Logo Logo Logo Logo Logo

Respirador criado na USP é aprovado em testes com humanos

Com custo estimado em R$ 1 mil e montagem em apenas duas horas, respirador é 15 vezes mais barato que o respirador de menor custo disponível no mercado. Projeto envolveu 40 pesquisadores sob a supervisão do médico José Otávio Auler Júnior

Escola Politécnica da USP reúne 40 pesquisadores para o desenvolvimento de um projeto de respirador de baixo custo: o Inspire.

O Ventilador Pulmonar Emergencial foi projetado por um grupo de 40 pesquisadores da Escola Politécnica da USP, sob a coordenação do professor-doutor José Otávio Auler Júnior, da Faculdade de Medicina, e testado com sucesso em humanos. O grupo é formado por engenheiros, biomédicos, mecânicos, mecatrônicos, eletrônicos e de produção, além de estudantes e representantes da iniciativa privada.

Batizado em Inspire, o respirador tem custo estimado em R$ 1 mil e montagem feita em apenas duas horas. Ele é 15 vezes mais barato que o respirador de menor custo disponível no mercado.

Inicialmente, o respirador foi testado em animais, nos dias 13 e 14 de abril, na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, e comprovaram a eficácia. O passo seguinte foi o teste em humanos, e ele aconteceu entre os dias 17 e 19 de abril, em quatro pacientes do Incor – Instituto do Coração (Incor), instituição ligada ao do Hospital das Clínicas de São Paulo. O ensaio realizado no HC foi feito de acordo com as orientações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e, na avaliação dos técnicos, o respirador foi considerado aprovado em todos os modos de uso. O ventilador é mecânico, para ser utilizado em circunstância nas quais não há disponibilidade de redes de oxigênio, por esse motivo sua utilização é bastante versátil.

Agora, o Inspire – Ventilador Pulmonar Emergencial foi enviado à Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária para a aprovação. Depois disso o projeto, que tem licença livre, poderá ser fabricado por qualquer empresa interessada em colocá-lo no mercado.