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Da transparência à transformação

A 27ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas trouxe para o Primeiro Painel deste ano um debate acerca do papel da comunicação integrada na construção de diálogos com stakeholders. O Congresso acontece nos dias 29 e 30 de agosto, na Unibes Cultural, em São Paulo.

Fabio Salles

Da esq. para dir.: Ricardo Torreglosa, Mariana Kochi Arab e Joao Sabino.

A 27ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas da Mega Brasil Comunicação começou! Entre hoje (29) e amanhã (30), a Unibes Cultural, em São Paulo, será palco do maior Congresso de Comunicação Corporativa do País, com uma programação composta por oito mesas redondas e dois eventos satélites, trazendo, novamente, conteúdos com temas de impacto na sociedade e fortemente presentes nas pautas diárias das empresas.

E dando continuidade ao evento, tivemos o Painel 1, que teve como tema central “O papel de uma comunicação integrada e transversal na construção de diálogos com stakeholders”. O bate papo trouxe uma discussão a gestão eficaz das relações públicas e a comunicação estratégica tornaram-se elementos cruciais para organizações que desejam construir e manter diálogos frutíferos com seus stakeholders.

A abordagem de public affairs, ou assuntos públicos, transcende as práticas tradicionais de comunicação, enfatizando a importância de uma comunicação integrada e transversal na construção de relacionamentos sólidos e duradouros. Em um ambiente público cada vez mais complexo e dinâmico, a eficácia da comunicação é a base para a construção de relações sólidas e duradouras, além de garantir a coerência, a transparência e a participação ativa dos diversos públicos envolvidos. Uma comunicação integrada implica a harmonia de todas as formas de comunicação de uma organização, desde a publicidade até as relações públicas e a comunicação interna. Essa integração assegura que todas as mensagens sejam consistentes, coesas e alinhadas aos objetivos estratégicos da organização.

Ricardo Torreglosa, líder há dois anos e meio na área responsável pela elaboração de estratégias integradas de Public Affairs na Prospectiva deu início ao painel, compartilhando sua experiência dentro do mercado antes de introduzir os convidados. "A estratégia precisa ser algo clara, o mais objetivo possível", disse ele, ao compartilhar um conselho recebido por um colega de trabalho. "Você precisa fazer algo tão didático e assertivo que tanto uma criança quanto um parlamentar consiga entender", concluiu.  

Em seguida, a palavra foi passada para Mariana Kochi Arab, Head Public Affair da Danone. A executiva, que é formada pela FMU (SP), com especialização em Advocacy e Relações Governamentais pela FGV (SP) reforçou que uma comunicação aberta e honesta ajuda a construir um relacionamento melhor com stakeholders e clientes, e afirma que transparência e autenticidade são fundamentais dentro do mercado. "É preciso entender cada projeto individualmente, cada situação onde eu posso dar meu melhor", compartilhou Mariana. "Se é algo legítimo, você consegue levar para frente", disse. 

Joao Sabino, Diretor Sênior de Politicas Públicas do IFood, deu sequência às apresentações, ressaltando a importância da comunicação interna para alcançar bons resultados. O executivo disse que todas as comunicações da organização devem estar em sincronia com seus valores e objetivos estratégicos. Isso garante que a mensagem transmitida seja consistente e coesa, evitando confusões e mal-entendidos. "Comunicação para imprensa, redes sociais, não é a mesma coisa que uma comunicação com o objetivo de adquirir vendas e fidelizar clientes, são coisas bem diferentes. Por isso, é muito importante que tenha essa divisão e essa troca contínua entre os dois setores", concluiu. 

Algo que todos concordaram e salientaram é em relação à importância da transparência e assertividade da área de public affairs. A adoção dessas práticas resulta em vários benefícios significativos, entre eles, o fortalecimento da reputação. Uma comunicação consistente e sincera contribui para a construção de uma reputação sólida e confiável, essencial para o sucesso a longo prazo.

A 27ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas tem como tema central “O novo patamar da Comunicação Corporativa no Brasil: Avanços, Desafios e Tendências”. O evento acontece entre os dias 29 e 30 de agosto, na Unibes Cultural, em São Paulo.

Para mais informações, acesse a nossa programação neste link.