Logo Logo Logo Logo Logo

Troféu Jatobá PR divulga os vencedores da edição 2024

Com casa cheia e muita emoção, cerimônia de premiação do 8º Prêmio Latino-americano de Excelência e Inovação em PR - troféu Jatobá PR, foi realizada na noite dessa segunda-feira (02), no Hotel Renaissance, em São Paulo, e revelou os vencedores das 46 categorias que compuseram a edição deste ano

Divulgação

Cerimônia de entrega do Troféu Jatobá PR 2024 foi realizada nessa segunda-feira (02), no Hotel Renaissance, em São Paulo, e reuniu cerca de 400 convidados

O Hotel Renaissance, em São Paulo, viveu uma noite de gala para a Comunicação Corporativa, na noite dessa segunda-feira, 2 de dezembro, com a realização da 8ª edição do Prêmio Latino-americano de Excelência e Inovação em PR - troféu Jatobá PR. Cerca de 400 convidados participaram do jantar e acompanharam o anúncio dos cases e organizações vencedores das 46 categorias que compuseram a premiação.

A primeira homenagem da noite foi feita à ABCPública – Associação Brasileira de Comunicação Pública, com a entrega do “Troféu Decio Paes Manso de Contribuição ao PR e à Comunicação Corporativa”, pele relevância do trabalho de fortalecimento da comunicação pública e de seus profissionais no País.

Vieram, na sequência, os anúncios dos vencedores dos “5 Cases Regionais do Ano”, das 34 categorias regulares que compõem as três verticais da premiação – “Grande Agência”, “Agência-Butique” e “Organização Empresarial ou Pública” + a categoria “PR Internacional” – e, na parte final, os vencedores das categorias especiais “Prêmio Destaque”, “Cases do Ano” e “Organização Empresarial ou Pública do Ano”.

 

Recorde de cases e de participação

A edição 2024 do Prêmio Latino-americano de Excelência e Inovação em PR - troféu Jatobá PR entra para a história como a de novos recordes. E foram batidos o de cases inscritos, com 336 contra 309, em 2023; o de cases finalistas, (172 contra 135); o de organizações participantes, (142 contra 117); o de jurados (70 contra 65); e o de troféus (46 contra 43).

 

As Organizações do Ano

As três organizações do ano que conquistaram o Jatobá, neste 2024, já haviam conquistado o troféu em edições anteriores. A vencedora, entre as “Organizações Empresariais e Públicas”, foi a Gerdau, repetindo o feito de 2023. Entre as “Agências-Butiques”, quem ficou com o troféu, pela terceira vez, foi a Fresh PR. E a RPMA Comunicação foi novamente a vitoriosa entre as “Grandes Agências”, conquistando, desse modo, o pentacampeonato.

 

Os Cases do Ano

Os cases que mais se destacaram na premiação, obtendo as maiores notas nas respectivas verticais em que estavam inscritos, foram os da Salvador Bahia Airport, entre as “Organizações Empresariais ou Públicas”, destacando a experiência de viagem a pessoas com TEA; da Fresh PR, entre as “Agências-Butique”, sobre o Cerrado brasileiro; e da LLYC, entre as “Grandes Agências”, sobre a volta da Kombi-VW.

 

Troféu Destaque

O “Troféu Destaque”, concedido pelo Conselho Deliberativo do Gecom (mantenedor da premiação) à organização que, entre as que não conquistaram troféu, obteve o melhor desempenho na premiação, teve como vencedora a Bracell, empresa que classificou três cases entre os finalistas, em três diferentes categorias.

 

Os destaques regionais

Desde o ano passado, o Prêmio vem incentivando a participação regional, premiando com o Troféu Jatobá o “Case Regional do Ano” das cinco regiões do País, neste caso independentemente da vertical em que tenha sido inscrito.

Neste ano, levantaram esse troféu a Temple, no Norte, com um case feito para O Boticário; a Salvador Bahia Airport, no Nordeste, com o mesmo case que ganhou em Brasil, sobre a experiência de viagem a pessoas com TEA; a Oficina Consultoria, no Centro-Oeste, com case mostrando como a Siga Antenado (EAF) garantiu acesso à informação e ao entretenimento nas comunidades mais distantes do Brasil; a LLYC, no Sudeste, com o mesmo case que ganhou no Nacional, sobre a volta da Kombi-VW; e a Neodent, no Sul, com o case “Novos Sorrisos Todo Dia”.

 

Muito equilíbrio nas categorias regulares

A edição 2024 do Prêmio Jatobá PR foi uma das mais equilibradas da história, com 33 organizações conquistando os 45 troféus em disputa (não houve finalista na categoria “Mídia Corporativa”, na vertical “Grande Agência”).

Na vertical “Organização Empresarial e Pública”, a Gerdau foi a única a conquistar duas categorias (“Comunicação com Comunidade” e “Campanha Institucional/Utilidade Pública”). As outras nove em disputa foram vencidas por ANBIMA, Anglo American, B3, Banco do Brasil, Bayer, DiversaCom, EAF (Siga Antenado), Multiplan e Salvador Bahia Airport.

