A iniciativa tem como objetivo garantir bicicletas a todos os profissionais que permanecem trabalhando para cuidar da sociedade que está em quarentena
Para incentivar as pessoas a ficar em casa neste período de afastamento social, a Tembici, empresa líder de micromobilidade na América Latina, e o Itaú Unibanco fazem campanha para que seus usuários não utilizem as bicicletas caso não seja necessário. As empresas ainda anunciam que, a partir do dia 1º de abril, o usuário já cadastrado que não utilizar o sistema estará isento da cobrança dos planos do Bike Itaú. Essa medida foi tomada com o objetivo de garantir que as laranjinhas estejam disponíveis para profissionais como os da área de saúde e suporte à logística, com impacto direto no comércio e pequenos negócios funcionando com sistema de delivery.
Estimular o uso da bicicleta para deslocamentos diários sempre foi a principal ação das empresas, com o uso da hashtag #VaiDeBike. No entanto, neste momento, a campanha reforça a importância de todos permanecerem em casa, desestimulando o uso da bicicleta e incentivando outras atividades como #VaiDeHomeOffice, #VaiDeCuidarDasPlantas e #VaiDeExercícioNaSala. Os planos Bike Itaú continuarão ativos com suas características regulares de duração de viagens, horário de funcionamento e taxas extras por tempo excedido.
A iniciativa tem como objetivo garantir bicicletas a todos os profissionais que permanecem trabalhando para cuidar da sociedade que está em quarentena. “A bicicleta tem se mostrado uma grande aliada dos profissionais que não têm a opção de ficar em casa, já que é um meio de transporte saudável e agora, mais adequado ao combate da propagação da Covid-19”, afirma Tomás Martins, CEO da Tembici.
Também pensando na segurança e saúde de seus colaboradores, a Tembici adotou o modelo de home office para mais de 200 funcionários, inclusive a central de atendimento. Desde o começo da pandemia, também foram reforçados os procedimentos de higienização das bicicletas e estações em todas as cidades de atuação, inclusive nos países da América Latina, como Chile e Argentina. Além da rotina de limpeza padrão, todos os dias as bikes também são lavadas ainda no galpão com cloro diluído em água, e nas estações cada bicicleta é limpa com álcool 70%.