Pela primeira vez, os 14,1 mil provedores regionais do País detêm 31,5% do mercado de banda larga e representam 73% do total de novos acessos à banda larga.
Em meio à pandemia do novo coronavirus pelo mundo, a maioria dos estados adotou o fechamento de comércios e outros serviços não-essenciais para conter a disseminação do vírus. Com mais pessoas em casa, a internet se tornou a principal ferramenta para trabalhar, estudar, se comunicar, e até fazer compras de mantimentos online. Nesse cenário, os pequenos e médios provedores vêm ganhando protagonismo ao garantir a conexão em zonas urbanas e áreas de vulnerabilidade nas quais as grandes operadoras não chegam.
Mesmo em áreas urbanas, o serviço dos provedores regionais é solicitado, motivado principalmente por mensalidades menores e maior velocidade de banda larga. Atualmente, as empresas de pequeno e médio porte ultrapassaram as grandes operadoras de telecomunicações no Brasil. Pela primeira vez, os 14,1 mil provedores regionais do País detêm 31,5% do mercado de banda larga e representam 73% do total de novos acessos à banda larga.
A EXPOISP, organizadora do maior congresso de pequenos e médios provedores de internet do Brasil, analisa que a principal preocupação neste momento é encarar a manutenção da internet como um serviço essencial para permitir com que as pessoas fiquem em casa sem abrir mão dos estudos, do entretenimento e até mesmo de ajuda médica online.
Os provedores regionais levam o atendimento a áreas em que as grandes operadoras de internet não conseguem chegar e com mensalidades por um menor custo, que faz toda a diferença para milhões de brasileiros. Com a necessidade de home office, aulas online e entretenimento, os provedores regionais estão desempenhando um papel social imprescindível para o fortalecimento da campanha de isolamento social em vigor. E é importante que este momento sirva de aprendizado para mostrar a necessidade de investimento nestes modelos de negócio mesmo após o fim da pandemia.
Cientes da importância que o serviço ganhou nos últimos dias, alguns provedores aumentaram a velocidade de banda larga gratuitamente para os clientes. Este é o caso da Telecall Brasil que liberou mais 1GB de download e upload, aumentando a capacidade de ligações sem custo adicional. De acordo com o VP de Marketing da empresa, Bruno Kelman Ajuz, “fomos bastante procurados, sobretudo por empresas, para o aumento de banda para pessoas conectarem remotamente por VPN, pois a nossa telefonia permite que os clientes levem os aparelhos para home office ou mesmo instalem no celular no IOS ou Android. Para as escolas que atendemos ajudamos nos links para ensino a distância”, explica. Para a engenheira Ana Paula Meira, CEO da Meira ISP, que atua na consultoria e projetos de inovação para provedores de serviços de telecomunicações, é importante que a área de telecomunicações se prepare para enfrentar e se adaptar a diante à crise pandêmica, incluindo um novo protocolo de atendimento às residências. “Hoje, mais do que nunca, as pessoas no Brasil e no mundo se conectam à internet e, por isso, nosso compromisso é garantir seu acesso à rede”. Segundo ela, para garantir esse objetivo, a empresa ampliou a capacidade de atendimento virtual, porém, caso o atendimento exija a visita presencial, alguns protocolos devem ser observados: “ao chegar na residência, o profissional deve solicitar ao cliente o acesso ao banheiro, no qual deverá lavar as mãos e os braços, utilizar máscara, álcool gel e manter distância de dois metros das pessoas. Com responsabilidade e a participação de todos, conseguiremos vencer a pandemia”, ressalta Meira.