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EXCLUSIVO: Nós entrevistamos Andrew McLuhan

O jornalista Renato Acciarto entrevistou com exclusividade para a Mega Brasil, Andrew McLuhan, Diretor do The McLuhan Institute e neto de Marshall McLuhan, renomado teórico da Comunicação e criador do conceito “o meio é a mensagem”. Neste encontro, McLuhan aborda as interpretações sobre o trabalho de seu avô, as redes sociais, o uso das telas e os impactos da I.A. em nosso dia-a-dia

Divulgação

Para Andrew McLuhan, “a manipulação da informação, com a chegada da Inteligência Artificial, não é um risco, é uma certeza”

Ex-guitarrista de banda de punk, artista, escritor, poeta e curador do Instituto McLuhan, Andrew McLuhan, 46 anos, se tornou um estudioso em Comunicação, um legado iniciado pelo seu avô, Marshall McLuhan, célebre teórico de mídia dos anos 1960, responsável pelo mantra da Comunicação, “o meio é a mensagem”, que traz até hoje discussões e reflexões.  Ele está no Brasil para o lançamento do livro “Brand Publishing na Prática”, do qual é responsável pelo prefácio. A publicação tem como organizador Paulo Henrique Ferreira, Diretor-Executivo da Barões Brand Publishing, editado pela Robecca&Co.  Além de São Paulo, Andrew também visitará o Rio de Janeiro e Belo Horizonte (MG), onde também fará palestras sobre “Comunidades editoriais e brand trust”.

Nesta conversa com o portal Mega Brasil, Andrew McLuhan aborda as interpretações sobre o trabalho de seu avô, as redes sociais, o uso das telas e os impactos da Inteligência Artificial em nosso dia-a-dia.

 

MB: Andrew, gostaria de saber sobre a transição midiática que você costuma abordar. É mais do que nunca um reforço, seis décadas depois da análise de seu avô, sobre o meio sendo a mensagem?

AM: É interessante quando Marshall McLuhan disse que o meio é a mensagem. Foi em uma conferência de radiodifusores em Vancouver, Canadá, e eles estavam muito preocupados com essa nova coisa chamada televisão que estava surgindo e o que isso significaria para o rádio, pois o rádio era a principal plataforma da época. A televisão era essa nova invenção que estava causando agitação; os anunciantes estavam se mudando do rádio para a televisão, o que era um grande problema. Marshall disse a eles que o meio é a mensagem para tentar tranquilizá-los de que isso não significava a morte do rádio. De fato, ainda temos rádio hoje.

O que isso significava, e o que significa hoje, é mudança. Quando surge um novo meio e uma nova tecnologia, ela substitui a tecnologia antiga, mas a tecnologia antiga ainda está conosco. Por exemplo, os livros. Hoje, há mais livros publicados do que nunca em nosso mundo. Os livros ainda estão aqui. O rádio ainda está aqui, a televisão ainda está aqui, mas a relação deles com o mundo mudou; a relação do mundo com eles mudou. Aonde as pessoas vão primeiro em busca de informações não é mais o rádio, a televisão, o jornal ou o livro. Elas vão online.

Então, Marshall McLuhan diria a mesma coisa hoje às pessoas preocupadas com a Inteligência Artificial. A Inteligência Artificial está entrando para revolucionar as coisas, e isso é o que acontece com a tecnologia. Encontraremos nosso caminho com isso, e haverá obstáculos, mas a outra razão pela qual ele disse que o meio é a mensagem foi para separar o meio do conteúdo, e as pessoas às vezes pensam que ele estava tentando dizer que o conteúdo não importa. Bem, Marshall McLuhan era um professor de inglês. Ele era um professor e amante da poesia. Ele escreveu livros. Ele estava muito preocupado com o conteúdo, mas entendia que o que mudava as pessoas, pessoal e socialmente, não era tanto o conteúdo, mas a própria tecnologia e como ela se torna parte de nossas vidas quase antes de percebermos.

 

MB: Por falar em meios, as redes sociais em geral ganharam visibilidade sem qualquer aprofundamento nos temas. Nesse contexto, qual é a sua percepção? A mensagem empobreceu e as mídias sociais impulsionaram isso? Como um meio pode ser tão forte a partir de uma mensagem, em geral, tão rasa?

AM: É engraçado, porque como poeta, eu amo palavras e linguagem, e o jeito que você disse "so shalow" (muito raso) e depois "social media" soou fantástico, muito próximo um do outro. Sim, eu nunca pensei e não acredito em coincidências. Essa é a beleza da linguagem.

Vivemos em um mundo onde essas coisas coexistem umas com as outras, e é interessante, você sabe, que os meios de comunicação têm um efeito sobre nós e sobre nossa cognição, sobre a maneira como pensamos, sobre nosso foco, nossa capacidade de focar. Torna-se muito difícil em uma era como esta manter o foco por longos períodos; isso requer uma determinação que não era necessária no passado, talvez. Mas isso não quer dizer que seja impossível.

