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A voz viva da Vivo

A Vivo avança em sua estratégia de comunicação ao lançar uma nova fase do programa Vivo Creators. Agora, além de fortalecer a comunicação interna, colaboradores atuarão como influenciadores externos nas redes sociais, difundindo as mensagens da empresa sob a ótica de quem vive o dia a dia da organização.

Divulgação

“O programa Vivo Creators está alinhado à estratégia da empresa. O conteúdo criado por estes colaboradores gera engajamento natural das pessoas por ser mais espontâneo e horizontal, de pessoas para pessoas. Em 2023, o time de Vivo Creators Internos atuou em 80 temas, gerando 326 posts, que ajudaram a reforçar as mensagens-chave da Vivo. Agora externamente, vamos ampliar nosso alcance. Afinal, não há barreiras quando falamos em comunicação interna e externa”, destaca Leandro de Freitas, Diretor de Comunicação Corporativa da Vivo.

Desde 2020, a Vivo vem potencializando sua comunicação interna por meio dos influenciadores internos. Agora, o programa Vivo Creators dá um passo adiante: colaboradores também atuarão como influenciadores externos, compartilhando mensagens da empresa em seus próprios perfis no Instagram e LinkedIn. A seleção dos Vivo Creators Externos envolveu um processo interno que considerou habilidades de comunicação, curiosidade e criatividade, além da avaliação dos perfis nas redes sociais. Dos 169 inscritos, dez profissionais foram escolhidos para se juntar aos 30 Vivo Creators Internos, que se dedicam exclusivamente à comunicação interna.

O programa busca não apenas reconhecer colaboradores naturalmente influentes, mas também ampliar a diversidade de vozes na empresa. Os Vivo Creators representam diversos perfis de atuação (administrativo, call center, campo e lojas), regiões do país e aspectos de diversidade, incluindo 50% de gênero feminino e masculino, 45% de pretos e pardos, mais de 30% de auto declarantes LGBTI+, e 3% de Pessoas com Deficiência. Essa diversidade enriquece a comunicação, com cada influenciador trazendo sua perspectiva única para as mensagens da empresa. 

A estratégia do Vivo Creators é baseada em gamificação: os colaboradores selecionados precisam cumprir um número mínimo de atividades para permanecer no grupo, recebendo em troca cursos e experiências exclusivas. Eles já participaram de eventos como o Lollapalooza, a parada do Orgulho LGBTI+ de São Paulo e a festa São João Danado de Bom, em Caruaru. Além de contribuir para a comunicação da Vivo, o programa ajuda no desenvolvimento de soft skills; em um mapeamento realizado em 2024, 99% dos participantes destacaram a criatividade como uma das principais habilidades desenvolvidas, seguida por comunicação assertiva, curiosidade, storytelling e planejamento. O sucesso do programa é reconhecido no mercado: a Vivo foi premiada como uma das Melhores Empresas que se Comunicam com Colaboradores e, em 2024, está entre as três melhores nessa categoria.