Logo Logo Logo Logo Logo

Fiat Chrysler Automóveis anuncia suporte no combate à Covid-19

Em uma mobilização conjunta de expertise e estrutura industrial, a FCA anunciou seu amplo programa que auxiliará no combate à Covid-19 no Brasil

“Estamos trabalhando em cooperação estreita e altamente positiva com todas as esferas governamentais, tendo como prioridade contribuir de forma efetiva nas áreas onde há maior necessidade. O momento pede união de esforços, e a FCA faz questão de se fazer presente e atuante”, afirma Antonio Filosa, presidente da FCA para América Latina

Em um esforço conjunto e integrado, que reúne recursos, estrutura industrial e a expertise de diversos profissionais, a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) está se mobilizando para implementar um amplo e consistente programa de suporte às medidas em curso nos níveis federal, estadual e municipal para superar a grave crise decorrente da propagação da Covid-19 no Brasil. Tal esforço está em sintonia com o compromisso global da FCA em ser uma cidadã corporativa presente e atuante junto às comunidades, especialmente em momentos delicados como este.

“Nosso programa está baseado em uma estratégia coordenada e multidisciplinar, que abrange desde doações às autoridades da saúde, até o aproveitamento dos conhecimentos e habilidades de nossos profissionais em áreas como Engenharia, Manufatura, Design, Finanças, Compras, Logística e Direito, para auxiliar em diversas frentes no combate aos efeitos da pandemia no Brasil”, afirma Antonio Filosa, presidente da FCA para a América Latina. “Estamos trabalhando em cooperação estreita e altamente positiva com todas as esferas governamentais, tendo como prioridade contribuir de forma efetiva nas áreas onde há maior necessidade. O momento pede união de esforços, e a FCA faz questão de se fazer presente e atuante”.         

A fim de poder contribuir de fato na luta contra o Coronavírus, a FCA LATAM constituiu um comitê executivo interno, liderado por seu presidente, e com reuniões diárias, que discute todas as oportunidades de cooperação e apoio no combate à pandemia, analisando aspectos operacionais, de compliance e governança – sempre em sintonia com o poder público e as autoridades responsáveis pelas ações a serem implementadas. Outras medidas de apoio para o Brasil e demais países da região estão em estudo pela FCA, e serão divulgadas futuramente.

A FCA também tem estimulado seus fornecedores e parceiros a se engajarem nesse esforço coletivo e darem suporte à ampliação da capacidade de atendimento médico-hospitalar nas diversas comunidades. A empresa estuda, ainda, formas de estimular seus funcionários a também participarem dessa empreitada.

 

Conheça a seguir as medidas em execução pela FCA.

 

. Hospitais de campanha

A FCA está montando um hospital de campanha totalmente equipado para o atendimento de casos da Covid-19 no município de Goiana e região, na Zona da Mata Norte Pernambucana. O prédio, construído pela FCA para a instalação de uma Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE), está em fase de adequação para abrigar 100 leitos, dos quais três abrigarão casos mais graves, que demandem estabilização até o deslocamento para UTI. Além dos leitos, também estão em preparação dez consultórios e uma sala de triagem para o atendimento da população. O prédio contará ainda com posto de enfermagem, sala de inalação, sala de administração, banheiros e vestiários, centro de material e esterilização e sala de espera. Todos os espaços serão entregues devidamente equipados e prontos para operação.

As obras estão previstas para serem concluídas até a segunda quinzena de abril. O centro médico será entregue ao Governo do estado de Pernambuco, que ficará encarregado da sua operação e manutenção. Vale destacar que, mesmo após a superação da crise da Covid-19, o hospital continuará a serviço da população, sob operação do governo, funcionando como uma UPAE.

Além de Pernambuco, a FCA também ergueu um hospital de campanha em Betim, Minas Gerais, no Fiat Clube, área recreativa e esportiva da FCA. A área foi parcialmente cedida à Prefeitura Municipal de Betim e ao Governo do Estado de Minas Gerais para abrigar um hospital de campanha para recepção, triagem e internação de pacientes. O espaço, com capacidade para 200 leitos, responde por mais de um terço das vagas criadas no município para atender aos quadros resultantes da pandemia.