 

MB: Ainda mais difícil com as crianças...

AM: Você ouve sobre os magnatas da tecnologia que não deixam seus filhos olharem para telefones e você pensa: "Ah, tá, tudo bem." E, você sabe, sendo parte da família da qual faço parte, sei muito bem que o americano médio, norte-americano entre 8 e 18 anos, passa mais de 12 horas por dia em telas, como eles chamam, para conteúdo não educacional. Então, a pergunta que você faz como pai é: "Quem eu quero que meus filhos sejam?"

Um tradicionalista pode pensar: "Quero que eles leiam livros, quero que sejam alfabetizados e pessoas do livro." No entanto, eles vivem no mundo de hoje, certo? E o mundo de hoje é dirigido por computadores, não por livros. Você quer que eles tenham uma carreira porque, se você quiser isso, então eles terão que estar familiarizados com computadores. Então, se você não os deixar perto das telas, se você não os deixar perto dos computadores, você fará um desserviço a eles. Essa é uma pergunta importante. É difícil saber o que fazer como pai. Estou na mesma posição que todo mundo.

 

MB: Mas uma de suas análises sobre tendência é a redução do uso das telas. Se começa a ouvir até um movimento que estimula a desconexão. Você acredita nessa possibilidade?

AM: Possibilidade? Claro. Acho que há dois fatores. Um é a tela e o outro é a conexão, e eles estão relacionados, mas não tenho certeza de que dependam um do outro. Há uma tendência interessante em novo hardware se afastando de interfaces baseadas em tela, que têm sido o padrão por mais de uma década. Você sabe, se você pensar no iPhone como o grande causador que nos colocou nesse caminho. É sempre bom ter, e é difícil, mas ter uma perspectiva histórica quando você pensa em como em um período tão curto as telas dominaram tudo.

Fui a um show com meus filhos algumas semanas atrás e foi o primeiro grande show que fui em muito tempo. E eu sabia que, quando eu costumava ir a shows quando era criança, as pessoas levantavam um isqueiro, você sabe? E agora, quando você vai a um show, todo mundo está com seus telefones levantados. E o que você vê na sua frente é como a banda no palco e depois milhões de smartphones sendo segurados e gravados, e é chocante como isso se tornou rapidamente o caso. E igualmente interessante é que agora há uma reação contra isso. Na verdade, em muitos shows, é uma tendência fazer com que as pessoas entreguem seus celulares ao entrar na sala. Eu estive em uma conferência na semana passada onde o anfitrião, no início, pediu às pessoas por sua presença total, certo? Para não estarem verificando seus telefones e enviando mensagens, fotos, o que quer que seja, mas para estarem presentes no momento. Portanto, definitivamente, há uma reação contra isso, e novos hardwares, como o Humane AI pin, que são interfaces de áudio, por exemplo, traduzem esse comportamento.

Não tenho certeza se, na verdade, eles substituirão a tela, porque, novamente, ainda temos livros, ainda temos televisores. Mas eu acho que a dominância da tela, a tela do smartphone móvel, pode estar chegando ao fim. Vamos ver, é apenas uma tendência, e às vezes as tendências desaparecem e, às vezes, dominam. Hoje você pode voltar o olhar para o tempo em que os smartphones eram novos, quando o iPhone era novo, e perceber como as pessoas estavam falando sobre isso. As pessoas estavam tipo: "Ninguém nunca vai querer carregar essa coisa por aí e estar sempre disponível. Isso nunca vai pegar." Portanto, todos gostariam de saber a fórmula do que pega e do que não pega. Se você descobrir isso, pode ganhar muito dinheiro. Eu não sei se podemos... bem, talvez a IA possa descobrir isso. Vamos ver.

 

MB: Inteligência Artificial. Como você vê o risco de manipulação da informação?

AM: Não é um risco de manipulação, é uma certeza. A manipulação depende de uma falta de consciência. Recentemente, estive pensando sobre a relação entre mídia e mágica. A mágica está no mágico que faz um truque de cartas e a magia está no que você não vê, e é encantador. A diferença com a mídia, com a tecnologia, é que é um truque de mágica que acaba não sendo tão encantador, porque é realmente uma espécie de roubo de identidade. E com isso, quero dizer que uma nova tecnologia significa um novo mundo e significa uma nova pessoa, uma nova cultura, e você obtém uma nova cultura em troca de sua antiga cultura. Ou seja, não é apenas um perigo com a tecnologia ou a IA, é uma certeza, enquanto não tentarmos fazer nada a respeito. Mas a dificuldade com a nova tecnologia é que estamos sempre, quase sempre, totalmente focados no que podemos fazer com ela e não pensando tanto no que ela fará conosco. E não fazemos a pergunta se o que podemos fazer com ela, vale o que ela fará conosco.

 

Assista a entrevista completa no Programa Comunicação S/A, disponível no canal da Mega Brasil Comunicação, no Youtube, ou ouça o podcast na Rádio Mega Brasil Online, ou no Spotify.