Logo Logo Logo Logo Logo

Voando alto na rota do ESG

O BH Airport segue firme na sua rota sustentável, conquistando, pelo segundo ano, a renovação do nível máximo de neutralidade de carbono do programa global ACA, consolidando-se como o único aeroporto carbono neutro do Brasil.

Divulgação

O terminal internacional mineiro recebeu a renovação do Nível 3+ do ACA e é um dos 4 aeroportos da América Latina a ter a certificação que indica neutralidade em carbono

O BH Airport deu mais um passo significativo em sua política de ESG ao renovar sua certificação Nível 3+ do Programa Airport Carbon Accreditation (ACA), que aborda a neutralidade de carbono. Com isso, o aeroporto mineiro mantém-se como o único terminal carbono neutro no Brasil, um reconhecimento que reflete os esforços para mapear e reduzir emissões diretas em 2023. O selo também destaca a liderança do BH Airport na neutralização da pegada de carbono por meio de créditos de carbono de alta reputação.

O ACA é o único programa global de certificação e gestão de emissões de carbono em aeroportos, e possui seis níveis de acreditação. A certificação 3+ obtida pelo BH Airport inclui a colaboração com parceiros para compensação de emissões residuais, elevando-o a um seleto grupo de apenas quatro aeroportos na América Latina e dez fora da Europa a alcançar esse nível. Daniel Miranda, CEO do BH Airport, celebra a renovação, enfatizando que é fruto de um trabalho constante com foco em ESG, incluindo descarbonização, reciclagem, reutilização de água da chuva e energia renovável.

Desde 2017, o aeroporto já reduziu suas emissões de carbono em 48%, o equivalente a 5.000 toneladas de CO₂ a menos na atmosfera. Entre os principais projetos, o BH Airport adota o sistema 400HZ + PCA, que substitui o uso de combustíveis fósseis por energia elétrica renovável no apoio a aeronaves em solo, trazendo maior eficiência, redução de ruído e diminuição de emissões. Outro investimento foi a troca de equipamentos movidos a combustíveis fósseis por alternativas elétricas, como veículos operacionais e empilhadeiras, uma prática que já rendeu ao terminal o título de aeroporto mais sustentável do Brasil pela Anac.

O programa ACA, gerido pelo ACI (Airport Council International), é o único mundialmente aprovado para medir e certificar iniciativas ambientais de aeroportos. As etapas de acreditação seguem o Protocolo GHG, reconhecendo aeroportos que adotam práticas de redução de emissões. Desde sua fundação em 1991, o ACI representa aeroportos globalmente junto a governos e organizações, como a ICAO, promovendo normas e políticas que impulsionam a sustentabilidade na aviação.