Larissa Isis
“É um grande desafio ter um papel estratégico para a Fundação 1Bi. Desde que iniciei o trabalho na organização crescemos exponencialmente o número de ações com foco em tecnologia e educação para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social, com o auxílio a projetos em todo o Brasil e iniciativas próprias, como o ‘AprendiZAP’”, comenta Kelly
A Fundação 1Bi, instituição social que nasceu em 2019 com o objetivo de utilizar o poder das ferramentas digitais para promover novas oportunidades aos jovens brasileiros, anunciou Kelly Baptista como a sua nova Presidente. A executiva assume o posto até então ocupado por Fabrício Bloisi, que passa agora a atuar como Conselheiro da instituição, e à frente da Fundação 1Bi será responsável por contribuir com um futuro mais equânime e diverso, usando a inovação e a tecnologia para melhorar a rede pública de ensino brasileira.
Kelly, que atua há 23 anos no terceiro setor e também em responsabilidade social empresarial para diversos públicos, iniciou sua trajetória na Fundação 1Bi em 2020, como Coordenadora de Projetos. Em 2022, foi promovida pela primeira vez, passando a responder como Diretora-Executiva da instituição, até alcançar a atual posição de Presidente.
“É um grande desafio ter um papel estratégico para a Fundação 1Bi. Desde que iniciei o trabalho na organização crescemos exponencialmente o número de ações com foco em tecnologia e educação para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social, com o auxílio a projetos em todo o Brasil e iniciativas próprias, como o ‘AprendiZAP’”, comenta Kelly.
O “AprendiZAP” é uma ferramenta digital gratuita, de ensino-aprendizagem para alunos e professores da rede pública, que já impactou mais de 4 milhões de pessoas. Para os docentes, a ferramenta funciona por meio de uma plataforma digital que facilita a rotina dos professores e conta com mais de 10.000 conteúdos e atividades para auxiliar na construção de planos de aulas de acordo com a BNCC. O dispositivo também disponibiliza uma assistente virtual – a Mari – baseada em IA para apoiar professores em seu dia a dia. Já para os estudantes, trata-se de uma maneira dinâmica de aprofundar os estudos, através de um chatbot via WhatsApp.
“Para um futuro próximo, nossa meta é chegar a 5MM de atendidos e, à médio prazo, atender toda a comunidade escolar com tecnologia de ponta: alunos, professores, gestores e secretarias, além de levar a 1Bi para um nível de discussão em esferas governamentais pensando em políticas públicas”, ressalta a executiva.
Kelly Baptista é pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e em Gestão de Projetos Sociais pelo Senac. Desde 2001, participa de movimentos sociais (estudantil, de alfabetização, negro e feminino) e recentemente assumiu a cadeira de Conselheira no “Movimento Educa2030”, do Pacto Global da ONU, com a missão de expandir a atuação da 1Bi em outras frentes que contemplem a juventude. Ela também atua na Rede de Líderes da Fundação Lemann, é colunista do Site Mundo Negro e Vice-Presidente da Cruzando Histórias.