Já na vertical “Agência-Butique”, a única a conquistar duas categorias foi a Fresh PR, que venceu em “Comunicação Integrada” e “Relacionamento com Influenciadores”. Com uma conquista, também subiram ao palco Agência Lema, Barões Brand Publishing, Darana RP, Marqueterie, Motim, Oliver Press, Pine PR, Prefácio Comunicação e VCRP.

Na vertical “Grande Agência”, duas delas duplicaram as conquistas. A Cappuccino/Weber Shandwick, nas categorias “Comunicação Integrada” e “Projeto Especial”; e a RPMA Comunicação, em “Pesquisa de Comunicação” e “Relacionamento com influenciadores”. Outras seis agências conquistaram um troféu cada uma: Approach, FleishmanHillard Brasil, GBR Comunicação, LLYC, Máquina e Textual Comunicação. Nesta vertical, não houve vencedor na categoria “Mídia Corporativa”.

 

Confira o resultado completo abaixo

AGÊNCIA-BUTIQUE

Categoria: Assessoria de Imprensa / Relacionamento com a Mídia

Case: “Como ajudamos a transformar a Serasa em uma marca que dialoga de forma empática, educativa e leve com os inadimplentes”

Agência: VCRP

Cliente: Serasa

 

Categoria: Campanha de Comunicação

Case: “Case Prêmio Marqueterie de Comunicação – Reconhecendo os Líderes do Futuro”

Agência: Marqueterie Comunicação

Cliente: Prêmio Marqueterie

 

Categoria: Comunicação Digital

Case: “Hub do Café: conectando públicos”

Agência: Barões Brand Publishing

Cliente: Cooxupé

 

Categoria: Comunicação Integrada

Case: “Sou Cerrado: do coração do Brasil para o coração dos brasileiros”

Agência: Fresh PR

Cliente: Fresh PR

 

Categoria: Comunicação Interna

Case: “Campanha Atendimento ao Cliente: Excelência PUR de ponta a ponta”

Agência: Prefácio Comunicação

Cliente: PUR

 

Categoria: Evento de Comunicação

Case: “Código M em Salvador”

Agência: Darana RP

Cliente: Laboratória

 

Categoria: Media Training

Case: “Media Training de Diversidade: uma preparação de porta-vozes com foco em DEIP”

Agência: Oliver Press

Cliente: Oliver Press

 

Categoria: Mídia Corporativa

Case: “Autoridade setorial estimulada por desenvolvimento de podcast proprietário”

Agência: PinePR

Cliente: Motz

 

Categoria: Pesquisa de Comunicação

Case: “I AM Carnaval: Amstel e as histórias de quem faz o Carnaval de SP acontecer”

Agência: Agência Lema

Cliente: Amstel

 

Categoria: Projeto Especial

Case: “’Terra dos Invisíveis’: SP Invisível, iD\TBWA e Motim trazem visibilidade para pessoas em situação de rua”

Agência: Motim

Cliente: SP Invisível, iD\TBWA e Motim

 

Categoria: Relacionamento com Influenciadores

Case: “Alexa Road Tour: tecnologia a serviço da saúde ao redor do Brasil”

Agência: Fresh PR

Cliente: Amazon Brasil

 

GRANDE AGÊNCIA

Categoria: Assessoria de Imprensa / Relacionamento com a Mídia

Case: “NBA House 2024 – O papel do PR para conexão do maior evento de experiência imersiva da liga de basquete com o negócio da marca no Brasil”

Agência: Textual Comunicação

Cliente: NBA

 

Categoria: Campanha de Comunicação

Case: “Páscoa Barra Lovers da Hersheys”

Agência: FleishmanHillard Brasil

Cliente: Hersheys

 

Categoria: Comunicação Digital

Case: “A Kombi voltou: Garagem Volkswagen gera 1,7MM de impacto antes mesmo do lançamento”

Agência: LLYC

Cliente: Volkswagen

 

Categoria: Comunicação Integrada

Case: “T-Search, o #OutfitDaVisibilidade”

Agência: Cappuccino / Weber Shandwick

Cliente: T-Search

 

Categoria: Comunicação Interna

Case: “BIC 360º - O Colaborador no centro da tomada de decisões”

Agência: Approach Comunicação

Cliente: BIC

 

Categoria: Evento de Comunicação

Case: “Inovação que salva: Biomm: um novo capítulo na luta contra o diabetes no Brasil”

Agência: Máquina

Cliente: Biomm

 

Categoria: Media Training

Case: “Treinamento Continuado de Crise da B3”

Agência: GBR Comunicação

Cliente: B3

 

Categoria: Mídia Corporativa

*Não houve classificados

 

Categoria: Pesquisa de Comunicação

Case: “Webmotors Autoinsights: direcionando os rumos do setor de marketplaces automotivos no Brasil”

Agência: RPMA Comunicação

Cliente: Webmotors

 

Categoria: Projeto Especial

Case: “T-Search, o #OutfitDaVisibilidade”

