Divulgação
"Quando recebemos o briefing da campanha, logo pensamos em aliar o charme do biquinho da pronúncia francesa ao espírito jovem do beijinho nas redes sociais. Acreditamos que essa aproximação com a realidade do público possa gerar de fato o interesse na francofonia e em toda a cultura em que ela está envolvida.", diz Talita Benegra, head de digital e inovação da XCOM.
A XCOM foi escolhida pela Embaixada da França, Aliança Francesa e Federação Brasileira de Professores de Francês para liderar a campanha "Faz o biquinho e parle français". O objetivo é aumentar o número de falantes e estudantes de francês no Brasil, tornando a língua mais atraente e destacando a diversidade da francofonia. A campanha é direcionada a estudantes e colaboradores de empresas francesas e multinacionais.
Para alcançar esse público, a XCOM utilizará marketing de influência, ações estratégicas e uma forte presença digital, incluindo um novo hotsite, peças para redes sociais, SAC 2.0 e Social Listening. A ideia criativa da campanha associa o charme da pronúncia francesa ao toque jovial das redes sociais, o que, segundo Talita Benegra, head de digital e inovação da XCOM, pode despertar o interesse pela língua e pela cultura francófona.
Segundo a Organização Internacional da Francofonia (OIF), o francês é falado por 321 milhões de pessoas em 88 países. No Brasil, há 650 mil falantes e 150 mil estudantes da língua. Com o conceito da campanha definido, a XCOM agora se prepara para executar um projeto de digital 360º, como destaca Viviana Toletti, CEO da agência.