climáticos, como também a explicarem seus planejamentos climáticos e como eles estão inseridos na governança corporativa.

A questão da mudança climática, portanto, precisa estar presente na estratégia corporativa das organizações, seja para evitar maiores danos ao planeta – e consequentemente ao próprio negócio – seja para gerenciar futuros riscos ou os já existentes.

Porém, é preciso compreensão e entendimento técnico por parte das empresas para que isso não afete sua reputação e negócios. E para isso, é necessária uma eficaz comunicação acerca do assunto, por meio de uma equipe capacitada para gerenciar a questão de modo efetivo. Tal clareza é decisiva para o futuro das empresas. A comunicação é capaz de guiar as empresas rumo à uma eficiente estratégia para os negócios, além, é claro, de potencializar marcas e valores no mercado, ascendendo-as como grandes investidoras dos compromissos ambientais.

Mais do que isso, é necessário que o assunto seja tratado de modo prioritário no C-Level das companhias. A mudança climática não é um tema que se restringe apenas às áreas de Sustentabilidade; é algo que envolve gerenciamento de riscos, compliance e estratégia. Portanto as ações de comunicação precisam partir de cima para baixo, englobando todos os setores das empresas, uma vez que a questão do clima deve ser tratada de forma transversal e tática nos negócios, pelo bem de todos.

Ano que vem, o Brasil sediará a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP 30, na cidade de Belém, no Pará. E, até lá, as empresas e organizações têm um importante desafio pela frente, não apenas no quesito de ações para a diminuição dos efeitos climáticos, mas também de captar oportunidades e vencer obstáculos para a capitalização de valores para suas companhias e, consequentemente, a promoção de marcas neste ano que antecede o encontro anual. Diante disso, será colocada à prova como as corporações se utilizaram do poder da comunicação nas suas estratégias de negócios em relação à Conferência do Clima, que se aproxima e, cada vez mais, é um assunto quente – com perdão do trocadilho – nas pautas mundiais.

E pegando um gancho neste assunto tão em alta no momento, a 27ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas deste ano, que acontece nos dias 29 e 30 de agosto, na Unibes Cultural, em São Paulo, traz para o centro de discussões de seu quinto painel o tema “Conferência do Clima e a Comunicação na Estratégia de Negócios”. Um espaço que pretende discutir os desafios e as oportunidades para a capitalização de valores e a promoção de marcas no ano que antecede à COP 30. E para conversar sobre o tema em questão, a Mega Brasil convida para este painel os executivos Cleide Pinheiro, sócia-fundadora da TEMPLE, e Leandro Modé, Diretor de Comunicação da Vale.

Cleide Pinheiro é jornalista formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e especialista em Gestão do Meio Ambiente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Comunicação Empresarial pela Aberje e Syracuse University. Há mais de 20 anos, atua como Consultora Estratégica de Relações Governamentais na presidência do Sistema FIEPA – Federação das Indústrias do Estado do Pará. É sócia-fundadora da TEMPLE, agência de comunicação que tem mais de duas décadas de atuação no mercado.

Leandro Modé é graduado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, profissão que exerceu por quase 20 anos. Em 2013, deixou as redações em busca de ambientes mais propensos à inovação em Comunicação. De lá para cá, exerceu atividades em comunicação corporativa, assessoria de imprensa, relações governamentais, além de ter sido Publisher do site Inteligência Financeira. Em quase três décadas de carreira, foi ganhador do Prêmio Esso de Jornalismo, eleito duas vezes “Profissional de Comunicação do Ano” pela Aberje e esteve à frente da área de Comunicação do “Todos pela Saúde” quando programa do Itaú Unibanco para ajudar a sociedade a combater os efeitos da Covid-19 foi contemplado com o PRWeek Global Awards como “Melhor Campanha do Ano de 2021 na América Latina”. Desde setembro de 2023, responde como Diretor de Comunicação na Vale.

A 27ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas acontece nos dias 29 e 30 de agosto, na Unibes Cultural, em São Paulo, e tem como tema central “O novo patamar da Comunicação Corporativa no Brasil: Avanços, Desafios e Tendências”. Para se inscrever, basta acessar este link. Inscrições feitas até o dia 15 de julho saem por R$ 1.500, com desconto de 10% para instituições apoiadoras.

O Congresso deste ano conta com o apoio da Temple Comunicação, Gerdau, McDonald’s, Vivo, Itaú, Intel, Prospectiva Public Affairs Latam, P3K, EMS, Novo Nordisk, Vale e Albert Einstein. O apoio institucional fica à cargo de ABRH-SP, ABCPública, Abracom, Sistema Conferp/Conrerp 2ª Região e Sinapse.

Para mais informações sobre o evento, acesse o site.

 

Serviço

27º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas

Tema: O novo patamar da Comunicação Corporativa no Brasil: Avanços, Desafios e Tendências”

Data: 29 e 30 de agosto

Local: Unibes Cultural

Endereço: Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré, São Paulo

Contato: eventos@megabrasil.com.br

Telefones: (11) 98843-0304 ou (11) 97852-9239

Inscrições: site do evento