Há 50 anos, a Aberje tem chamado a atenção de dirigentes de negócios e de instituições para a necessidade de administrarem as suas atividades além dos produtos e das
atividades de mercado. Mais do que isso, a Aberje tem destacado a necessidade de promover a educação em comunicação não só para os fins relacionados às vivências no mundo do trabalho, mas também para as convivências no âmbito da sociedade, principalmente em suas comunidades e famílias.
Esse enfoque baseado na tradição social tem-se atualizado com a ampliação exponencial da circulação da informação pelas tecnologias digitais e pela consolidação da democracia em nosso País. O que era familiar e comunitário transformou-se em redes de relacionamento de todo tipo, trazendo com isso benefícios e problemas. Entre eles, a democratização da informação, a circulação de inúmeros pontos de vista e, como contraponto, coisas como as radicalizações das falas, a epidemia das notícias falsas,a sobrecarga informacional, o estresse diante de tanta notícia e o déficit de atenção.
É conhecido pelos comunicadores que nos últimos anos a Aberje tem-se posicionado, investido – muitas vezes com recursos advindos apenas de sua atividade empreendedora – e trabalhado para ser um think tank nacional e internacional da comunicação. E para queisso ultrapassasse o campo da retórica, a instituição
tem promovido de forma constante pesquisas, publicações e todo o tipo de encontros e interações sobre o que se pensa e o que se faz em comunicação.
No contexto da maior crise econômica de toda a história brasileira, com os conhecidos desdobramentos políticos e éticos, a Aberje não interrompeu as suas ações, com o objetivo de promover a comunicação empresarial e os comunicadores (advocacy), reforçou sua atuação em formação e educação em comunicação, além das atividades no campo da gestão de conhecimento e conteúdo da área.
Orientada por uma política de internacionalização, é destacável a participação da Aberje, em nível decisório, em entidades internacionais tais como a Global Alliance, a Arthur Page Society, a Fundacom, com as quais está desenvolvendo projetos e pesquisas globais. Ambiente de ação global ativado por participações presenciais nos fóruns acadêmicos e profissionais de todo o mundo e por sua newsletter internacional, a BrPr News, em inglês, veiculada em mais de 160 países. Internacionalização implementada nos últimos dez anos, com a realização de 18 Brazilian Corporate Communications Days, sempre com o objetivo de promover a excelência das ações
comunicacionais produzidas no âmbito das empresas que atuam no Brasil, trabalhando temas como governança corporativa, compliance, dentre outros que também são importantes para a reconstrução da narrativa brasileira no mundo, hoje abalada pelas crises econômica e política que o País atravessa.
Na vertente de advocacy da comunicação, a Aberje tem trabalhado a importância da comunicação como interface fundamental para a excelência de áreas como Relações Públicas, Relações Governamentais, Recursos Humanos, Relações com Investidores,Compliance, dentre outras. O que tem sido feito por intermédio principalmente de conteúdos especiais veiculados em importantes órgãos da imprensa brasileira e em suas próprias mídias, como a Revista da Comunicação Empresarial, que chegou ao seu número 100, e sua plataforma digital (aberje.com.br). Vale a pena lembrar que o Valor Setorial Comunicação Corporativa, projeto conjunto entre o jornal Valor
Econômico e a Aberje, chega em 2017 ao seu décimo ano de realização. Essa publicação especial debate e registra as boas práticas da comunicação de empresas
e tem como público o empresariado das maiores organizações que atuam no Brasil.
No campo da difusão de conhecimento, o braço editorial da Aberje chegou, em 2016, à marca de 34 títulos publicados. Este ano, lançou o livro Gestão da Reputação, com a participação de 23 autores, e projeta a publicação de mais dois títulos. Todas essas publicações são enviadas gratuitamente para todos os nossos associados e para as principais bibliotecas universitárias do País.
Pensando no papel social e na responsabilidade histórica que a comunicação empresarial e seus comunicadores têm em relação ao País e à sociedade,a Aberje tem escolhido um tema do ano para guiar suas principais ações. A força da comunicação no desenvolvimento com integridade é o tema de 2017.O lançamento foi em abril, no Rio de Janeiro, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), reunindo representantes da comunicação e do desenvolvimento para debater o trinômio Comunicação, desenvolvimento e integridade. A evolução dessas discussões acontecerá durante o ano nos capítulos que a Aberje tem em todas as
regiões brasileiras.
Outra iniciativa que se destaca é a criação do LiderCom, uma instância estratégica da associação, integrada por líderes da comunicação empresarial e destinada a ser um fórum de discussões de grandes temas que afetam a profissão, além de desenvolver relacionamentos intersetoriais, importantes para as atividades e para desenvolvimento de políticas para o setor. Entre os temas discutidos pelo grupo durante 2016 estiveram as relações entre as direções de Comunicação e os centros de decisão empresariais e institucionais.
A Aberje, a partir de sua história de 50 anos e da sua extensa agenda atual, entende que, mais do que nunca, a comunicação empresarial pode e deve contribuir para que o Brasil supere a crise econômica, política e moral, trabalhando dentro de padrões técnicos, éticos e estéticos inegociáveis. Contamos com você!