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Desafios e oportunidades para agências de PR na era multicanal

Confira o mais recente artigo assinado por Mariana Matoso, Diretora de Comunicação Externa da Agência Rede Comunicação, no qual a autora discorre sobre como as agências de PR devem lidar com os desafios impostos pelo ambiente digital cada vez mais revolucionários, bem como saber identificar as oportunidades que essa era multicanal pode trazer para essas mesmas agências

É redundante falar que a evolução quase diária do ambiente digital traz às agências de PR desafios constantes de levar conteúdos e mensagens consistentes de seus clientes para uma mídia cada vez mais multicanal.

Como falar, o que falar, para quem falar, com uma informação com conteúdo valioso e estratégico que chegue ao público de interesse e que o ajude a avançar em assuntos sensíveis e imprescindíveis como boas práticas de governança, sociais e ambientais. E tudo isso resultar na construção e manutenção de uma reputação sólida.

O certo é que em um mundo em constante mudança, com mercados voláteis e realidades complexas e cheias de incerteza, o imprescindível na comunicação de qualquer plataforma é alinhar discurso e prática. A transparência aliada à certeza em relação ao caminho a seguir é essencial para a melhor estratégia de comunicação, capaz de chegar aos diversos canais de forma eficaz e de alcançar e envolver todos os públicos.

Eis um ponto essencial: como repassar a mesma mensagem para essa diversidade de canais, com características próprias e públicos diferenciados? A fórmula mágica não existe. Pesquisas e estudos constantes devem fazer parte da rotina diária de qualquer agência de PR. Todos os dias, tem algo novo e mantermo-nos atualizados com as últimas tendências e tecnologias faz com que sejamos capazes de entender como alcançar e envolver o público-alvo, adaptando nossa mensagem a uma linguagem personalizada, entendendo comportamentos e garantindo boa comunicação e uma imagem positiva.

Isso tudo com um conteúdo que deve ser relevante, informativo, envolvente e que ressoe com o público-alvo. Não adianta estar antenado com as tecnologias, ter às mãos informações relevantes sobre cada canal e saber quem queremos atingir se, na hora da comunicação, a mensagem não repercutir como deveria. É o momento de descobrir o porquê a estratégia dessa comunicação não está atingindo o objetivo.

O monitoramento e a análise contínua do desempenho são imprescindíveis para, por meio de métricas, acompanhar e analisar todas as ações. E, com esses dados em mãos, sermos capazes de fazer os ajustes e priorizar as tarefas mais importantes. É um momento valioso em que é possível adaptar estratégias e identificar tendências emergentes, possibilitando, até mesmo, antecipar possíveis crises e, com isso, gerar ações para evitá-las ou minimizá-las.

Desafiadora, mas ao mesmo tempo com imensas oportunidades, a comunicação por meio da mídia multicanal pode resultar na construção de relacionamentos duradouros com os stakeholders. Por isso, é tão importante que as agências de PR foquem em uma estratégia multicanal capaz de ampliar a presença da marca, fortalecer sua imagem e sua credibilidade no mercado.

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