Divulgação
“Esta aquisição estratégica cria um valor significativo para ambos os conjuntos de acionistas ao combinar plataformas de dados e tecnologia de classe mundial e altamente complementares, permitindo novas ofertas para atender melhor nossos clientes e impulsionar o crescimento", afirmou John Wren, Chairman e CEO da Omnicom
A Omnicom oficializou na manhã da última segunda-feira (09) a compra do Interpublic, em uma negociação que resultou na criação da maior holding de comunicação e publicidade do mundo. A provável união entre as duas gigantes da Comunicação foi noticiada pela primeira vez no domingo (08), pelo The Wall Street Journal, e foi confirmada no dia seguinte, com aprovação unânime de um acordo definitivo pelos Conselhos de Administração de ambas as empresas. A aquisição se dará por meio de uma transação de ações por ações.
Tanto a Omnicom quanto o IPG são holdings de comunicação norte-americanas. A primeira é dona das 20 maiores empresas de relações públicas – como BBDO, DDB, TBWA, FleishmanHillard e Ketchum – enquanto a segunda é controladora de marcas como The Weber Shandwick Collective, McCann, Mediabrands, FCB e Golin. Combinadas, as empresas obtiveram receitas em torno de US$ 25,6 bilhões em 2023, tornando o novo grupo maior que a WPP e a Publicis.
“A empresa combinada reunirá o maior banco de talentos de Marketing do setor e os serviços e produtos mais amplos e inovadores, impulsionados pela plataforma de vendas e marketing mais avançada”, afirmaram as duas organizações em um comunicado divulgado à imprensa.
A nova holding seguirá atendendo pelo nome “Omnicom” e contará com mais de 100.000 funcionários e operações, abrangendo mídia, marketing de precisão, CRM, dados, comércio digital, publicidade, saúde, relações públicas e branding.
“Esta aquisição estratégica cria um valor significativo para ambos os conjuntos de acionistas ao combinar plataformas de dados e tecnologia de classe mundial e altamente complementares, permitindo novas ofertas para atender melhor nossos clientes e impulsionar o crescimento. Por meio desta combinação, estamos prontos para acelerar a inovação e aproveitar as oportunidades significativas criadas por novas tecnologias nesta era de mudanças exponenciais”, afirmou John Wren, Chairman e CEO da Omnicom.
Wren, inclusive, permanecerá nas mesmas funções na nova operação da Omnicom. Além dele, Phil Angelastro segue como Vice-Presidente Executivo e Diretor Financeiro, enquanto o atual CEO da Interpublic, Philippe Krakowsky, e o Diretor de Operações da Omnicom, Daryl Simm, atuarão como co-Presidentes e Diretores de Operações. Krakowsky também responderá como co-Presidente do Comitê de Integração após a fusão.