Logo Logo Logo Logo Logo

Sustentabilidade na bolsa

A Toyota do Brasil acaba de entregar 550 kits sustentáveis para os atletas paralímpicos que irão representar o Brasil em Paris 2024. A cerimônia, realizada na sede do Comitê Paralímpico em São Paulo, simboliza a parceria entre a Toyota, o Comitê Paralímpico Brasileiro e o Projeto ReTornar. O projeto visa combinar utilidade e sustentabilidade, fornecendo bolsas, pochetes e necessaires projetadas para otimizar a rotina dos atletas e destacar a importância da economia circular.

Divulgação Toyota

Foram 550 kits que utilizam resíduos como airbags, tecidos automotivos, uniformes e cintos de segurança, como matérias-primas em sua confecção

A Toyota do Brasil realizou a entrega simbólica de 550 kits, que incluem bolsas, pochetes e necessaires, para os atletas que representarão o Brasil nos Jogos Paralímpicos Paris 2024. O evento ocorreu dia 12 de agosto, na sede do Comitê Paralímpico em São Paulo, antes do embarque dos atletas para a competição. Esta iniciativa é fruto da colaboração entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a Toyota e o Projeto ReTornar, e visa transformar a necessidade em utilidade e sustentabilidade, criando materiais essenciais para a rotina dos atletas.

Os itens, projetados por Lucas Julião, atleta de esgrima em cadeira de rodas e designer do CPB, foram elaborados com a colaboração dos grupos de costura de Indaiatuba (Cooperativa Uni Arte Costura) e Sorocaba (Associação Social Comunidade de Amor - ASCA). Essas bolsas, pochetes e necessaires foram desenvolvidas para garantir praticidade e funcionalidade durante os Jogos, e a parceria com a Toyota e o CPB promove não apenas a eficiência dos atletas, mas também a sustentabilidade e a responsabilidade social. 

Para Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, o investimento de patrocinadores vai muito além do simples apoio monetário. “Ele representa a crença no potencial dos atletas com deficiência e na importância do esporte como uma ferramenta de inclusão e transformação social. Assim, damos as melhores condições de treinamento, equipamentos de última geração e a oportunidade de mostrar todo o potencial das pessoas com deficiência”, conclui o ex-atleta, eleito melhor jogador do mundo de futebol de cegos, bicampeão paralímpico (Atenas 2004 e Pequim 2008) e presidente do CPB desde 2017.

A cerimônia também reforça o compromisso da Toyota com a economia circular, destacando práticas sustentáveis, a reciclagem de materiais, e gerando renda para costureiras, além de ter já reutilizado mais de 24 toneladas de resíduos. O ReTornar é uma parte fundamental desse esforço, simbolizando a união da sustentabilidade com a promoção do esporte. 

Para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, a Toyota fornecerá soluções de mobilidade sustentável para atletas, oficiais, voluntários e espectadores, alinhando-se aos valores de inclusividade e mobilidade para todos. Entre as soluções oferecidas estão puxadores de cadeira de rodas elétricos, veículos de transporte acessíveis e veículos elétricos com bateria acessível para cadeiras de rodas. Esses produtos visam facilitar o movimento e garantir um evento mais inclusivo e acessível, promovendo a visão da Toyota de “Mobilidade para Todos”.