Logo Logo Logo Logo Logo

Passaporte para um mundo mais sustentável

A 27ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas traz para o centro dos debates do seu quinto painel a questão das mudanças climáticas e seus impactos na sociedade, nos negócios e na comunicação. E para discutir o tema, se junta ao time de convidados já confirmados a executiva Ligia Sato (foto), Gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da LATAM Airlines Brasil. O evento acontece nos dias 29 e 30 de agosto, na Unibes Cultural, em São Paulo

Divulgação

Ligia Sato, Gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da LATAM Airlines Brasil, se junta aos já convidados confirmados no quinto painel da 27ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que acontece nos dias 29 e 30 de agosto, na Unibes Cultural, em São Paulo

Viagens de avião têm se tornado cada vez mais frequentes e importantes na vida de muitos. Hoje em dia, o avião é considerado um dos meios de transporte mais utilizados pelas pessoas, uma vez que pode realizar trajetos em curto prazo e de maneira bem mais rápida e até itinerários que de carro ou ônibus seriam praticamente impossíveis.

Porém, é preciso se atentar ao fato de que, infelizmente, o setor de aviação é um dos que mais contribui para o problema das questões climáticas, principalmente quando se fala em aquecimento global. De acordo com informações divulgadas pela BBC News Brasil, o setor de aviação é responsável por cerca de 2,4% das emissões globais de CO² e, juntamente com outros gases e rastros de vapor d’água que são produzidos pelas aeronaves, a indústria é responsável por cerca de 5% do aquecimento global. Ainda de acordo com o site de notícias, entre 2013 e 2018, as emissões dos aviões aumentaram rapidamente, alcançando uma porcentagem de 32% de crescimento.

Para os especialistas, a sociedade deixou que essa situação de emissões de gases de CO² se agravassem por muito tempo sem que, de fato, fizessem nada efetivo à respeito. Agora, diante de tantas adversidades climáticas que temos visto e vivido cada vez mais, e com cada vez mais intensidade, finalmente tem se reconhecido que está na hora – ou melhor, já passou – de fazer alguma coisa, ainda que a janela de tempo dentro da qual está a consciência de que é preciso reduzir essas emissões desse setor para quase zero, seja muito curta.

Ainda segundo os especialistas, para que a aviação se torne sustentável, é necessário grandes investimentos no futuro. Diante disso, algumas empresas do ramo já têm se mobilizado com relação à problemática, com o objetivo de fazer com que esse futuro distante não continue tão distante assim.

É o caso da LATAM, companhia aérea chilena sediada em Santiago e que, atualmente, é considerada a maior empresa do segmento no país. Compromissada em ser uma empresa cada vez mais sustentável, o Grupo LATAM conta com uma estratégia baseada em três pilares: Mudanças Climáticas, Economia Circular e Valor Compartilhado. Tal estratégia, batizada de “Um Destino Necessário”, permite à companhia ser um agente que promove o desenvolvimento social, ambiental e econômico nos locais onde atua.

Todas as iniciativas desenvolvidas e realizadas pelo Grupo estão em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, portanto, contribuem para a proteção do planeta, dos ecossistemas, da biodiversidade e do bem-estar da sociedade.

Como parte de um acordo setorial, a LATAM se comprometeu a ser uma empresa neutra em carbono até 2050, sendo que, até 2030, já pretende ter reduzido ou compensado o equivalente a 50% das emissões domésticas. E para garantir isso, o Grupo implantou uma estratégia de Mudanças Climáticas, a qual conta com um programa de eficiência de combustível (focado na redução do consumo de combustível e na eficiência operacional para otimização de sua poupança); desenvolvimento de combustíveis sustentáveis; e conservação de ecossistemas icônicos (aliança entre o Grupo LATAM e a Cataruben CO2BIO, um projeto localizado na Orinoquía colombiana que busca proteger a várzea).

A LATAM continua trabalhando na migração de uma economia linear para um modelo de economia circular, tanto que, em 2023, se comprometeu a eliminar os plásticos descartáveis e, até 2027, pretende se tornar um grupo de resíduos zero para aterros sanitários.

A viagem da LATAM por essa jornada sustentável já começou, mas ainda há muito caminho pela frente e conforme a empresa for avançando, será perceptível os vários impactos que acometerão os grupos com os quais a companhia aérea interage e se relaciona: passageiros, clientes, colaboradores, fornecedores e comunidades. Trata-se, portanto, de fato, de “Um Destino Necessário”.

E diante desse assunto tão importante e tão ‘quente’ no momento, a LATAM irá desembarcar no palco da 27ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que acontece nos dias 29 e 30 de agosto, na Unibes Cultural, em São Paulo, para debater um pouco mais sobre a questão. A empresa é convidada no Painel 5 do evento, que tem como tema “Conferência do Clima e a Comunicação na Estratégia de Negócios”, e pretende discutir os desafios e as oportunidades para a capitalização de valores e a promoção de marcas no ano que antecede à COP 30.

E representando a LATAM, Ligia Sato, Gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da companhia no Brasil, estará presente no edição 2024 do Congresso, ao lado de nomes já confirmados no painel.

Ligia é Gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da LATAM Airlines Brasil. Desde 2010, quando ingressou na empresa, já passou pelas áreas de Relações com a Imprensa e Relações Governamentais & Institucionais. Ela é publicitária pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero e em Administração e Organização de Eventos pelo Senac, além de possuir MBA em Gestão da Comunicação Empresarial pela Aberje. Atualmente, a executiva cursa Aviation Management na Embry Riddle Aeronautical University (ERAU).

A 27ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas acontece nos dias 29 e 30 de agosto, na Unibes Cultural, em São Paulo, e tem como tema central “O novo patamar da Comunicação Corporativa no Brasil: Avanços, Desafios e Tendências”. Para se inscrever, basta acessar este link. Inscrições feitas entre os dias 16 de julho e 6 de agosto saem pelo valor de R$ 1.800, com desconto de 10% para instituições apoiadoras.

O Congresso deste ano conta com o apoio da Temple Comunicação, Gerdau, McDonald’s, Vivo, Itaú, Intel, Prospectiva Public Affairs Latam, P3K, EMS, Novo Nordisk, Vale e Albert Einstein. O apoio institucional fica à cargo de ABRH-SP, ABCPública, Abracom, Sistema Conferp/Conrerp 2ª Região e Sinapse.

Para mais informações sobre o evento, acesse o site.

 

Serviço

27º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas

Tema: O novo patamar da Comunicação Corporativa no Brasil: Avanços, Desafios e Tendências”

Data: 29 e 30 de agosto

Local: Unibes Cultural

Endereço: Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré, São Paulo

Contato: eventos@megabrasil.com.br

Telefones: (11) 98843-0304 ou (11) 97852-9239

Inscrições: site do evento