Logo Logo Logo Logo Logo

“Thought Leadership”: Uma ideia que veio para ficar

Traduzido para o português como “liderança de ideias”, o termo vem se tornando parte essencial das estratégias de negócios das empresas. Diante disso, a Latam Intersect PR, empresa de relações públicas dos sócios Claudia Daré e Roger Darashah, cria uma área com foco em Thought Leadership, para transformar líderes especialistas em formadores de opinião com autoridade no mercado em que atuam

Divulgação / LinkedIn

“Nossa proposta de trabalho traz ações práticas e dados importantes para ajudar os líderes latino-americanos a aproveitar esta oportunidade e se destacar no mercado global, assim como temos feito com diversos clientes da Latam Intersect em toda a região”, explica Roger Darashah, Sócio-Diretor da Latam Intersect PR

Cada vez mais, o “Thought Leadership” – que pode ser traduzido para o português como “liderança de ideias” – vem influenciando significativamente os comportamentos de compra dos tomadores de decisão e líderes empresariais em todo o mundo. Mas afinal, o que significa este termo e por que, hoje, ele tem um impacto tão popular?

De acordo com Roger Darashah, Sócio-Diretor da Latam Intersect PR, mais do que uma nova tendência, o Thought Leadership é uma ferramenta poderosa para transformar especialistas em líderes de referência, com autoridade e reputação para influenciar o setor em que atuam. “Cada vez mais pessoas estão depositando sua confiança naquilo que dizem esses líderes e como sua experiência valida a inclinação para uma linha de pensamento ou escolha de um produto ou serviço”, diz.

Atualmente, 65,4% das empresas já incluem o conceito em seu marketing de conteúdo, enquanto 29,5% planejam começar a fazê-lo em breve, de acordo com um estudo realizado pela SEMrush, no qual foram entrevistados mais de 300 especialistas em Marketing e profissionais do setor.

O Thought Leadership influencia, e é influenciado, pelos principais tomadores de decisão em todos os setores. Seus resultados se traduzem não apenas em maior reconhecimento, mas também em engajamento, leads e vendas. O mesmo estudo destacou ainda que 81,4% do conteúdo de liderança inovadora gera tráfego orgânico; 64,9% aumenta o acompanhamento e o engajamento nas redes sociais; e 47,6% gera leads e vendas reais.

Reconhecendo a necessidade de incluir o Thought Leadership como parte essencial das estratégias de negócios, a Latam Intersect PR – empresa de relações públicas especializada em campanhas corporativas e de consumidores para clientes em toda a região da América Latina – criou uma nova área para atender empresários, empreendedores e gestores seniores, que buscam se tornar líderes influentes em suas respectivas áreas.

Nossa proposta de trabalho traz ações práticas e dados importantes para ajudar os líderes latino-americanos a aproveitar esta oportunidade e se destacar no mercado global, assim como temos feito com diversos clientes da Latam Intersect em toda a região”, explica Darashah. “Queremos dar oportunidade a profissionais com experiências relevantes e que queiram compartilhá-las com o mercado, bem como se posicionar nos seus segmentos de trabalho e atuação como uma autoridade no assunto”, complementa.

O executivo também levantou alguns pontos importantes a ter em conta na hora de propor uma estratégia de Thought Leadership:

 

1. Defina seu público, mensagem e estilo: A primeira coisa que você deve fazer é definir com quem deseja falar, qual será sua abordagem de comunicação e o tom que irá diferenciá-lo no setor.

2. Esteja ciente do impacto sobre os tomadores de decisão: O conteúdo de Thought Leadership está influenciando muito os compradores e afetando significativamente suas decisões de escolha, portanto, grande parte da sua mensagem deve ser voltada para esse público.

3. Combine diferentes formatos: A variedade com que o conteúdo é apresentado é extremamente relevante para manter a atenção e atingir públicos maiores.

4. Gere conteúdo exclusivo e valioso para assinantes: Desenvolva guias com materiais exclusivos que levem seu público a deixar seus dados para baixá-los gratuitamente, mas que também os leve a fidelizar ainda mais seu conteúdo.

5. Separe sua estratégia entre clientes atuais e potenciais: Thought Leadership é tão poderoso que não serve apenas para fidelizar o cliente, mas também pode impactar os clientes de seus concorrentes, fazendo-os duvidar de suas preferências atuais e ficar inclinados a mudar para seus produtos/serviços.

6. Adapte o conteúdo para cada plataforma: Seja esperto na hora de escolher o meio pelo qual deseja comunicar cada mensagem. Alguns são mais adequados para uma rede social, enquanto outros têm todo o potencial para serem colocados em um meio de comunicação. Não tenha medo de ampliar sua exposição para além do seu público atual.

 

O Thought Leadership não só melhora a percepção de uma marca ou de um líder, mas também busca gerar materiais valiosos para diferentes públicos, que não seriam possíveis de obter por meio de outras fontes ou recursos.

Mais do que criar conteúdo de valor, é essencial que haja uma estratégia bem pensada e sincronizada por trás de cada líder inovador. A partir da Latam Intersect, nossos clientes conseguiram ir além de suas fronteiras locais e se conectar com outros parceiros de negócios, de forma natural”, afirma Roger Darashah. “Isso faz parte do poder do Thought Leadership que vamos replicar nesta nova área, criada para atender profissionais independentes e líderes dentro das organizações”, finaliza o executivo.