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SENAC dá dicas para gerir equipes a distância

Especialista do Centro Universitário Senac sugere iniciativas para gestores conduzirem equipes em home office em tempos de quarentena

Se o trabalho remoto é bem absorvido por algumas pessoas, para outras pode ser um desafio, principalmente aos que ocupam um cargo de liderança

Com a recomendação do isolamento social como alternativa para a prevenção da propagação do Covid-19, o home office dos funcionários foi a solução adotada por algumas empresas para continuar a operação no período de quarentena. Porém, se o trabalho remoto é bem absorvido por algumas pessoas, para outras pode ser um desafio, principalmente aos que ocupam um cargo de liderança.

Confira as sugestões de Lupércio Aparecido Rizzo, coordenador do curso Gestão de Recursos Humanos, do Centro Universitário Senac – Santo Amaro, para os gestores conduzirem e estimularem as equipes em home office.

 

1)  Comunicação com a equipe home office

O gestor deve ser assertivo e pontual nas comunicações. É desejável criar uma rotina com horário para despachar (tratar) os assuntos com os colaboradores e não ficar mandando recados no decorrer do dia. 

Não é recomendável encher a caixa de e-mail do colaborador para não correr o risco de perder informações importantes. Além disso, é preciso respeitar horário de trabalho, fim de semana e procurar ser democrático e transparente para não criar ruídos na equipe.

 

2) Iniciativas para manter o time engajado e estimulado?

As ações para manter os colaboradores engajados e estimulados no home office não diferem do ambiente presencial. É preciso transmitir palavras de incentivo, reconhecimento e elogio.

A melhor maneira para estimular o colaborador é respeitá-lo no âmbito profissional e pessoal. Devemos levar em consideração que cada pessoa tem o seu tempo e o gestor deve organizar uma rotina que não faça o colaborador atuar fora do horário de trabalho comercial.

Para engajar é importante proporcionar todos os suportes tecnológicos para atuar remotamente e principalmente ouvir com atenção a opinião do colaborador. Mesmo a distância, precisa criar o pertencimento do colaborar para a empresa.

 

3) Posturas do gestor para a realização de reuniões online?

Neste momento devemos ponderar e até flexibilizar algumas questões de dress code num ambiente home office. Devemos considerar que as famílias estão em casa em outra condição.

Porém, é necessário nos prepararmos para trabalhar e cuidar da apresentação pessoal, ou seja, não podemos trabalhar de pijama, por exemplo.

Mas é importante prezar por um ambiente adequado para participarmos de reuniões virtuais como estarmos em um local tranquilo, silencioso e que não tenha decoração carregada e com questões ideológicas ao fundo.

Durante reuniões home office é importante que você mantenha o foco para manter a sua concentração e dos demais participantes da conversa. 

Precisamos ter cuidados com animais de estimação no ambiente da reunião. O pet passando ao fundo pode ser fofo, mas pode tirar a atenção dos demais participantes e desvirtuar a pauta proposta.

 

4) Como checar a produtividade da equipe a distância?

Assim como no trabalho presencial, o gestor precisa estabelecer prazos e métricas. Conforme o cargo e função do colaborador, o gestor deve mensurar a qualidade e, em alguns casos, a quantidade das entregas.

 

5) É positivo o gestor criar momentos de descontração e sugerir cursos online para a equipe?

O ideal seria o gestor reservar cerca de 30 minutos para descontrair com os colegas durante o horário de trabalho. Também é positivo a sugestão de cursos online, webinar e podcast. Porém, o gestor deve ter moderação e cuidado para não impor a participação do colaborador em uma atividade.

Devemos levar em consideração que não estamos apenas em home office, mas em “life office” com toda a família confinada.  É preciso humanizar o ambiente virtual e sempre que possível enviar mensagens via áudio, fazer conferência para olhar os colegas de trabalho.