Divulgação
Cerimônia de entrega do Troféu Jatobá PR 2024 foi realizada nessa segunda-feira (02), no Hotel Renaissance, em São Paulo, e reuniu cerca de 400 convidados
O Hotel Renaissance, em São Paulo, viveu uma noite de gala para a Comunicação Corporativa, na noite dessa segunda-feira, 2 de dezembro, com a realização da 8ª edição do Prêmio Latino-americano de Excelência e Inovação em PR - troféu Jatobá PR. Cerca de 400 convidados participaram do jantar e acompanharam o anúncio dos cases e organizações vencedores das 46 categorias que compuseram a premiação.
A primeira homenagem da noite foi feita à ABCPública – Associação Brasileira de Comunicação Pública, com a entrega do “Troféu Decio Paes Manso de Contribuição ao PR e à Comunicação Corporativa”, pele relevância do trabalho de fortalecimento da comunicação pública e de seus profissionais no País.
Vieram, na sequência, os anúncios dos vencedores dos “5 Cases Regionais do Ano”, das 34 categorias regulares que compõem as três verticais da premiação – “Grande Agência”, “Agência-Butique” e “Organização Empresarial ou Pública” + a categoria “PR Internacional” – e, na parte final, os vencedores das categorias especiais “Prêmio Destaque”, “Cases do Ano” e “Organização Empresarial ou Pública do Ano”.
Recorde de cases e de participação
A edição 2024 do Prêmio Latino-americano de Excelência e Inovação em PR - troféu Jatobá PR entra para a história como a de novos recordes. E foram batidos o de cases inscritos, com 336 contra 309, em 2023; o de cases finalistas, (172 contra 135); o de organizações participantes, (142 contra 117); o de jurados (70 contra 65); e o de troféus (46 contra 43).
As Organizações do Ano
As três organizações do ano que conquistaram o Jatobá, neste 2024, já haviam conquistado o troféu em edições anteriores. A vencedora, entre as “Organizações Empresariais e Públicas”, foi a Gerdau, repetindo o feito de 2023. Entre as “Agências-Butiques”, quem ficou com o troféu, pela terceira vez, foi a Fresh PR. E a RPMA Comunicação foi novamente a vitoriosa entre as “Grandes Agências”, conquistando, desse modo, o pentacampeonato.
Os Cases do Ano
Os cases que mais se destacaram na premiação, obtendo as maiores notas nas respectivas verticais em que estavam inscritos, foram os da Salvador Bahia Airport, entre as “Organizações Empresariais ou Públicas”, destacando a experiência de viagem a pessoas com TEA; da Fresh PR, entre as “Agências-Butique”, sobre o Cerrado brasileiro; e da LLYC, entre as “Grandes Agências”, sobre a volta da Kombi-VW.
Troféu Destaque
O “Troféu Destaque”, concedido pelo Conselho Deliberativo do Gecom (mantenedor da premiação) à organização que, entre as que não conquistaram troféu, obteve o melhor desempenho na premiação, teve como vencedora a Bracell, empresa que classificou três cases entre os finalistas, em três diferentes categorias.
Os destaques regionais
Desde o ano passado, o Prêmio vem incentivando a participação regional, premiando com o Troféu Jatobá o “Case Regional do Ano” das cinco regiões do País, neste caso independentemente da vertical em que tenha sido inscrito.
Neste ano, levantaram esse troféu a Temple, no Norte, com um case feito para O Boticário; a Salvador Bahia Airport, no Nordeste, com o mesmo case que ganhou em Brasil, sobre a experiência de viagem a pessoas com TEA; a Oficina Consultoria, no Centro-Oeste, com case mostrando como a Siga Antenado (EAF) garantiu acesso à informação e ao entretenimento nas comunidades mais distantes do Brasil; a LLYC, no Sudeste, com o mesmo case que ganhou no Nacional, sobre a volta da Kombi-VW; e a Neodent, no Sul, com o case “Novos Sorrisos Todo Dia”.
Muito equilíbrio nas categorias regulares
A edição 2024 do Prêmio Jatobá PR foi uma das mais equilibradas da história, com 33 organizações conquistando os 45 troféus em disputa (não houve finalista na categoria “Mídia Corporativa”, na vertical “Grande Agência”).
Na vertical “Organização Empresarial e Pública”, a Gerdau foi a única a conquistar duas categorias (“Comunicação com Comunidade” e “Campanha Institucional/Utilidade Pública”). As outras nove em disputa foram vencidas por ANBIMA, Anglo American, B3, Banco do Brasil, Bayer, DiversaCom, EAF (Siga Antenado), Multiplan e Salvador Bahia Airport.
