Logo Logo Logo Logo Logo

A capital do golpe em exposição

O museu virtual Rio Memórias, em colaboração com o Museu Histórico da Cidade (MHC), inaugura a exposição "Rio 64 - a capital do golpe" no dia 13 de julho, às 14h. Localizada no espaço "Casarão", no Parque da Cidade, na Gávea, a mostra revisita os eventos que culminaram no golpe civil-militar de 1964, explorando os contextos político, cultural e intelectual da época. Esta inauguração é parte das celebrações dos 90 anos do MHC e conta com a curadoria de Heloisa Starling e Danilo Marques.

Divulgação

Mostra gratuita “Rio 64 - a capital do golpe” ficará em cartaz de 13 de julho a 13 de outubro e relembra os principais acontecimentos que culminaram no golpe civil-militar na madrugada do dia 01 de abril de 1964.

O museu virtual Rio Memórias inaugura a exposição "Rio 64 - a capital do golpe" no dia 13 de julho, às 14h, em parceria com o Museu Histórico da Cidade (MHC). Localizada no espaço "Casarão", ao lado do prédio principal do MHC no Parque da Cidade, na Gávea, a mostra revisita os principais acontecimentos que culminaram no golpe civil-militar na madrugada de 1º de abril de 1964, explorando os contextos político, cultural e intelectual da época.

A inauguração faz parte das celebrações dos 90 anos do MHC, uma instituição museal dedicada à preservação da memória e divulgação da história da cidade, compartilhando este objetivo com o Rio Memórias. A curadoria da exposição é assinada por Heloisa Starling, escritora, historiadora e professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Danilo Marques, doutor em história pela UFMG e pesquisador do Projeto República. Trata-se de uma versão ampliada da exposição que esteve em cartaz na sede da ABI (no centro) entre 13 de março e 13 de abril de 2024, baseada na exposição virtual de mesmo nome disponível no site do Rio Memórias.

Fundado em 2019, o Rio Memórias é um museu virtual dedicado a registrar, valorizar e divulgar a história e a diversidade cultural do Rio de Janeiro. Além de exposições virtuais e físicas, promove atividades educativas em escolas públicas e produz o Podcast Rio Memórias, com quatro temporadas. O museu é patrocinado por diversas entidades, incluindo Norsul, Kasznar Leonardos, Impulso, Ministério da Cultura, Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Banco BTG Pactual e Adam Capital, através das Leis de Incentivo à Cultura. A mostra estará aberta ao público de 13 de julho a 13 de outubro de 2024, com visitação de terça a domingo, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.