Logo Logo Logo Logo Logo

À prova de futuro

Consultoria de dados Timelens, do ecossistema FutureBrand, lança o estudo “Future-Proof Score 2024”, que revela as 30 marcas que se destacam por serem à prova de futuro no Brasil. Nas cinco primeiras posições, as marcas Nubank, Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú se sobressaíram por manterem-se fiéis ao propósito, seja por meio da visão clara de futuro ou por desafiar suas categorias

Ester Mendes

“Essas marcas se destacam pela capacidade de combinar uma visão clara de futuro com uma experiência engajadora para seus públicos. Com os dados obtidos, conseguimos fornecer um panorama abrangente sobre as companhias que estão preparadas para enfrentar os desafios de um mercado em constante evolução”, explica André Matias, CEO da Timelens

A Timelens, consultoria de dados do ecossistema FutureBrand, lançou recentemente o estudo “Future-Proof Score 2024”, que revela as 30 marcas mais à prova de futuro no Brasil. E nas cinco primeiras posições, as marcas Nubank, Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú se destacaram por manterem-se fiéis ao propósito, seja por meio da visão clara de futuro ou por desafiar suas categorias.

Essas marcas se destacam pela capacidade de combinar uma visão clara de futuro com uma experiência engajadora para seus públicos. Com os dados obtidos, conseguimos fornecer um panorama abrangente sobre as companhias que estão preparadas para enfrentar os desafios de um mercado em constante evolução”, explica André Matias, CEO da Timelens.

O estudo mapeou mais de 889 marcas, levando em conta aspectos como relevância digital, sustentabilidade e capacidade de criar conexões emocionais com os consumidores. A análise, que combina métodos quantitativos e qualitativos, avaliou as marcas em componentes digitais e físicos a partir do entendimento da marca nas lentes de propósito e experiência. O estudo analisou mais de 22,1 bilhões de buscas no Google; 285 milhões de menções espontâneas nas redes sociais; 38,8 milhões de menções em notícias.

 

Destaques do “Future-Proof Score 2024”

Entre os principais destaques do ranking, o Nubank, por exemplo, lidera a lista com um score de 792, impulsionado pela expansão internacional e capacidade de oferecer uma experiência consistente e inovadora aos clientes. A fintech se consolidou como a maior plataforma de serviços financeiros fora da Ásia, com 105 milhões de clientes.

Quanto aos setores mapeados, o de Bens de Consumo continua a ser o mais representado no ranking, com 10 marcas, seguido pelo Varejo (oito marcas) e Serviços (quatro marcas). Empresas como Natura e O Boticário destacaram-se pelo compromisso com sustentabilidade e inovação, enquanto as de tecnologia, como Apple, Microsoft e Google continuam a moldar o futuro com avanços em Inteligência Artificial e realidade aumentada.

A análise também revelou que as marcas que mais desafiam suas categorias são aquelas que investem em inovação tecnológica e na construção de uma visão de longo prazo. Empresas como Mercado Livre e Amazon, por sua vez, se destacaram pela capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, oferecendo experiências únicas e altamente personalizadas para os consumidores.

Por fim, o estudo também observou as marcas que tiveram maior crescimento em relação à edição de 2021. Embora a variação média do ranking de 2024 tenha sido de 1,3% - o que indica uma relativa estabilidade – algumas se mostraram mais empenhadas no compromisso com a declaração de propósito e engajamento frente ao consumidor, neste ano. As três companhias que mais aumentaram o seu compromisso com o futuro nos últimos três anos foram Itaú (+12%), Apple (+8%) e Mercado Livre (+7%).

 

Novos nomes

Outro ponto que se destacou no estudo são as novas empresas entrantes no ranking de 2024. A inserção reflete uma diversidade de setores, com marcas tradicionais como Banco do Brasil e Petrobras, que mantêm e aprimoram sua relevância para o público ao fortalecerem seus pilares essenciais.

Por outro lado, Hering, O Boticário e Porto Seguro estão se reinventando, transformando seu legado em estratégias focadas na experiência do cliente. Já as asiáticas Shopee e Shein, recém-chegadas ao mercado brasileiro, rapidamente construíram relevância com estratégias diferenciadas e forte experiência de consumo.

Em resumo, o ranking com as 30 marcas à prova de futuro é composto pelas empresas: 1. Nubank (792); 2. Netflix (773); 3. Mercado Livre (755); 4. Amazon (747); 5. Itaú (743); 6. Natura (742); 7. Apple (723); 8. Microsoft (711); 9. Google (710); 10. iFood (706); 11. Adidas (689); 12. Spotify (688); 13. Samsung (680); 14. McDonald’s (670); 15. Magazine Luiza (665); 16. C&A (663); 17. Renner (662); 18. Burger King (660); 19. Coca-Cola (658); 20. Red Bull (657); 21. O Boticário (656); 22. Nestlé (655); 23. Brastemp (654); 24. Shopee (653); 25. Porto Seguro (651); 26. Hering (643); 27. Skol (640); 28. Shein (639); 29. Banco do Brasil (638); 30. Petrobras (636).