Já na vertical “Agência-Butique”, a única a conquistar duas categorias foi a Fresh PR, que venceu em “Comunicação Integrada” e “Relacionamento com Influenciadores”. Com uma conquista, também subiram ao palco Agência Lema, Barões Brand Publishing, Darana RP, Marqueterie, Motim, Oliver Press, Pine PR, Prefácio Comunicação e VCRP.
Na vertical “Grande Agência”, duas delas duplicaram as conquistas. A Cappuccino/Weber Shandwick, nas categorias “Comunicação Integrada” e “Projeto Especial”; e a RPMA Comunicação, em “Pesquisa de Comunicação” e “Relacionamento com influenciadores”. Outras seis agências conquistaram um troféu cada uma: Approach, FleishmanHillard Brasil, GBR Comunicação, LLYC, Máquina e Textual Comunicação. Nesta vertical, não houve vencedor na categoria “Mídia Corporativa”.
Confira o resultado completo abaixo
AGÊNCIA-BUTIQUE
Categoria: Assessoria de Imprensa / Relacionamento com a Mídia
Case: “Como ajudamos a transformar a Serasa em uma marca que dialoga de forma empática, educativa e leve com os inadimplentes”
Agência: VCRP
Cliente: Serasa
Categoria: Campanha de Comunicação
Case: “Case Prêmio Marqueterie de Comunicação – Reconhecendo os Líderes do Futuro”
Agência: Marqueterie Comunicação
Cliente: Prêmio Marqueterie
Categoria: Comunicação Digital
Case: “Hub do Café: conectando públicos”
Agência: Barões Brand Publishing
Cliente: Cooxupé
Categoria: Comunicação Integrada
Case: “Sou Cerrado: do coração do Brasil para o coração dos brasileiros”
Agência: Fresh PR
Cliente: Fresh PR
Categoria: Comunicação Interna
Case: “Campanha Atendimento ao Cliente: Excelência PUR de ponta a ponta”
Agência: Prefácio Comunicação
Cliente: PUR
Categoria: Evento de Comunicação
Case: “Código M em Salvador”
Agência: Darana RP
Cliente: Laboratória
Categoria: Media Training
Case: “Media Training de Diversidade: uma preparação de porta-vozes com foco em DEIP”
Agência: Oliver Press
Cliente: Oliver Press
Categoria: Mídia Corporativa
Case: “Autoridade setorial estimulada por desenvolvimento de podcast proprietário”
Agência: PinePR
Cliente: Motz
Categoria: Pesquisa de Comunicação
Case: “I AM Carnaval: Amstel e as histórias de quem faz o Carnaval de SP acontecer”
Agência: Agência Lema
Cliente: Amstel
Categoria: Projeto Especial
Case: “’Terra dos Invisíveis’: SP Invisível, iD\TBWA e Motim trazem visibilidade para pessoas em situação de rua”
Agência: Motim
Cliente: SP Invisível, iD\TBWA e Motim
Categoria: Relacionamento com Influenciadores
Case: “Alexa Road Tour: tecnologia a serviço da saúde ao redor do Brasil”
Agência: Fresh PR
Cliente: Amazon Brasil
GRANDE AGÊNCIA
Categoria: Assessoria de Imprensa / Relacionamento com a Mídia
Case: “NBA House 2024 – O papel do PR para conexão do maior evento de experiência imersiva da liga de basquete com o negócio da marca no Brasil”
Agência: Textual Comunicação
Cliente: NBA
Categoria: Campanha de Comunicação
Case: “Páscoa Barra Lovers da Hersheys”
Agência: FleishmanHillard Brasil
Cliente: Hersheys
Categoria: Comunicação Digital
Case: “A Kombi voltou: Garagem Volkswagen gera 1,7MM de impacto antes mesmo do lançamento”
Agência: LLYC
Cliente: Volkswagen
Categoria: Comunicação Integrada
Case: “T-Search, o #OutfitDaVisibilidade”
Agência: Cappuccino / Weber Shandwick
Cliente: T-Search
Categoria: Comunicação Interna
Case: “BIC 360º - O Colaborador no centro da tomada de decisões”
Agência: Approach Comunicação
Cliente: BIC
Categoria: Evento de Comunicação
Case: “Inovação que salva: Biomm: um novo capítulo na luta contra o diabetes no Brasil”
Agência: Máquina
Cliente: Biomm
Categoria: Media Training
Case: “Treinamento Continuado de Crise da B3”
Agência: GBR Comunicação
Cliente: B3
Categoria: Mídia Corporativa
*Não houve classificados
Categoria: Pesquisa de Comunicação
Case: “Webmotors Autoinsights: direcionando os rumos do setor de marketplaces automotivos no Brasil”
Agência: RPMA Comunicação
Cliente: Webmotors
Categoria: Projeto Especial
Case: “T-Search, o #OutfitDaVisibilidade”
Agência: Cappuccino / Weber Shandwick
Cliente: T-Search
Categoria: Relacionamento com Influenciadores
Case: “Só a Philips Walita tem a estrela: Reposicionando a AirFryer original por meio do marketing de influência”
Agência: RPMA Comunicação
