Logo Logo Logo Logo Logo

Vendas em ascensão

Grupo Reckitt promove Alan Smelstein (foto) à Diretor de Vendas para o Canal Farma e Força de Vendas Médicas. Na companhia desde 2011, quando ingressou como trainee na área de Sales & Marketing, o executivo assume agora a missão de gerar valor para as categorias em que a multinacional atua, fortalecendo ainda mais a relação com os clientes e levando inovação para o ponto de venda

Divulgação

Alan Smelstein, Diretor de Vendas para o Canal Farma e Força de Vendas Médicas do Grupo Reckitt

O Grupo Reckitt, multinacional de bens de consumo de higiene, saúde e nutrição, comunicou a nomeação de Alan Smelstein ao posto de Diretor de Vendas para o Canal Farma e Força de Vendas Médicas, parte do Grupo. O executivo é Administrador de Empresas pela PUC-SP e pós-graduado em Retail & Consumer Goods pela FIA – Fundação Instituto de Administração, e acumula 11 anos de experiência no Grupo Reckitt.

Smelstein ingressou na multinacional em 2011, como trainee da área de Sales & Marketing. Em 2013, passou seis meses no escritório da Reckitt na Venezuela, onde liderou a revisão de estratégia de mercado no país latino. De volta ao Brasil, assumiu a posição de Gerente de Trade Marketing de Veja, Gerente Sênior de Trade Marketing LatAm, África e Ásia, antes de encerrar sua primeira passagem pelo Grupo Reckitt como Gerente Nacional de Contas. Após dois anos à frente da estratégia comercial para Caribe e América Latina na Red Bull, o executivo voltou a Reckitt em 2020, para a área de Vendas da unidade de Saúde, liderando a área de Trade Marketing e, na sequência, em contato com as maiores redes de farmácias do Brasil.

Agora, como Diretor de Vendas, Smelstein vai liderar uma equipe de 200 pessoas espalhadas pelo País, dedicadas a desenvolver, junto com os clientes da Reckitt, as categorias em que a companhia atua, aumentando a presença e a penetração das marcas. Particularmente, o foco estará nos medicamentos isentos de prescrição, como Naldecon, Strepsils, Nuromol e Luftal, além de marcas icônicas como Jontex, Olla e SBP. Segundo o executivo, parte dos planos para a nova função é gerar valor para a categoria com inovação e reconhecer as farmácias como impulsionadores do cuidado com a saúde, muito além dos pontos de varejo.

Mais do que nunca, a categoria de Saúde no Brasil e as marcas de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) estão alcançando uma relevância significativa, um reflexo da mudança da relação dos brasileiros com a própria farmácia, principalmente no pós-pandemia. O grande impulsionador da estratégia da Reckitt Health Comercial é lançar medicamentos que contenham diferenciais, tragam soluções cada vez melhores para os nossos consumidores e gerem valor para a categoria e para os nossos parceiros comerciais”, analisa Smelstein.

A Reckitt Comercial está na categoria de Analgésicos, a maior dentro dos Medicamentos Isentos de Prescrição, com duas marcas: Nuromol e LuftaFEM. “O mercado de Analgésicos soma mais de R$ 6 bilhões em vendas anualmente (IQVIA FMB), portanto, é um segmento repleto de oportunidades. Lançamos ambas as marcas em 2021, com uma fórmula que une reconhecidos ativos (paracetamol e ibuprofeno) em um único comprimido, se tornando os primeiros analgésicos do País com essa combinação, depois de mais de 10 anos sem inovações relevantes”, conclui o executivo.