Logo Logo Logo Logo Logo

Um legado em preto e branco

Morreu na última segunda-feira (4), aos 88 anos, no Rio de Janeiro, Evandro Teixeira (foto), um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro, por falência múltipla de órgãos em decorrência de complicações de uma pneumonia. Autor de imagens marcantes da história do Brasil e de outros países, o fotógrafo baiano foi o responsável por eternizar importantes momentos, quase sempre em preto e branco, ao longo dos quase 70 anos de atividades

Reprodução / New Mag

Em quase 70 anos de carreira, Evandro Teixeira eternizou importantes imagens históricas do Brasil, tornando-se uma referência no fotojornalismo brasileiro

Considerado um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro, Evandro Teixeira faleceu na última segunda-feira (4), aos 88 anos, no Rio de Janeiro. O fotógrafo estava internado na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul, e a causa da morte foi falência múltipla de órgãos, em decorrência de complicações de uma pneumonia. Ele deixa a esposa, Marli, com quem foi casado por 60 anos, além de duas filhas e três netas.

Nascido em 1935, em Irajuba, povoado a 307 quilômetros de Salvador, na Bahia, Evandro Teixeira foi um premiado fotógrafo e autor de imagens marcantes da história do Brasil e de outros países. Com fotografias quase sempre tiradas em preto e branco, ele foi o responsável por registrar uma grande parte do que de mais importante aconteceu na segunda metade do século 20.

Em 1957, após fazer um curso de fotografia à distância, chegou ao Rio de Janeiro com uma carta de recomendação para trabalhar no Diário da Noite. Em seguida, foi convidado a integrar a equipe do Jornal do Brasil, onde trabalhou por 47 anos, tornando-se uma referência no fotojornalismo brasileiro. Ao longo dos quase 70 anos de carreira, registrou eventos importantes na história da política brasileira, entre eles, o Golpe Militar de 1964; a ocupação do Forte de Copacabana em 1º de abril de 1964; e as manifestações estudantis de 1968.

Suas lentes também foram responsáveis por captar imagens icônicas de Pelé e Ayrton Senna; a visita da Rainha Elizabeth e do Papa João Paulo II; a fome e pobreza, mas também o Carnaval e as festas populares. Nada escapou de sua câmera em todos esses anos de trabalho.

O velório de Evandro Teixeira acontece nesta terça-feira (5), na Câmara dos Vereadores, no Centro do Rio de Janeiro, das 9h às 12h, em cerimônia aberta ao público.