 

. Oferta nacional de ventiladores pulmonares

Além dos hospitais de campanha, a FCA também está mobilizando recursos, profissionais e expertise para alavancar e acelerar a produção de ventiladores pulmonares no Brasil, equipamento extremamente necessário no tratamento dos casos mais graves da doença, uma vez que é utilizado para compensar a insuficiência respiratória dos pacientes. A companhia está dando suporte a fabricantes nacionais do equipamento a fim de identificar suas necessidades frente ao desafio de aumentar rapidamente a produção.

Somado a isso, a FCA também integra a força-tarefa criada pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e pelo Ministério da Economia, em parceria com dez grandes indústrias no país, para o reparo imediato de ventiladores pulmonares inoperantes no Brasil. Quinze técnicos da FCA e outros três da Comau (empresa de automação e serviços do Grupo), divididos entre Minas Gerais e Pernambuco, foram treinados pelo SENAI e já estão aptos para atuar no conserto de equipamentos fora de serviço. A prioridade deles será o reparo dos cerca de 275 aparelhos inoperantes localizados em Pernambuco e Paraíba, e dos aproximadamente 335 existentes em Minas Gerais. Além disso, o Polo Automotivo Fiat, em Betim, e o Polo Automotivo Jeep, em Goiana, serão pontos de recebimento e manutenção de ventiladores fora de operação, servindo como bases de mão-de-obra e recursos técnicos para os estados de Minas Gerais, Pernambuco e Paraíba.

 

. Produção e doação de equipamentos de proteção médica

Também dentro do Polo Automotivo Fiat, a FCA está mobilizando know-how das áreas de Engenharia, Design e Manufatura para a produção, em impressoras 3D, de protetores faciais plásticos, amplamente utilizados pelos profissionais da saúde no atendimento a pacientes da Covid-19.

A companhia pretende fabricar cerca de 2 mil peças, e todas serão destinadas para doação a serviços de saúde de Minas Gerais e Pernambuco.

 

. Doações diversas e comodato de automóveis

Em parceria entre a FCA com os fornecedores Faurecia, Revestcoat e Prima Sole, empresas do Parque de Fornecedores, foram doados equipamentos de proteção individual utilizados pelos profissionais de saúde em Pernambuco. O SAMU recebeu 615 macacões de segurança, 2,5 mil pares de luvas nitrílicas, 10 protetores faciais e uma autoclave com capacidade para 54 litros para esterilização de materiais.

Também em Pernambuco, a FCA irá doar 30 mil máscaras cirúrgicas descartáveis e 50 quilos de álcool em gel para a Secretaria de saúde do Estado, com o intuito de auxiliar os profissionais da área com materiais de alta demanda e necessidade neste momento.

Já em Minas Gerais, foram doados 500 macacões e 2,5 mil pares de luvas para o Serviço Social Autônomo (Servas), que está coordenando a entrega de equipamentos de proteção individual aos profissionais de saúde do estado. Além da contribuição ao Servas, a FCA ainda doou 30 mil máscaras cirúrgicas descartáveis e 50 quilos de álcool em gel para a Secretaria de Saúde do município de Belo Horizonte.

A companhia também participa de um fundo de doações para o Hospital Mater Dei Betim-Contagem por meio da integração em uma parceria liderada pela Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) junto as empresas mineiras, para a disponibilização de quatro andares de internação na unidade Betim-Contagem, onde será montada uma estrutura para assistência a pacientes que contraíram a Covid-19. O espaço contará com até 242 leitos, sendo 180 destinados a tratamento intensivo e 62 de internação.

A FCA também disponibilizou, em regime de empréstimo por comodato, 125 veículos, dos mais diversos modelos dentro do portfólio da companhia, para os Governos Estaduais de Pernambuco e Minas Gerais e também para as Prefeituras de Belo Horizonte e Betim.

 

. Doação de duas Ducatos ambulância para hospitais de campanha

Além do empréstimo de 125 veículos, a Fiat anunciou a doação de duas Ducatos adaptadas como ambulâncias para apoiar os hospitais de campanha instalados nas cidades de Betim e Goiana. Os veículos irão apoiar o transporte de pacientes para as unidades emergenciais de combate à Covid-19.