Logo Logo Logo Logo Logo

Conselho repaginado

ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos apresenta Luiz Marinello (foto) como o novo Presidente do Conselho Científico-Tecnológico (CCT). O executivo chega para compor a bancada de conselheiros da entidade, em substituição a Sérgio Gonçalves, e, além dele, Luciana Galvão, representante do Senai Biotecnologia, se junta ao grupo para somar conhecimento

Divulgação

Luiz Marinello assume a presidência do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC, enquanto Luciana dos Santos Galvão chega para somar conhecimento ao Grupo

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) nomeou Luiz Marinello à presidência do Conselho Científico-Tecnológico (CCT) da entidade. Além dele, Luciana dos Santos Galvão, representante do Senai Biotecnologia, chega para somar conhecimento ao grupo, que passa a contar com 26 membros.

Como o novo Presidente da ABIHPEC, Luiz Marinello substitui Sérgio Gonçalves, que esteve à frente do CCT da entidade por duas gestões consecutivas, totalizando quatro anos de dedicação. Profissional com mais de 20 anos de experiência no setor de HPPC e mestre pela FIA, Gonçalves atualmente é Diretor da K4R Consulting e, ao longo da carreira, já teve passagens por empresas como Chemyunion e Croda. Durante sua gestão, o executivo promoveu avanços na diversidade e multiplicidade de perspectivas dentro do Conselho Científico-Tecnológico. Sob sua liderança, o CCT se tornou mais inclusivo, incorporando uma gama diversificada de vozes e experiências em diferentes áreas do conhecimento. Além disso, foi responsável pelo início das discussões a partir da perspectiva de inovação, para temas como mudanças climáticas e o uso da biotecnologia no setor, e por promover reflexões sobre os seus impactos no setor.

Marinello, por sua vez, é sócio da Marinello Advogados e mestre em Direito pela PUC-SP. É professor de Propriedade Intelectual em diversas instituições, como ESA/SP, INSPER e FASIG, além de coordenar a Comissão de Estudos de Indicações Geográficas da ABPI e a coluna “Direito & Inovação” da Revista da Associação Paulista da Propriedade Intelectual. Com uma vasta experiência no campo jurídico, especialmente em inovação, também teve passagens por grandes empresas, como Natura S.A., e possui diversas obras e artigos publicados.

O executivo assume o novo posto com o desafio de dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Gonçalves, além de ter a missão de acelerar a inovação e ampliar a competitividade no setor de HPPC. Sua gestão, que terá a duração de dois anos, promete seguir com o compromisso de manter o CCT da ABIHPEC na vanguarda das discussões sobre inovação, ciência e tecnologia, impulsionando ainda mais o desenvolvimento da indústria de HPPC.

Com sua vasta experiência, tendo liderado diversos projetos envolvendo inovação, bioinovação, proteção por patentes, direitos de propriedade intelectual, blended-finance, deeptechs e inovação aberta, Marinello vem enriquecer o debate no Conselho, oferecendo uma abordagem atual, sustentável e inclusiva, alinhada com as mais recentes necessidades da indústria.

Já Luciana Galvão, é doutora em Engenharia de Materiais pela Poli-USP, mestre em Processos Industriais e graduada em Produção pela FATEC-SP. Foi pesquisadora e Gerente de Negócios no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, onde atuou em projetos de PD&I nas áreas de Química, Biotecnologia e Engenharia de Materiais por 15 anos. Ela também foi responsável pela coordenação, validação e submissão de projetos multidisciplinares, contemplando a estruturação técnica, econômica e financeira usando fomentos como Embrapii, Finep, entre outros.

Luciana também conduziu e implementou um programa de inovação para aceleração tecnológica de startups de base científica nas áreas de Biotecnologia e Inteligência Artificial. Atualmente, ela é Coordenadora de Relacionamento com a Indústria no Senai Biotecnologia, onde atua no desenvolvimento de projetos educacionais customizados B2B. Sua chegada ao Conselho da ABIHPEC trará uma nova perspectiva e expertise, especialmente nas áreas de PD&I e inovação tecnológica, contribuindo significativamente para o avanço e competitividade do setor de HPPC.