Da comunicação do primeiro caso de Covi-19, em dezembro de 2019, até o início de março deste ano a busca por conteúdo na internet registrou crescimento na América Latina
Desde o início do surto do coronavirus, no final de dezembro de 2019, as visitas aos veículos digitais de imprensa mais relevantes cresceram 46% na América Latina. O interesse em ter informações verificadas e conteúdo produzido por profissionais foi identificado nos seis países pesquisados – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru – no período que vai de dezembro de 2019 até fevereiro deste ano.
No Brasil, a visita à categoria “notícias” aumentou 84% e o tópico de saúde teve um crescimento de 456% desde fevereiro. A Argentina é o país com o maior aumento no consumo de notícias registrando um crescimento de 186%. No Brasil e no México as visitas a conteúdos relacionados a bens de consumo dobraram, assim como no Peru e Argentina, onde o consumo de informações sobre alimentos cresceu 100%
O estudo, batizado de Análise de Tendências de Tráfego e Consumo de Conteúdo na América Latina, foi realizado pela Teads, uma plataforma global de mídia que reúne mais de 3 mil veículos em todo o mundo, incluindo os de maior evidência de cada país. O relatório faz uma análise precisa das preferências das pessoas ao buscar informações no ambiente online e tem como base o comportamento dos 251 milhões de usuários latino-americanos que visitam os sites integrados à plataforma da Teads em todo o mundo.
De acordo com a análise, nos últimos três meses, as visitas aos principais portais profissionais de notícia, nos seis países pesquisados, cresceram 46%. No Brasil, este crescimento foi de 24%. “Em contextos como o atual, os canais digitais de confiança ganham mais protagonismo do que nunca e é notável como as pessoas se voltam ainda mais a essas fontes. O consumidor está ciente da confusão que a proliferação das ‘fake news’ gerou e busca se informar por veículos editoriais de qualidade com conteúdo verificado, confiável e produzido por profissionais”, ressalta Fabricio Proti, Diretor Executivo da Teads, no Brasil.
Tendências em números
A Argentina é o país que registrou o maior aumento no tráfego de visitas desde o final de dezembro. Lá, o crescimento foi da ordem de 126%, seguida pelo Peru com 80%, Colômbia 60%, México 33% e Brasil 24%. O Chile, por sua vez, tem um aumento de 15%, em comparação com os primeiros dias de janeiro. Quanto aos temas mais procurados, embora haja um aumento acentuado, e até certo ponto lógico, do interesse por questões de saúde, tópicos relacionados a política, economia, finanças, compras online, viagens, moda e beleza ajudaram a impulsionar o tráfego de visitantes.
No Brasil, o tópico de saúde teve um crescimento de 456% desde o início de fevereiro, sendo que a maior crescente aconteceu após o período de carnaval. O interesse sobre Política e Negócios também cresceu neste período com uma alta de 358% e 157% respectivamente.
Em detalhes, os conteúdos relacionados a “atualidades” compõem a categoria mais visitada com um crescimento de 186% na Argentina, 184% na Colômbia com e 133% no Peru. Enquanto isso, no Brasil e no México, as visitas a itens relacionados a bens de consumo e serviços dobraram. Tópicos relacionados a Alimentação tiveram um crescimento de 198% no Brasil e outros 94% relacionados a Filmes, já refletindo uma das consequências do período de afastamento social adotado em nosso país.
“Como era de se esperar, dentro do campo de notícias, o tópico Saúde é a categoria mais consumida, porém, artigos sobre Negócios e Política, Compras Online, Moda e Beleza, Gastronomia e Videogames têm registrado grandes aumentos nas visitas, se assemelhando à categoria Saúde em alguns países”, afirma Jessenia García, Diretora de Pesquisa & Insights da Teads América Latina. Somente no Brasil, as visitas a conteúdos sobre Videogames cresceram 155%, sobre Moda 180% e outros 123% relacionados à Beleza. A executiva ainda destaca que “essas descobertas certamente representam uma grande oportunidade para as empresas que querem divulgar suas campanhas em diferentes segmentos, afinal, os consumidores continuam buscando soluções de entretenimento, bem-estar e lazer, mesmo que em casa”.
A realização deste estudo foi possível graças à parceria que a Teads mantém com a ComScore, grupo norte-americano focado na análise da internet e fornecedor para grandes empresas, agências de publicidade e de mídia no mundo. Esta relação se dá com cerca de 90% dos 200 maiores editores da Comscore na América Latina, o que fomenta um ecossistema de jornalismo de qualidade.