Divulgação
“Nunca imaginei receber um reconhecimento como esse, por isso, fico especialmente feliz com a premiação. Quero agradecer à confiança da LLYC e a aposta da empresa em inovação. Estamos demonstrando que o potencial da IA e da Big Data gera resultados significativos no mundo da Comunicação”, ressaltou Miguel Lucas
O executivo Miguel Lucas, Diretor Sênior Global de Inovação da LLYC, foi eleito o “Melhor Profissional de Relações Públicas na Europa” (fora do Reino Unido) pelo PRWeek Global Awards 2024, premiação considerada “padrão “Ouro” de reconhecimento na indústria das comunicações. Essa foi a primeira vez que um engenheiro recebeu esse reconhecimento, o que valoriza ainda mais a sua contribuição com o mundo da Comunicação graças à soluções de processamento de linguagem natural e Inteligência Artificial (IA) utilizadas em vários setores, tanto em nível nacional como internacional.
A trajetória de Lucas é ímpar e considerada um exemplo de como as contribuições dos engenheiros podem desenhar o futuro da Comunicação e do Marketing – setor em que a inovação e as considerações éticas andam de mãos dadas para criar um ambiente digital mais inclusivo e impactante. O prêmio é um claro reflexo da aposta da LLYC no futuro da profissão com perfis inovadores.
Fundador da área de Deep Learning na LLYC e com mais de 20 anos de experiência no mercado, Miguel Lucas deu contribuições muito significativas para a empresa nos últimos anos. Ao liderar a criação da unidade de Inteligência de Dados, foi pioneiro em novos modelos para a análise de interações sociais apoiados em métricas de participação. O enfoque inovador inclui o desenvolvimento de um modelo baseado em IA para prever a polaridade reputacional, superando a precisão das principais ferramentas do mercado em mais de 20 pontos, segundo auditoria da UCM – Universidad Complutense de Madrid.
Além disso, o executivo foi responsável pelo desenvolvimento de projetos como o lançamento do “AlGent”, um agente conversacional autônomo especializado em manter conversas e responder perguntas sobre um campo de conhecimento específico. O projeto foi utilizado em campanhas de clientes como “Sabrosas Sobras”, da rede ALDI, e em iniciativas corporativas. É o caso do “Rainbot”, uma ferramenta que transforma tuítes de ódio contra o coletivo LGBTQIAPN+ em poemas de amor e apoio que celebram a Diversidade; ou o “The Purple Check”, criado para combater a violência de gênero e informar melhor.
“Nunca imaginei receber um reconhecimento como esse, por isso, fico especialmente feliz com a premiação. Quero agradecer à confiança da LLYC e a aposta da empresa em inovação. Estamos demonstrando que o potencial da IA e da Big Data gera resultados significativos no mundo da Comunicação”, ressaltou Miguel Lucas.
Para Luis Miguel Peña, sócio e CEO da LLYC na Europa, o mais significativo é que o júri valorize a marca que Miguel e sua equipe de mais de 70 engenheiros estão deixando na LLYC e no setor de Assuntos Corporativos e Marketing. “Sem dúvida, ele é um exemplo do talento que existe na empresa e dos perfis inovadores que há anos nos permitem oferecer ao mercado um componente diferenciado”, disse.