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De acordo com o “Índice de Desperdício de Alimentos de 2021” do World Resources Institute, 1/3 de toda a comida produzida no mundo é desperdiçada, com o Brasil ocupando a 10ª posição global em desperdício e gerando cerca de 41 mil toneladas por ano. No setor de food service, estima-se que 15% desse desperdício ocorra antes que os alimentos cheguem aos pratos dos clientes
A Unilever Food Solutions (UFS), vertente da Unilever dedicada a oferecer soluções voltadas para serviços de alimentação, lançou recentemente a campanha “Menus de Baixo Desperdício”, uma iniciativa que visa ajudar restaurantes, padarias e lanchonetes a reduzir significativamente o desperdício de alimentos. O projeto se alinha com as tendências atuais do mercado e os princípios de sustentabilidade, oferecendo soluções práticas e criativas para a gastronomia brasileira.
De acordo com o “Índice de Desperdício de Alimentos de 2021” do World Resources Institute, 1/3 de toda a comida produzida no mundo é desperdiçada, com o Brasil ocupando a 10ª posição global em desperdício e gerando cerca de 41 mil toneladas por ano. No setor de food service, estima-se que 15% desse desperdício ocorra antes que os alimentos cheguem aos pratos dos clientes.
Oportunidades no mercado
Estudos recentes da UFS mostraram que 74% dos operadores de restaurantes no Brasil consideram a tendência de “Menus de Baixo Desperdício” muito relevante. Além disso, 79% já oferecem pelo menos um prato que adota práticas sustentáveis, demonstrando um crescente interesse por soluções que minimizam o desperdício e melhoram a eficiência operacional.
Os principais motivadores para a adoção de “Menus de Baixo Desperdício” incluem:
. Sustentabilidade: 57% dos operadores desejam ter um foco maior em práticas sustentáveis
. Lucratividade: 51% buscam melhorar as margens de lucro
. Eficiência: 40% querem se tornar mais eficientes na cozinha
. Atração de Clientes: 46% pretendem atrair novos consumidores com pratos inovadores e sustentáveis
Cursos gratuitos para menus de baixo desperdício
A plataforma “Academia UFS” traz novos cursos sobre menus de baixo desperdício e o máximo de sabores no prato, por meio do uso consciente dos ingredientes e, de quebra, otimizando os custos. Os cursos são comandados pelo especialista no assunto, Chef Christian Weij.
Parceria com Gastronomia Periférica
A campanha conta com a colaboração da Gastronomia Periférica, uma organização que promove a valorização da culinária e ingredientes locais, além de práticas de redução de desperdício em comunidades. A parceria fortalecerá a abordagem comunitária da campanha, trazendo insights valiosos sobre como pequenas mudanças podem gerar um grande impacto no combate ao desperdício alimentar.
Reduzindo o desperdício e aumentando a eficiência
O desperdício de alimentos em cozinhas profissionais pode chegar a 30-40% do total comprado, com as principais causas sendo compras excessivas, erros na preparação e porcionamento inadequado. No Brasil, um estudo do SEBRAE revelou que entre 15% e 20% dos alimentos adquiridos acabam sendo desperdiçados.
Implementando “Menus de Baixo Desperdício”, os estabelecimentos podem não apenas contribuir para um ambiente mais sustentável, mas também aumentar sua eficiência e lucratividade. Restaurantes que gerenciam melhor seus resíduos podem reduzir custos em até 15%.
Iniciativas e resultados esperados
A campanha da Unilever Food Solutions se estenderá até dezembro de 2024, oferecendo dicas, e-books, aulas gratuitas e recursos práticos sobre como implementar “Menus de Baixo Desperdício”. Os operadores de restaurantes terão acesso a diversos materiais, como:
. E-book gratuito com “Menus de Baixo Desperdício
. Aula gratuita com a Chef Thaís Gimenez para mediar um bate-papo com os Chefs Igor Mochizuki e Vitor Tsuru, sobre a importância em adotar medidas sustentáveis no seu estabelecimento
. Curso online gratuito sobre “Menus de Baixo Desperdício” na Academia UFS