Logo Logo Logo Logo Logo

Nova geração de comunicadores: expectativas e necessidades

A formação e maturidade profissional dos comunicadores que estão adentrando ao mercado de trabalho é um tema que tem se tornado cada vez mais presente e relevante neste setor, que passa por um movimento de constante transformação. No 27º Congresso da Mega Brasil, o assunto recebe atenção especial no PR Meeting Renovação Geracional no Mercado da Comunicação.

Ilustração

Boanerges Lopes, jornalista e professor titular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF, MG) e Rebeca Toyama, fundadora da Academia ACI e porta-voz no Programa Liderança com Impacto da ONU falarão sobre a juventude dentro do mercado de Comunicação.

A formação e maturidade profissional dos comunicadores que estão adentrando ao mercado de trabalho é um tema que tem se tornado cada vez mais presente e relevante neste setor, que passa por um movimento de constante transformação. Sobretudo a partir do advento da pandemia do Coronavírus, o perfil dos profissionais que atuam na área mudou significativamente. A consolidação do modelo híbrido de trabalho, a descoberta quase que semanal de novas tecnologias e a rápida evolução das mídias digitais, contribuíram para um processo de juniorização no ambiente da Comunicação Empresarial que impacta, diretamente, com as demandas cotidianas que passaram a ser mais sofisticadas, imediatas e abrangentes.

Neste cenário, não basta ter um forte senso de adaptabilidade às novas tecnologias, mas é necessário posicionamento criativo, porém maduro, visão estratégica, foco no negócio e compreensão da importância que cada indivíduo tem, e representa, no contexto de trabalho em equipe. A Renovação geracional no mercado da Comunicação é o tema do PR Meeting, uma nova sessão incluída no Congresso da Mega Brasil deste ano, que vai debater O que o mercado exige e espera da nova geração de comunicadores, com a participação de Boanerges Lopes, jornalista e professor titular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG), e de Rebeca Toyama, fundadora da Academia de Competências Integrativas e porta-voz no Programa Liderança com Impacto da ONU.

O PR Meeting Renovação Geracional no Mercado da Comunicação acontece no dia 29 de agosto, a partir das 18h15, como parte da programação do 27º Congresso Brasileiro de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas. A sessão antecede à cerimônia do Prêmio Personalidade da Comunicação que, este ano, será entregue ao jornalista e apresentador Serginho Groisman.

Novos atores

A influência da geração no novo mercado de trabalho também é um fenômeno notável. Nascidos entre meados da década de 1990 e o início dos anos 2010, esses jovens cresceram em um mundo altamente digitalizado e globalizado, trazendo características únicas. Eles possuem, e da fluência tecnológica e habilidades técnicas avançadas, o que é visto como um grande trunfo, especialmente em setores que dependem de plataformas digitais, marketing onlinee-commerce e inovação tecnológica. 

Além disso, a gen Z valoriza a diversidade e a inclusão, preferindo trabalhar em ambientes que representam diferentes culturas, gêneros e perspectivas. No entanto, sua entrada no mercado de trabalho não é isenta de desafios. Algumas empresas ainda estão se adaptando às novas expectativas e estilos de trabalho dessa geração, que valoriza o equilíbrio entre vida profissional e pessoal e busca flexibilidade no trabalho, como a opção de trabalhar remotamente. 

A formação profissional dos comunicadores modernos e a preparação de jovens líderes são dois aspectos interconectados e cruciais para o desenvolvimento sustentável das organizações no mundo contemporâneo. A ética e a responsabilidade social são características marcantes na nova geração de comunicadores, que demonstram um forte compromisso com questões ambientais, sociais e de governança e contribuem para a construção de uma cultura organizacional mais responsável e transparente. Isso não só atrai talentos, mas também fortalece a reputação da empresa perante clientes e investidores.

Os desafios enfrentados pelos novos líderes, como a falta de experiência e a aceitação por parte de colegas de equipe mais experientes, encontram paralelos na formação dos novos profissionais. Investir no desenvolvimento desses profissionais é uma estratégia crucial para qualquer empresa que busca prosperar em um mercado global dinâmico e competitivo. A interseção desses aspectos fortalece o tecido organizacional e posiciona as empresas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do futuro.

Os temas e seus expositores

A primeira exposição do PR Meeting Renovação geracional no mercado da Comunicação será feita por Boanerges Lopes, jornalista e professor titular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF, MG), que falará sobre O que o mercado exige e espera da nova geração de comunicadores.

Na sequência, Rebeca Toyama, fundadora da ACI – Academia de Competências Integrativas e porta-voz no Programa Liderança com Impacto da ONU e a segunda, abordará o tema Os desafios na formação de jovens líderes e sua importância no tecido organizacional das agências e empresas

Boanerges Lopes é jornalista e professor titular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF, MG). Pesquisador e profissional com 40 anos de atuação no segmento de Comunicação nas Organizações. Autor de livros, diretor da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) e conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa, ABI. Tem artigos apresentados nos principais eventos nacionais e internacionais como Intercom, Abrapcorp, SBPJor, ENEJOR e Alaic. É coordenador de especialização em comunicação empresarial e parecerista de revistas e editoras no país. Também é doutor em comunicação pela UFRJ e mestre pela Umesp.

Já Rebeca Toyama é fundadora da Academia ACI e porta-voz no Programa Liderança com Impacto da ONU, palestrante e mentora especialista em liderança e futuro do trabalho, Mestre em Psicologia Clínica e Administradora. Além disso, é autora do best seller "Carreira Saudável" e "Histórias que Transformam" e integra o corpo docente da pós-graduação da ALUBRAT, da Galícia Educação, da Universidade Fenabrave e do Instituto Filantropia.

A 27ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas acontece nos dias 29 e 30 de agosto, na Unibes Cultural, em São Paulo, e tem como tema central “O novo patamar da Comunicação Corporativa no Brasil: Avanços, Desafios e Tendências”. Para se inscrever, basta acessar este link. Inscrições feitas até o dia 15 de julho saem por R$ 1.500, com desconto de 10% para instituições apoiadoras.

O Congresso deste ano conta com o apoio da Temple ComunicaçãoGerdauMcDonald’sVivoItaúIntelProspectiva Public Affairs LatamP3KEMSNovo NordiskVale e Albert Einstein. O apoio institucional fica à cargo de ABRH-SPABCPúblicaAbracomSistema Conferp/Conrerp 2ª Região e Sinapse.

Para mais informações sobre o evento, acesse o site.

 

Serviço

27º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas

Tema: O novo patamar da Comunicação Corporativa no Brasil: Avanços, Desafios e Tendências”

Data: 29 e 30 de agosto

Local: Unibes Cultural

Endereço: Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré, São Paulo

Contato: eventos@megabrasil.com.br

Telefones: (11) 98843-0304 ou (11) 97852-9239

Inscrições: site do evento