Agência: Cappuccino / Weber Shandwick

Cliente: T-Search

 

Categoria: Relacionamento com Influenciadores

Case: “Só a Philips Walita tem a estrela: Reposicionando a AirFryer original por meio do marketing de influência”

Agência: RPMA Comunicação

Cliente: Philips Walita

 

ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL OU PÚBLICA

Categoria: Brand Publishing

Case: “Bayer e Gino-Canesten destabulizam a PPK e levam informação de saúde íntima para o Norte e o Nordeste”

Organização: Bayer

Agência: asmin(as)

 

Categoria: Campanha Institucional / Utilidade Pública

Case: “Gerdau no The Town – Modernizando uma marca de 123 anos com música e entretenimento”

Organização: Gerdau

Agência: TM1 | FSB Comunicação | Infantaria Filmes Creative House | Atake | Global AD

 

Categoria: Causa e Propósito

Case: “Futuro Ancestral: história, reparação e avanço”

Organização: DiversaCom

Agência: -

 

Categoria: Comunicação com Comunidade

Case: “Como a Gerdau se tornou uma empresa mineira de coração por meio do esporte”

Organização: Gerdau

Agência: Rede | Atake

 

Categoria: Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I)

Case: “Somos Mais Respeito, Diversidade e Inclusão”

Organização: Anglo American

Agência: BH Press

 

Categoria: ESG (Environmental, Social And Governance)

Case: “Viagem Azul: Salvador Bahia Airport promove experiência de viagem a pessoas com TEA, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia social”

Organização: Salvador Bahia Airport

Agência: Comunicativa

 

Categoria: Experiência de Marca

Case: “O planeta pede socorro – Ressignificação da marca Sustentabilidade do BB no posicionamento de comunicação da instituição / urgência climática”

Organização: Banco do Brasil

Agência: Oficina Consultoria

 

Categoria: Inteligência Artificial em Comunicação

Case: “Inteligência Artificial generativa a serviço da comunicação”

Organização: B3 – Bolsa do Brasil

Agência: -

 

Categoria: KPIs de Comunicação / Demonstração de Resultados

Case: “Siga Antenado – Estratégia que Transforma”

Organização: EAF

Agência: Ogilvy

 

Categoria: Projeto Especial

Case: “A experiência da ANBIMA rodando o Brasil para entender em profundidade os vários perfis de investidores”

Organização: ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais

Agência: -

 

Categoria: Relatório de Sustentabilidade

Case: “Relatório Multiplan: O ESG na prática”

Organização: Multiplan Empreendimentos

Agência: Loures Consultoria

 

PR INTERNACIONAL

Case: “ The Macallan alavanca o ethos de marca com um toque emocional e mais próximo de seu público”

Agência: Another Company

Cliente: The Macallan

 

CASES REGIONAIS DO ANO

Centro-Oeste

Case: “Conectando vidas: como a Sigla Antenado garantiu acesso à informação e ao entretenimento nas comunidades mais distantes do Brasil”

Agência / Organização: Oficina Consultoria – DF

Cliente / Agência: EAF

 

Nordeste

Case: “Viagem Azul: Salvador Bahia Airport promove experiência de viagem a pessoas com TEA, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia social”

Agência / Organização: Salvador Bahia Airport – BA

Cliente / Agência: Comunicativa

 

Norte

Case: “Pará, o amor flui aqui!”

Agência / Organização: Temple Comunicação – PA

Cliente / Agência: O Boticário

 

Sudeste

Case: “A Kombi voltou: Garagem Volkswagen gera 1,77MM de impacto antes mesmo do lançamento”

Agência / Organização: LLYC – SP

Cliente / Agência: Volkswagen

 

Sul

Case: “Novos Sorrisos Todo Dia: como a Neodent levou seu propósito para os quatro cantos do mundo”

Agência / Organização: Neodent – PR

Cliente / Agência: Central Press

 

TROFÉU DESTAQUE

Agência / Organização: Bracell

 

CASES DO ANO

Organização Empresarial e Pública

Case: “Viagem Azul: Salvador Bahia Airport promove experiência de viagem a pessoas com TEA, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia social”

Agência / Organização: Salvador Bahia Airport

Cliente / Agência: Comunicativa

 

Agência-Butique

Case: “Sou Cerrado: do coração do Brasil para o coração dos brasileiros”

Agência / Organização: Fresh PR

Cliente / Agência: Fresh PR

 

Grande Agência

Case: “A Kombi voltou: Garagem Volkswagen gera 1,77MM de impacto antes mesmo do lançamento”

Agência / Organização: LLYC

Cliente / Agência: Volkswagen

 

ORGANIZAÇÕES DO ANO

Organização Empresarial ou Pública

Agência / Organização: Gerdau

 

Agência-Butique

Agência / Organização: Fresh PR

 

Grande Agência

Agência / Organização: RPMA Comunicação

 

TROFÉU DECIO PAES MANSO DE CONTRIBUIÇÃO À COMUNICAÇÃO CORPORATIVA E AO PR

Agência / Organização: ABCPública