Logo Logo Logo Logo Logo

"Tem tempo? Tempo tem!"

O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) lança a campanha digital "Tem tempo? Tem tempo!", em parceria com a agência XCOM, para combater a desinformação nas plataformas digitais. A iniciativa visa promover a integridade da informação e conscientizar a população sobre a responsabilidade ao compartilhar conteúdos online, especialmente durante o processo eleitoral.

Divulgação

A campanha "Tem tempo? Tempo tem!" promove a verificação de informações e combate à desinformação e disseminação de informações falsas nas redes sociais

O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) acaba de lançar a campanha digital "Tem tempo? Tempo tem!", uma iniciativa criada em colaboração com a agência XCOM. O objetivo é promover a integridade da informação e combater a disseminação de desinformação nas plataformas digitais, um problema comum nas redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas.

“Sabemos que notícias falsas podem ter um impacto significativo no processo eleitoral, influenciando a opinião pública e deslegitimando os resultados das eleições. Por isso, a campanha promove a integridade da informação e a responsabilidade digital, especialmente em tempos de alto volume de informação consumida por diversos meios”, explica Viviana Toletti, CEO da XCOM.

Diêgo Lôbo, diretor interino do UNIC Rio afirma que a missão central da organização é promover o entendimento sobre o trabalho e os objetivos da ONU, alcançando diversos setores da sociedade e se diz feliz com a parceria com a agência. “Estamos muito animados com esta parceria, que faz parte de nossos esforços para romper o ciclo da desinformação, combater as consequências nefastas da disseminação de informações falsas e apoiar iniciativas de fortalecimento da integridade da informação, uma prioridade da ONU em todo o mundo”, completa.

Estudos recentes do Poynter Institute, em parceria com o Google, mostram que 4 em cada 10 pessoas afirmam receber notícias falsas diariamente. Além disso, 43% dos brasileiros já compartilharam conteúdos que posteriormente perceberam ser fake news. Jovens da Geração Z (18 a 25 anos) são os mais propensos a admitir o envio de notícias falsas. Durante a campanha eleitoral de 2022, a média diária de mensagens falsas nas plataformas digitais cresceu significativamente, de acordo com pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A campanha "Tem tempo? Tempo tem!", com o conceito criativo da XCOM, busca educar e conscientizar a população a refletir sobre a veracidade das informações antes de compartilhá-las, promovendo a responsabilidade digital em todas as faixas etárias.