Divulgação
Claudia leite, Chief Purpose Officer da HILO Estratégia e Propósito e a jornalista Rose Campos são as convidadas dessa semana no Comunicação SA
De acordo com o Anuário Coop 2022, da OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras, até 2021, havia um total de 4.880 cooperativas registradas no País, com mais de 18 milhões de cooperados, ou seja 8% da população brasileira. Atuando em diferentes segmentos de mercado, esse modelo de negócio vem incorporando, cada vez mais, os pilares de ESG em seus processos de gestão que se reflete em ganhos em escala, tecnologia, cadeia produtiva e sustentabilidade do negócio. E para falar sobre o assunto, o Comunicação S/A recebe Claudia Leite, Chief Purpose Officer, na HILO Estratégia e Propósito, e Embaixadora no movimento Capitalismo Consciente e Mentora no Movimento Todos a Uma Só Voz.
A entrevista, conduzida por Marco Antonio Rossi, também contou com a participação da jornalista Rose Campos. Juntas, Rose e Claudia, que integraram o quadro de jurados do prêmio "Prospera Cop”, exploram o cenário atual, os desafios e oportunidades da adoção dos pilares de sustentabilidade, governança e responsabilidade social nesse modelo de negócio. A premiação demonstra a crescente conscientização e implementação de práticas ESG dentro do setor cooperativista, tópicos citados por Leite. "[...] Hoje nós temos sete segmentos de cooperativas e cada uma delas num setor específico. Fazendo esse recorte do cooperativismo de crédito, eu já trago uma uma frase que eu gosto bastante e que define o que é: 'uma ferramenta para que a gente possa democratizar o acesso a serviços financeiros no nosso país'. E quando falamos 'todo o mundo', nós temos quase 88.000 cooperativas de crédito em cerca de 120 países, conforme dados do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito e no Brasil nós temos 799 cooperativas financeiras em 3080 municípios.", afirmou.
Já Rose Campos, quando questionada sobre a imagem do Brasil no cenário internacional afirma que somos fortes pelo nosso senso de comunidade. "O Brasil acaba se fortalecendo, porque dois trabalhos que nós vimos na questão de Meio Ambiente nós chegamos até a ter participações internacionais, então o País sempre foi bem visto nessa questão das corporativas, de se trabalhar em grupo. Eu acho que talvez nós é que perdemos um pouco essa visão de mundo, de ver o quanto nós somos engajados, o quanto nós temos uma rapidez de fazer alguns engajamentos. E quando a gente fala do cooperativismo nós estamos falando em mobilizar pessoas para um foco, para uma ação.", concluiu.
A ONU reconhece o papel vital das cooperativas no desenvolvimento das comunidades e 2025 é o Ano Internacional das Cooperativas de Crédito. Além disso, a cultura colaborativa e a responsabilidade coletiva das cooperativas facilitam a integração dos pilares ESG, que já são parte da sua essência, tópico também abordado no bate-papo.
Confira a entrevista na íntegra acessando o canal no YouTube da Mega Brasil e também ouça no Spotify. O Comunicação S/A tem episódios inéditos todas as quartas-feiras, às 14h, na Rádio Mega Brasil Online, além de reprises diárias, no mesmo horário.