Divulgação / LinkedIn
Josemara Tsuruoka assume como Diretora de Marketing Institucional na União Química Farmacêutica, após 11 anos à frente da gestão da área de Comunicação da EMS
Josemara Tsuruoka acaba de dar início a um novo ciclo em sua carreira. A executiva está começando hoje (18) no cargo de Diretora de Marketing Institucional na União Química Farmacêutica, laboratório químico-farmacêutico brasileiro que produz medicamentos com tecnologia de última geração e aprimoramento contínuo.
Fundada em 1936, a União Química figura entre as 10 maiores e mais sólidas empresas da indústria farmacêutica nacional. Sua estrutura está definida em duas grandes divisões: Saúde Humana (composta pelas unidades de negócio Hospitalar; Farma; Genom; e Outsourcing) e Saúde Animal (com atuação no mercado veterinário nos segmentos Animais de Companhia; Animais de Produção; e Reprodução Animal).
Com mais de 25 anos de trajetória profissional, Josemara possui sólida experiência em Comunicação e Marketing, tendo atuado diretamente nas vertentes de assessoria de imprensa, gestão de crise e reputação, branding, marketing digital, patrocínios, eventos, ESG, responsabilidade social e advertising. Construiu sua carreira em multinacionais dos segmentos farmacêutico, de saúde, alimentos e telecomunicações, com passagens pelas empresas Cervejarias Kaiser Brasil (Heineken Company), Hospital Israelita Albert Einstein, Claro Brasil, Consulado Brasileiro na Alemanha e Germed Pharma.
A ida de Josemara para a União Química acontece depois de uma atuação de mais de 11 anos na EMS, onde esteve à frente da gestão da área de Comunicação como Gerente de Marketing e Comunicação, liderando uma equipe multidisciplinar em trabalhos de assessoria de imprensa, gerenciamento de crises e reputação, branding, marketing digital, geração de conteúdos, gestão de programas em ESG e em responsabilidade social, tanto no Brasil quanto no exterior.
Josemara é bacharel em Comunicação Social, com ênfase em Relações Públicas, pela Universidade de Taubaté e curso de extensão em Marketing e Comunicação Digital pela ECA-USP. Ela também é pós-graduada em Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e possui MBA, também em Marketing, pela EBS (European Business School), na Alemanha.