Divulgação / LinkedIn
“A XP tem a educação financeira no DNA e pode contribuir de forma transformadora com as finanças dos atletas, com quem já temos uma relação profunda", conta Bernardo Ulmo, sócio da XP e responsável pelo projeto dentro da companhia
A XP reforçou o seu pioneirismo e se tornou a primeira assessoria de investimentos oficial da história dos atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB). A partir de agora, o Time Brasil poderá contar com o suporte de assessores de investimentos, com o intuito de planejar suas vidas financeiras durante e após as carreiras enquanto atletas profissionais.
Tal movimento agrega ao investimento da XP no COB para o atual ciclo olímpico, que inclui as Olimpíadas de Paris 2024. “A XP tem a educação financeira no DNA e pode contribuir de forma transformadora com as finanças dos atletas, com quem já temos uma relação profunda. É um movimento que nos coloca na vanguarda e que proporciona aos nossos heróis olímpicos a melhor orientação possível, para que possam focar em suas performances esportivas, quebrando recordes e superando ‘impossíveis’, como buscamos fazer na XP. Este é o primeiro passo que reforça nossa expertise na assessoria financeira de profissionais do esporte”, conta Bernardo Ulmo, sócio da XP e responsável pelo projeto dentro da companhia.
Considerada seis vezes seguidas como a melhor assessoria de investimentos do Brasil, de acordo com a premiação “O Melhor de São Paulo”, realizada pela Folha de S. Paulo, em parceria com o Datafolha, a XP oferece um serviço personalizado e de qualidade, com foco em educação financeira, a todos os perfis de clientes. O time dedicado aos atletas do COB é composto por profissionais CFP, ou seja, planejadores financeiros, preparados para considerar todas as especificidades dos investidores, neste caso, profissionais com carreira curta e pouco tempo para se preparar para a aposentadoria.
Para Bernardinho, que acumula mais de 30 títulos em mais de 22 anos de carreira como treinador das seleções masculina e feminina de vôlei, o planejamento financeiro de profissionais do esporte merece ser priorizado. “Como treinador, sempre valorizei muito o trabalho e o planejamento. Como economista de formação, sempre soube que economizar e investir eram a receita para uma vida mais tranquila no longo prazo. Ainda mais para esportistas, que possuem uma carreira curta. Então, se pudesse dar uma dica seria a união desses dois conceitos. Acreditem no trabalho duro, no planejamento, e invistam para o futuro. A vida não é um jogo de três sets, é um campeonato de muitas e muitas rodadas”, diz.
“Assim como um plano de treinamento bem estruturado, um planejamento financeiro bem pensado é essencial para garantir a tranquilidade e a segurança necessárias para que possamos focar em medalhas”, afirma Bruno Fratus, nadador brasileiro e medalhista olímpico. “A XP, além de ser a maior investidora do Time Brasil, também investe no futuro e na educação financeira dos nossos atletas”, complementa.
Na avaliação do jogador de vôlei Bruninho, da seleção brasileira, não existe solução fácil ou imediata. “Desde cedo, aprendi que não existe atalho para se chegar ao sucesso. Tanto no esporte como nos investimentos. E a mensagem mais importante que eu posso deixar para quem está batalhando para tentar chegar lá é: se prepare e tenha disciplina. Essa fórmula é que vai te levar longe – nas quadras, nos gramados, nas piscinas, nas pistas, e nas finanças”, reforça.
“Atletas profissionais são acompanhados por equipes diversas que cuidam de várias áreas de suas vidas, como fisioterapeutas, nutricionistas, treinadores e outros especialistas. É igualmente essencial que eles tenham um acompanhamento financeiro para planejar e gerir suas finanças ao longo da vida. Dada a curta duração de suas carreiras em comparação a profissionais tradicionais, é fundamental que os atletas se planejem para a aposentadoria ou uma mudança de carreira no futuro”, conclui Bernardo Ulmo.