Logo Logo Logo Logo Logo

Diversidade à flor da pele

Beiersdorf, empresa detentora das marcas NIVEA e Eurecin, é a mais nova integrante da Iniciativa Empresarial Pela Igualdade Racial. O compromisso público foi firmado durante um evento de celebração pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, em 25 de julho, e ratificou o compromisso da marca global de cuidados com a pele com a Diversidade

Divulgação

Como parte da agenda oficial, Ana Bógus, Presidente da Beiersdorf Brasil, e Raphael Vicente, Diretor Geral da Iniciativa Empresarial Pela Igualdade Racial, assinaram o pacto de integração da companhia ao movimento e debateram sobre a importância do setor privado para a promoção de uma sociedade com mais oportunidades

A Beiersdorf, empresa global de cuidados com a pele detentora das marcas NIVEA e Eurecin, é a mais nova integrante da Iniciativa Empresarial Pela Igualdade Racial, movimento que reúne mais de 60 das maiores empresas e instituições brasileiras comprometidas com a promoção da inclusão racial e a superação do racismo estrutural no País por meio de uma série de ações estratégicas. Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a taxa de desocupação das pessoas negras é sistematicamente maior do que dos demais trabalhadores, pois, embora representem 56,1% da população em idade de trabalhar correspondem a mais da metade dos desocupados (65,1%).

Diante disso, a Iniciativa Empresarial Pela Igualdade Racial se baseia em pilares estruturais e ações propositivas, pautados em planejamento estratégico, gerenciamento e mensuração, além de ações de amplo impacto. O movimento visa promover a diversidade étnico-racial com objetivos e metas definidos e institucionalizados, para o desenvolvimento de um ambiente corporativo diverso e plural, e a superação do racismo, discriminação e preconceito no mercado de trabalho.

Integrar a Iniciativa Empresarial Pela Igualdade Racial reforça nosso compromisso com a promoção da Diversidade e Inclusão no ambiente de trabalho e na sociedade em geral. Ao adotar metas específicas e focar na implementação de ações concretas para combater o racismo estrutural, enriquecemos a nossa cultura organizacional trazendo mais criatividade e eficiência para todas as áreas da empresa”, afirma Ana Bógus, Presidente da Beiersdorf Brasil.

Vale ressaltar que 25% do quadro de pessoas colaboradoras da Beiersdorf é composto por negros e pardos, e há um compromisso de que o efetivo seja de 30% até o final de 2025. Além disso, de todas as contratações realizadas em 2024, um terço foram de pessoas negras, pois as vagas têm um olhar para diversidade, havendo uma intencionalidade da companhia nas posições que são abertas ao endereçar os recortes de gênero, raça, LGBT+ e PCDs.

Somos movidos pelo cuidado em tudo o que fazemos e acreditamos que a Diversidade molda um espaço ainda mais potente e inovador. Por isso celebramos as diferenças, promovendo um ambiente colaborativo e pautado no respeito mútuo”, reforça Juan Pablo Leymarie, Diretor de RH da Beiersdorf Brasil.

 

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Em 25 de julho de 1992, foi realizado em Santo Domingo, na República Dominicana, o 1º Encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas. Além de propor a união entre essas mulheres, o encontro também visava denunciar o racismo e o machismo enfrentados por mulheres negras, não só nas Américas, mas ao redor do mundo. Tamanha foi sua importância que, após a reunião, ainda em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu o dia 25 de julho como o “Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha”. Em nível nacional, ficou estabelecida pela Lei 12.987/2014 a mesma data como o “Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra”, reconhecendo os feitos da grande líder do Quilombo Quariterê.

E para marcar a entrada no movimento e celebrar o “Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha”, a Beiersdorf realizou um evento destinado às pessoas colaboradoras para debater sobre assuntos relacionados à cultura e às tradições, promovendo reflexões acerca da diversidade étnico-racial das pessoas negras na sociedade e no mercado de trabalho.

O evento, uma iniciativa do grupo de afinidade “Abrace nossa Cor” – coletivo formado por colaboradoras que compartilham interesses em comum para dialogar sobre transformações positivas na companhia – foi mediado por Ana Campos, Analista de Marketing da Eurecin, e contou com as presenças de Gilma Vieira, Coordenadora de Projetos na Preta Hub; Viviane Elias, C-Level e board member especialista em Governança Corporativa; Juliana Junqueira, Gerente Sênior de Marketing da categoria “Body” de NIVEA; e Tatiana Pio, Coordenadora Administrativa da Iniciativa Empresarial Pela Igualdade Racial.   

Como parte da agenda oficial, Ana Bógus e Raphael Vicente, Diretor Geral da Iniciativa Empresarial Pela Igualdade Racial, assinaram o pacto de integração da companhia ao movimento e debateram sobre a importância do setor privado para a promoção de uma sociedade com mais oportunidades.

Os líderes enxergam o mercado de trabalho como uma ferramenta para o empoderamento das pessoas negras. Além disso, o acesso à oportunidades de trabalho equitativas possibilita a ascensão social e o combate à estereótipos.