Logo Logo Logo Logo Logo

Forjando um planeta melhor

A Gerdau reafirma seu compromisso com a sustentabilidade ao conquistar, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol. O reconhecimento atesta a transparência e a precisão do inventário de emissões de gases de efeito estufa da companhia, que segue implementando práticas inovadoras para reduzir suas emissões e fortalecer sua liderança no setor de aço.

Divulgação

Companhia recebe novo reconhecimento por suas práticas de gestão de emissões de gases de efeito estufa

A Gerdau, maior produtora brasileira de aço, conquistou pela segunda vez consecutiva o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, reconhecimento concedido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Esse selo atesta a mais alta qualificação e transparência no inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) da empresa, referente ao ciclo de 2024. O reconhecimento, de alcance nacional e internacional, valida a confiabilidade dos dados de emissões nos escopos 1, 2 e 3 da companhia, obtidos de forma voluntária por meio do Registro Público de Emissões (RPE).

Entre as iniciativas que garantiram essa conquista à Gerdau, destaca-se o monitoramento online das emissões na unidade de Ouro Branco (MG), realizado na central termoelétrica, além do acompanhamento diário na coqueria e no setor de carboquímicos, incluindo os altos-fornos. A unidade, maior planta de produção de aço da companhia no mundo, também implementou uma iniciativa pioneira de uso de biomassa de eucalipto e casca de serragem como combustível, reduzindo o consumo de carvão mineral e evitando a emissão de mais de 90 mil tCO₂e em 2023.

Com uma média de intensidade de emissão de GEE de 0,91 tCO₂e por tonelada de aço, cerca de 50% abaixo da média global do setor, a Gerdau se compromete a reduzir suas emissões para 0,82 tCO₂e por tonelada de aço até 2031. O inventário da companhia, verificado por uma empresa independente e avaliado pelo Programa Brasileiro GHG Protocol, reafirma o compromisso da Gerdau com a gestão ambiental e a construção de um futuro mais sustentável.