Cliente: Philips Walita
ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL OU PÚBLICA
Categoria: Brand Publishing
Case: “Bayer e Gino-Canesten destabulizam a PPK e levam informação de saúde íntima para o Norte e o Nordeste”
Organização: Bayer
Agência: asmin(as)
Categoria: Campanha Institucional / Utilidade Pública
Case: “Gerdau no The Town – Modernizando uma marca de 123 anos com música e entretenimento”
Organização: Gerdau
Agência: TM1 | FSB Comunicação | Infantaria Filmes Creative House | Atake | Global AD
Categoria: Causa e Propósito
Case: “Futuro Ancestral: história, reparação e avanço”
Organização: DiversaCom
Agência: -
Categoria: Comunicação com Comunidade
Case: “Como a Gerdau se tornou uma empresa mineira de coração por meio do esporte”
Organização: Gerdau
Agência: Rede | Atake
Categoria: Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I)
Case: “Somos Mais Respeito, Diversidade e Inclusão”
Organização: Anglo American
Agência: BH Press
Categoria: ESG (Environmental, Social And Governance)
Case: “Viagem Azul: Salvador Bahia Airport promove experiência de viagem a pessoas com TEA, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia social”
Organização: Salvador Bahia Airport
Agência: Comunicativa
Categoria: Experiência de Marca
Case: “O planeta pede socorro – Ressignificação da marca Sustentabilidade do BB no posicionamento de comunicação da instituição / urgência climática”
Organização: Banco do Brasil
Agência: Oficina Consultoria
Categoria: Inteligência Artificial em Comunicação
Case: “Inteligência Artificial generativa a serviço da comunicação”
Organização: B3 – Bolsa do Brasil
Agência: -
Categoria: KPIs de Comunicação / Demonstração de Resultados
Case: “Siga Antenado – Estratégia que Transforma”
Organização: EAF
Agência: Ogilvy
Categoria: Projeto Especial
Case: “A experiência da ANBIMA rodando o Brasil para entender em profundidade os vários perfis de investidores”
Organização: ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais
Agência: -
Categoria: Relatório de Sustentabilidade
Case: “Relatório Multiplan: O ESG na prática”
Organização: Multiplan Empreendimentos
Agência: Loures Consultoria
PR INTERNACIONAL
Case: “ The Macallan alavanca o ethos de marca com um toque emocional e mais próximo de seu público”
Agência: Another Company
Cliente: The Macallan
CASES REGIONAIS DO ANO
Centro-Oeste
Case: “Conectando vidas: como a Sigla Antenado garantiu acesso à informação e ao entretenimento nas comunidades mais distantes do Brasil”
Agência / Organização: Oficina Consultoria – DF
Cliente / Agência: EAF
Nordeste
Case: “Viagem Azul: Salvador Bahia Airport promove experiência de viagem a pessoas com TEA, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia social”
Agência / Organização: Salvador Bahia Airport – BA
Cliente / Agência: Comunicativa
Norte
Case: “Pará, o amor flui aqui!”
Agência / Organização: Temple Comunicação – PA
Cliente / Agência: O Boticário
Sudeste
Case: “A Kombi voltou: Garagem Volkswagen gera 1,77MM de impacto antes mesmo do lançamento”
Agência / Organização: LLYC – SP
Cliente / Agência: Volkswagen
Sul
Case: “Novos Sorrisos Todo Dia: como a Neodent levou seu propósito para os quatro cantos do mundo”
Agência / Organização: Neodent – PR
Cliente / Agência: Central Press
TROFÉU DESTAQUE
Agência / Organização: Bracell
CASES DO ANO
Organização Empresarial e Pública
Case: “Viagem Azul: Salvador Bahia Airport promove experiência de viagem a pessoas com TEA, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia social”
Agência / Organização: Salvador Bahia Airport
Cliente / Agência: Comunicativa
Agência-Butique
Case: “Sou Cerrado: do coração do Brasil para o coração dos brasileiros”
Agência / Organização: Fresh PR
Cliente / Agência: Fresh PR
Grande Agência
Case: “A Kombi voltou: Garagem Volkswagen gera 1,77MM de impacto antes mesmo do lançamento”
Agência / Organização: LLYC
Cliente / Agência: Volkswagen
ORGANIZAÇÕES DO ANO
Organização Empresarial ou Pública
Agência / Organização: Gerdau
Agência-Butique
Agência / Organização: Fresh PR
Grande Agência
Agência / Organização: RPMA Comunicação
TROFÉU DECIO PAES MANSO DE CONTRIBUIÇÃO À COMUNICAÇÃO CORPORATIVA E AO PR
Agência / Organização: ABCPública