Logo Logo Logo Logo Logo

Do microfone ao manuscrito

Em 2018, no auge de sua carreira de jornalista em uma das principais emissoras de rádio de São Paulo, Patrick Santos decidiu pausar tudo para buscar reflexão e autoconhecimento. Dessa jornada, surgiram novas ideias, um podcast de sucesso, e agora seu segundo livro, "Medianeira". Em entrevista ao Comunicação S/A, Patrick compartilhou detalhes sobre sua produção literária, que será lançada em 9 de setembro, em São Paulo.

Divulgação

Patrick Santos, jornalista, escritor e podcaster, o entrevistado desta edição do Comunicação S/A.

Em 2018, no auge de sua carreira de jornalista, comandando a reportagem de uma das principais emissoras de rádio de São Paulo, ele resolveu parar com tudo a sua volta e dar um tempo a si mesmo. Buscar um espaço para reflexão, um espaço para a contemplação. Desse processo vieram novas ideias, um livro, um podcast de sucesso e agora um novo livro: Medianeira. Este é Patrick Santos, jornalista, escritor e podcaster. Em entrevista para o Comunicação S/A, Patrick contou sobre a produção literária, com lançamento marcado para 9 de setembro, em São Paulo.

Em bate-papo com Marco Antonio Rossi, o jornalista fala sobre a sua decisão de sair da Jovem Pan e se dedicar ao projeto “45 do primeiro tempo”, que nasceu de um período sabático em que ele se dedicou à reflexão e ao autoconhecimento. "Eu tive muito próximo de um burnout, trabalhava 16, 18 horas por dia e comecei a ver que talvez eu precisasse buscar outros caminhos, outras direções na minha jornada mas eu não tinha a menor ideia o que ia fazer. E foi quando eu tomei uma decisão de tirar um período sabático, foram dois anos de muita reflexão e planejamento", disse o escritor.

O podcaster ainda explicou o conceito de seu projeto em áudio e como ele se traduziu para a escrita. "O livro é um sobrevoo que eu faço por mais de 250 entrevistas do meu podcast. O podcast começou ali em 2019, falando de pessoas que estavam passando por transição de carreira, mudança de vida, enfim, a ideia era seguir mais ou menos os meus passos e trazer pessoas para contarem suas histórias. Depois veio uma pandemia no meio do caminho e você se recorda o que foi aquele período para todos nós, precisamos nos reinventar de alguma maneira, eu acabei estendendo o podcast para autoconhecimento, espiritualidade e comecei a trazer pessoas para tentarem entender ali comigo o que era aquela pandemia, nada seria igual como antes", afirma. "Eu acabei produzindo um documentário, me aventurei como roteirista e comecei a abrir o leque, e dessas entrevistas veio a ideia do livro", disse.

"As mais de 300 horas de conversa com os entrevistados me ajudaram a ampliar o meu olhar em alguns assuntos e trazer outras perspectivas sobre questões que envolvem todos os dramas humanos a nossa complexidade", concluiu o escritor, que se inspirou em um reconhecido filme argentino de Gustavo Taretto e em uma cidade do interior do Paraná para escolher o nome do livro. O autor acredita que a humanização é fundamental na comunicação, especialmente no ambiente corporativo, que precisa de cura e de olhar para o ser humano como um todo, e tem as relações interpessoais como o cerne de seus projetos. 

O lançamento do livro será financiado por meio de crowdfunding, com diferentes categorias de apoio para os leitores, e do qual você pode participar acessando o apoia.se.

Confira a entrevista na íntegra acessando o canal no YouTube da Mega Brasil e também ouça no Spotify. O Comunicação S/A tem episódios inéditos todas as quartas-feiras, às 14h, na Rádio Mega Brasil Online, além de reprises diárias, no mesmo horário.